Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Advertisements

Energias renováveis… … o futuro.
Fontes e formas de energia
Energias renováveis… … o futuro.
Geografia – capítulo 1 – 6º ano ENERGIAS RENOVÁVEIS
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Escola Padre Vítor Melícias
Energias renováveis.
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS
Biomassa.
Energia Renovável e Não Renovável
Iniciativas públicas para uma matriz energética limpa
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
ENERGIA.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
FONTES DE ENERGIA.
Naíde Domingos Nº ºD.
Energia Termoelétrica
Queima de Combustíveis fósseis
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
Energia das Biomassas.
Professor Carlão. ENERGIA TEM COMO SER LIMPA? Professor Carlão Usina Hidrelétrica Prós: Eficiência em torno de 95% energia de baixo custo (combustível)
Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente 2016 Energia: Soluções Sustentáveis MARIA EMÍLIA CAIXETA MAIRY BARBOSA.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Forum Democrático de Desenvolvimento Regional Sociedade Convergente Pelotas - 12/09/2008.
ENERGIA SOLAR.
PARA SE DAR BEM NA PROVA DE GEOGRAFIA!!! TUDO O QUE VOCE DEVE SABER NAO SEJA BESTA E PRESTA ATENCAO!!!
Luciana Antunes Ciências da Natureza Construções Humanas  Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios,
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°02 9ºAno.
Química Ambiental Capítulo 5 – Chuva Ácida.
Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Ciências Naturais – 8.º ano
Energia hídrica e eólica 6ª CONFERÊNCIA. Energia hídrica É aquela que é obtida a partir da energia cinética ou potencial de uma massa de água.  Trata-se.
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Energias Renováveis e Alterações Climáticas António Sá da Costa Viana do Castelo 6 de Dezembro 2007 I Congresso de Energias Alternativas.
Energia: tecnologia e desenvolvimento sustentável II.
FUSÃO NUCLEAR. Princípios básicos Origem dos elementos Aplicações.
A distinção entre os diferentes materiais pode ser feita com base na origem, na textura, na cor, na cor e no estado físico, entre outras características.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
 Energia Eólica.
VEICULO DE CARGA URBANO SUSTENTÁVEL LOGÍSTICA REVERSA E GESTÃO DE TRANSPORTES.
João Carlos de Souza Meirelles Secretário São Paulo e o setor energético.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Professora Manuela Cardoso Poluição atmosférica. A ação humana tem aumentado a quantidade e a frequência das emissões de poluentes para a atmosfera pondo.
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
N3 Impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
SUSTENTABILIDADE O PLANETA EM NOSSAS MÃOS. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades.
RECURSOS NATURAIS Página 87.
Formas de energia.
INFRAESTRUTURA NO BRASIL
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis

Objetivo: trabalhar uma série de operações matemáticas, economia de energia, fontes de energia e questões ambientais. Metodologia: a classe foi dividida em grupos de 3 alunos, cada aluno com a sua respectiva conta de luz das 4 estações do ano para que o aluno analise os aparelhos que mais gastam energia elétrica.

Energia - introdução Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional.

Tipos de energia Energia hidrelétrica Energia hidrelétrica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.água

Energia fóssil - formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do petróleo do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.

Energia solar · Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.eletricidade

Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgâni- cos (esterco, restos de alimentos, resíduos agríco- las). O gás metano produzi- do é usado para gerar energia.

Energia eólica Energia eólica gerada a partir do vento.Grandes héli-ces são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

Energia nuclear o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

Energia geotérmica Energia geotérmica nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia.

Energia gravitacional Gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.

Alunos trabalhando no projeto

Conclusão Foi muito positivo o envolvimento deles, além de fazer uma revisão em algumas operações envolvendo números decimais, também trabalhamos a conscientização das questões ambientais e os aparelhos elétricos que mais gastam, tais como: chuveiro elétrico, ferro elétrico, geladeira duplex, freezer e ar condicionado no verão.