Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fontes de Recursos e Custos de capital
Advertisements

MÓDULO 7 FONTES DE FINANCIAMENTOS DAS ATIVIDADES DAS EMPRESAS.
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
“Investimentos – Parte 2 ”
“Investimentos - Parte 1”
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Tributação São isentos do IR os ganhos líquidos auferidos por
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
X Analise as afirmativas que seguem: I.Somente bancos comerciais podem realizar captação de depósitos à vista. II.Não é necessário a existência de uma.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
MERCADO FINANCEIRO.
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Prof. Elisson de Andrade
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Maneiras de classificar o mercado financeiro
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Manual de Contas 1-Ativo Circulante
Fontes de Financiamento
Instituições Financeiras do SFN
Demonstrações Contábeis
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
BANCO BRADESCO.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
A questão dos Juros no Brasil
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
MBA Gestão Estratégica de Pessoas
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
FORMAS DE INVESTIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Ambiente Financeiro Brasileiro
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
FRANCISCO ROSSIVALDO; EDUARDO; LUIZINHA AURILÉIA; GERSON JUNIOR; WENDEL CARLOS.
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
AULA 2 – Mercados Financeiros
APRESENTA.
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Mercado de Crédito Objetivo:
Patrimônio (30/11/15): R$ ,30 Patrimônio Médio (12 meses): R$ ,03 Como Investir Aplicação: D+1 Resgate: D+4 Horário Limite: 14h00 Valor.
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
SOLUÇÕES DE CRÉDITO PARA SUA EMPRESA SOLUÇÕES DE CRÉDITO PARA SUA EMPRESA CRÉDITO EMPRESARIAL.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 7.
Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários Roberto Quiroga Mosquera Tributos Federais (DEF0512)
TRIBUTAÇÃO NAS OPERAÇÕES DO MERCADO FINANCEIRO
FLUXO DE CAIXA.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
4. Mercados Financeiros 3.1 Mercado monetário 3.2 Taxas de juros no MF 3.3 Mercado de crédito 3.4 Mercado de capitais 3.5 Mercado cambial 22/6/20161.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Transcrição da apresentação:

Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos juros.

Crédito Recursos são imediatamente disponibilizados ao tomador pelo doador; O tomador, de posse dos recursos, realiza uma operação, em geral a vista, pagando uma obrigação contraída; Em seguida, pelo prazo e juros contratados, o tomador pagará, até o vencimento, a obrigação futura contraída com o doador de recursos.

Classificação de Crédito Crédito Público Crédito Privado

Classificação de Crédito Crédito Público: Tem origem nas necessidades de cobertura dos gastos governamentais, tanto de custeio como de investimento. Em geral, é obtido por meio da emissão de papéis ou títulos, que caracterizam obrigações com prazos e juros definidos.

Classificação de Crédito Crédito Privado: Tem origem na necessidade de recursos das empresas dos mais variados setores, para cobertura de capital de giro ou para investimentos visando a continuidade e crescimento de seus negócios. Também se estende às pessoas físicas, para suprir necessidades imediatas.

Crédito Privado Tem origem na necessidade de recursos das empresas dos mais variados setores, para cobertura de capital de giro ou para investimentos visando a continuidade e crescimento de seus negócios. Também se estende às pessoas físicas, para suprir necessidades imediatas.

Crédito Privado Pode-se considerar várias outras subdivisões, conforme sua utilização: Crédito Bancário: quando o doador de recursos é um banco; Crédito Imobiliário: quando os recursos tomados têm como objetivo a aquisição de imóveis;

Crédito Privado Crédito Agrícola: quando os recursos tomados têm aplicação exclusiva nas atividades agropecuárias, desenvolvidas pro produtores rurais. Crédito ao Consumidor: quando os recursos tomados são destinados à aquisição de bens duráveis. No caso brasileiro, os doadores são financeiras que recebem o bem em garantia.

Crédito nas Instituições Financeiras Perfil das operações de crédito X tipos de Instituições: Bancos Comerciais - em geral, crédito de curto prazo: capital de giro, desconto de duplicatas, etc.

Crédito nas Instituições Financeiras Bancos de Investimentos: em geral, crédito de médio e longo prazo para financiamento de processo produtivo : empréstimo a prazo mínimo de um ano para financiamento de capital de giro; empréstimo a prazo mínimo de um ano para aquisição de máquinas e equipamentos; repasses de empréstimos obtidos no exterior; etc.

Crédito nas Instituições Financeiras Financia bens de consumo duráveis por meio do popularmente conhecido “crediário” ou crédito direto ao consumidor CDC.

Principais Operações de Crédito no Mercado Brasileiro Hot Money Operação caracterizada por um empréstimo de curtíssimo prazo, normalmente de 1 até 10 dias, que empresas tomam para suprir necessidades imediatas de recursos.

Principais Operações de Crédito no Mercado Brasileiro Contas Garantidas/Cheques Especiais Contrato de abertura de crédito na modalidade de rotativo. A instituição financeira libera os recursos de maneira automática até o limite pré-estabelecido.

Principais Operações de Crédito no Mercado Brasileiro Contas Garantidas/Cheques Especiais Garantias: Cheques pré-datados – os depósitos dos cheques vão abatendo o saldo devedor e o tomador só paga juros sobre o saldo utilizado.

