EMPREENDEDORISMO 1. Introdução. 2 1.1 CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo – conceção restrita Criação de uma organização inovadora (ou de um.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIFERENÇAS CONCEITUAIS ENTRE EMPREENDEDOR E INTRAEMPREENDOR
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
EMPRENDER Unir para crecer EL PROGRAMA EMPRENDER Mobilização da base.
Eventos Portugal a Crescer Junho Enquadramento Geral (I) 2 A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial,
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
Acções de Preparação Técnica da Rede de Competências - 1.ª Sessão - SISCOOP (IAPMEI) | Lisboa: 24 de Novembro de 2003 Coimbra: 26 de Novembro de 2003.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
O que é a Associação de BICS Portugueses?
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
PARTE I – Crescimento económico moderno numa perspectiva global
Financiadora de Estudos e Projetos
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá-Tecnópolis Indagações e Perplexidades.
Internacionalização de PMEs
O Desenvolvimento da Visão.
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Criatividade e inovação
Empreendedorismo nas Empresas
Empreendedorismo Imigrante
Empreendedorismo Administrador X Empreendedor Planejar Inovador
Plano de Negócio Elber Sales.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
INVESTIMENTO PARTICIPAÇÃO SOCIAL RETORNO FINANCEIRO Antonio O. Filho 09/2011.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Fostering Entrepreneurship
EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
dos Objectivos à Concretização
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Programa Postgrado Ideia- Universidad Americana Empreendedorismo Prof. Marcelo Bárcia Jan/2013
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Empreendedorismo.
Palavra de origem francesa, "entreprende" ou "entrepreneur" =
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Num contexto particular...
Metodologia Científica
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
Empreendedorismo Engenharia Mecânica Assuntos Reconhecimento de oportunidades.
PROJETOS DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL O projeto está baseado no conceito de Construção Social e nos pilares Saúde, Lazer e Cidadania e já integra.
Emprendedorismo – Aula 2 ________________________
Medidas Ativas de Emprego
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Empreendedorismo “Imprendere”
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
Criado em 1993, é hoje uma união de 41 Associações Empresariais dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, que representa.
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Empreendedorismo + Inovação + ??? = Prosperidade.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Empreendedorismo. O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
Propor soluções para a implantação de políticas de desenvolvimento sustentável nas micros e pequenas empresas da região de Tubarão. Ciências Sociais –
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional Projeto de Reabilitação do Sector Privado.
A ULA 1 - EMPREENDEDORISMO Lea Andrade
Transcrição da apresentação:

EMPREENDEDORISMO 1. Introdução

2 1.1 CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo – conceção restrita Criação de uma organização inovadora (ou de um conjunto de organizações) com o propósito de lucro ou crescimento debaixo de condições de risco e incerteza. Empreendedorismo – conceção lata Empreendedorismo não é só empresarialismo… Competência de cariz nuclear, inserindo-se no conjunto de competências do tipo geral e horizontal mais valorizadas pelos empregadores. Característica presente no trabalhador que desenvolve a sua actividade numa organização empresarial.

Empreendedores versus intra-empreendedores Empreendedores versus intra-empresários Empreendedor Aquele que visa a criação de uma nova empresa ou o desenvolvimento de um novo produto. Intra-empreendedorismo Indivíduos caracterizados por comportamentos empreendedoristas no interior de uma organização estabelecida. Intra-empresários Em vez de se abandonar a empresa para se criar o próprio negócio, criam novos negócios no interior da empresa.

1.1.3 Empreendedorismo social Empreendedores sociais são indivíduos que têm soluções de inovação para problemas sociais. Alguns exemplos de empreendedorismo social. 4

5 1.2 CONTEXTO SOCIAL E ECONÓMICO PROPÍCIO AO ESPÍRITO EMPREENDEDOR Desemprego – criação do próprio emprego Cultura de estímulo à iniciativa individual Novos hábitos de vida e de consumo – novas oportunidades Tecnologias de informação e comunicação – democratização do acesso ao conhecimento

6 2. PROCESSO EMPREENDEDOR 2.1 Perfil, atitudes e competências empreendedoras Visão Determinação Motivação Focalização Dedicação

7 2.2 Caracterização da atividade empreendedora em Portugal Preferência pelo trabalho dependente – atitude cultural Empresário típico (dados INE anos 2005/2006): Homem (86%); Mais de 40 anos (56%); Ensino básico (cerca de 50%) Motivações: Melhoria da situação financeira (47.5%); Realização pessoal (44.6%); Desejo de independência (32.7%)

8 2.2 Caracterização da atividade empreendedora em Portugal Áreas de atividade: Comércio; Setores da construção civil e serviços; Serviços de proximidade; Artesanato. Financiamento: Fundos próprios (87%); Empréstimos bancários a conhecidos; Capital de risco (0.2%).

9 2.2 Caracterização da atividade empreendedora em Portugal Mercado: Local/regional (60.6%) Dificuldades sentidas: Burocracia; Seleção de pessoal adequado; Obtenção de faturas em dívida. Características demográficas: Sexo feminino com maior representação comparativamente aos países da GEM; Empreendedoras oriundas de todas as classes sociais;

Caracterização da atividade empreendedora em Portugal Menos de 34 anos; Iniciativas com base numa lógica das necessidades existentes; Recusa do risco; Busca de reconhecimento social; Procura de mais liberdade; Compromisso trabalho/família.

Constrangimentos associados ao empreendedorismo Confundir uma boa ideia com uma boa oportunidade; Evitar a dispersão; Ser realista nas receitas; Subestimar custos; Estados de euforia e impaciência.

Entidades vocacionadas para o apoio à criação de empresas em Portugal Entidades públicas: IEFP; IAPMEI; IFADAP; IFT. Entidades privadas: ANJE; Fundação da Juventude; Entidades regionais: AIMINHO; Centro Empresarial de Barcelos; Oficina da Inovação SA.