Aula VII Primitivo/Primitivismo, Art Nègre, Imagens do Inconsciente, Art Brut MAK0132.

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Primitivo/Primitivismo, Art Nègre, Imagens do Inconsciente, Art Brut
Transcrição da apresentação:

Aula VII Primitivo/Primitivismo, Art Nègre, Imagens do Inconsciente, Art Brut MAK0132

Primitivo/Primitivismo Fenômeno do Modernismo → oposição à cultura urbana das cidades industrializadas Noção que começa a ser construída pelas tendências naturalistas, ligadas à referência, por assim dizer, à vida no campo – homem rural entendido como moralmente bom Sob esse termo reuniam-se manifestações, objetos, artefatos, práticas de sociedades/culturas não-ocidentais → o que se chamou também de “art nègre” e “arte tribal” CONTEXTO: expansão neocolonial dos estados-nação da Europa, sobretudo a partir da conquista do Norte da África, na segunda metade do século XIX Orientalismo (Pintura acadêmica) > Japonismo (Pintura impressionista e simbolista) > Primitivismo (Pintura moderna) Nos ciclos de debate modernista → termo “primitivo” ganha caráter positivo – noção do bom selvagem; formas puras e verdadeiras/originais de manifestação Também na arte moderna → conteúdo “não-ocidental” liga-se a uma forma “não- ocidental”

O século XIX e o interesse pelo “Outro” No ambiente francês e europeu em geral Orientalismo Japonismo No Brasil Poderíamos considerar o indigenismo a partir deste ponto de vista? ↓ Tanto aqui quanto lá → esse interesse surge num contexto de emergência de projetos de nação e de uma cultura romântica

Primitivismo ↔ “Art Nègre” (cultura visual da África negra) Primitivismo ↔ Cultura visual primeva das nações européias (Expressionismo na Alemanha e a tradição medieval) Primitivismo ↔ Não-artista: imagens do inconsciente (produzidas por pacientes mentais), desenho infantil, pré- história; autodidata ↓ Pós- II Guerra Mundial → Art Brut → Interesse por uma técnica gestual Primitivismo ↔ também designaria a pintura italiana do primeiro Renascimento (séculos XIV e XV)

Antecedentes mais diretos para a arte moderna Paul Gauguin e a comunidade de Pont-Aven, Bretanha Comunidade de artistas de Worpswede (Alemanha): Paula Modersohn-Becker Picasso e sua visita ao Musée de l'Homme (Trocadéro, Paris), e as “Moças de Avignon”

Elementos novos para abordagem do Primitivismo Tempo/Espaço → Primitivo x Civilizado, o que implica numa visão a-histórica de povos não-ocidentais Gênero → Primitivo = instinto “natural”/ “selvagem” = figura feminina x racionalidade, cultura, figura masculina ↓ Mulher “primitiva” ↔ prostituição Raça → Civilizado = homem branco, ocidental x não- civilizado = homem negro, de comunidades minoritárias, judeus, etc Classe → Classes altas são as civilizadas x classes empobrecidas, trabalhadoras