Principais Operações de Crédito no Mercado Brasileiro Contas Garantidas/Cheques Especiais Garantias: Duplicatas: da mesma forma que os cheques, o pagamento dos títulos emitidos pelo tomador (cedente) amortiza o saldo da conta garantida.

Principais Operações de Crédito no Mercado Brasileiro Desconto de Duplicatas Operação em que uma instituição financeira adianta recursos ao cliente, referentes a valores de duplicatas geradas de vendas mercantis ou prestação de serviços, recebendo como garantia tais duplicatas.

Principais Operações de Crédito no Mercado Brasileiro Capital de Giro São operações que visam atender às necessidades de capital de giro das empresas, representadas por empréstimos vinculados a um contrato, onde se estabelece prazo, taxas, valores e as garantias exigidas.

Exercício – Investimentos 1 - Quando o investidor faz seu investimento por um prazo mais longo: a) Ele tem sempre mais disposição para aplicar em mercados mais arriscados. b) Ele tem garantido um retorno maior. c) Ele requer uma taxa de retorno maior. d) Ele tem maior liquidez.

Exercício – Investimentos 2 - Quanto menor for o prazo do investimento: a) Maior será o risco aceito pelo investidor, sempre. b) Menor será o retorno do investimento, sempre. c) Menor tenderá a ser o retorno exigido pelo investidor, em função da maior liquidez. d) Menor será a liquidez do investidor, normalmente.

Exercício – Investimentos 3 - Quando o investidor resolve assumir algum risco em suas operações financeiras ele espera: Que o investimento lhe proporcione um retorno menor que o investimento livre de risco. Que o investimento lhe proporcione um retorno maior que o investimento livre de risco. Que o investimento lhe proporcione um retorno menor ou igual que o investimento livre de risco. d) Que o investimento lhe proporcione um retorno igual ou maior que o investimento livre de risco.

Exercício – Investimentos 4 - A diferença entre Operações de Renda Fixa e Operações de Renda Variável é que: a) Nas Operações de Renda Fixa sempre se conhece o valor de resgate no momento da aplicação. b) Nas Operações de Renda Variável o risco é sempre maior do que nas Operações de Renda Fixa. c) Nas Operações de Renda Fixa os ganhos são pré-estabelecidos no momento da operação. d) Nas operações de Renda Variável o risco é menor do que nas Operações de Renda Fixa.

Exercício – Investimentos 5 - Com relação aos títulos públicos federais podemos dizer que: a) São emitidos pelo Banco Central. b) Sua venda ao mercado tem como um de seus objetivos cobrir déficits orçamentários do governo. c) São leiloados no mercado pelo Tesouro Nacional. d) Nenhuma das alternativas anteriores.

Exercício – Investimentos 6 - Sobre a tributação das operações de renda fixa, podemos afirmar que: a) Não há incidência do IOF no momento do resgate ou da venda do título. b) Se entre a data da compra do título e a data da venda ou resgate, tiverem decorridos mais do que 30 dias, o resultado do cálculo do IOF é zero. c) Operações de Renda Fixa não sofrem incidência de IOF. d) Há incidência de 20% do valor do rendimento para prazo inferior a 30 dias.

Exercício – Investimentos 7 - Sobre as ações podemos afirmar que: As ações são classificadas em ordinárias e preferenciais, de acordo com a natureza dos direitos que conferem a seus titulares. As ações ordinárias ou comuns atribuem aos seus titulares a prioridade na distribuição de dividendos e/ou reembolso de capital. As ações preferenciais dão normalmente aos seus titulares o direito a voto. As ações ordinárias não têm o direito de receber dividendo.

Exercício – Investimentos 8 - Quando um fundo de investimento: Apresenta um lucro elevado, significa que o administrador sofreu um prejuízo. Apresenta uma perda elevada, significa que o cotista deve arcar com o prejuízo. Apresenta um lucro elevado, significa que o gestor sofreu um prejuízo. Apresenta um lucro elevado, significa que o custodiante dos papéis arcou com o prejuízo.

Exercício – Investimentos 9 - Podemos definir fundo de investimento como sendo: Uma entidade jurídica que concentra vários empreendedores. Uma entidade sem fins lucrativos que concentra vários cotistas. Uma entidade jurídica que concentra vários investidores com o objetivo de obter retorno sobre o patrimônio aplicado. Uma entidade jurídica que concentra vários investidores que delegam a gestão e o risco para um gestor, que recebe uma taxa de administração por esta atividade.

Exercício – Investimentos 10 - Os principais indexadores no mercado de renda fixa são: SELIC, DI, IGP, TR, DÓLAR. IBOVESPA. TELECOM. Nenhuma das anteriores.

Exercício – Investimentos 11 - Debêntures são: Títulos públicos federais. Títulos emitidos, exclusivamente, por empresas de capital fechado. Títulos emitidos pelas Sociedades Anônimas (S.A.) não financeiras de capital aberto. As alternativas A e C estão corretas.

Exercício – Investimentos 12 - Quanto a cobrança da CPMF nos fundos de investimento: Fato gerador é o débito da conta corrente. A alíquota é de 0,25%. O responsável pelo recolhimento é o contribuinte. A base de cálculo é o rendimento.

Exercício – Investimentos 13 - O objetivo do PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) é: Concessão de benefícios previdenciários. Maior restituição do Imposto de Renda. Retorno acima do DI no curto prazo. Maior liquidez e retorno do investimento no longo prazo.