A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Advertisements

Luiz Augusto Marcondes Fonseca
Metodologia Científica Aula 6
ESQUIZOFRENIA.
Resultados e conclusão
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
ESTUDO DOS TRAÇOS DA PERSONALIDADE EM ATLETAS DE BASQUETEBOL JUVENIL EM SANTA CATARINA. Professor Orientador Ms. Gilberto Vaz Alunos: Soledá Menine Pereira.
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
CONCEITOS BÁSICOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA
Metodologia Científica
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
Hábitos Alimentares dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina na região da Grande Florianópolis (PUIC), Ciências da.
A FISIOTERAPIA ATUANDO NA ORIENTAÇÃO ESCOLAR (PUIC - Disciplina) Área de conhecimento – Ciências Médica e da Saúde. Fabiana Durante de Medeiros e alunos.
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
EFEITO DO LASERTERAPIA NO PROCESSO INFLAMATÓRIO DA ACNE
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORADORES DE REGIÕES LITORÂNEAS SUL- CATARINENSES SOBRE MEIO AMBIENTE - Ciências Humanas / Psicologia Social REIS, Diego Machado.
Efeitos da Aromaterapia nos Estados de Humor de Bailarinas Clássicas
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS UTILIZADAS POR JOVENS QUE SE DISTANCIAM FISICAMENTE DE SUAS FAMÍLIAS NUCLEARES PARA CURSAR.
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Estratégias de Enfrentamento nos Distúrbios da Voz
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PELOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE ABERTA PARA TERCEIRA IDADE/UFMG Suellen Martinez de Carvalho¹, Rosângela Corrêa Dias²,
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Título do Trabalho: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO EMPREENDIDAS PELAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS Aluna : Laís Rupp Orientadora:
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Quantitativo-Qualitativo: o que precisamos saber sobre os métodos?
BENEFÍCIOS DA TÉCNICA DE MEDITAÇÃO PASSIVA EM ALUNOS DO CURSINHO POPULAR MAFALDA (SP) ALANA ALESSI DA CUNHA¹ FLÁVIA ALVES RIBEIRO MONCLÙS ROMANEK² VIVIANE.
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
Doenças crônico-degenerativas
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Psicanálise: Procedimentos Metodológicos de Intervenção
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA APLICADA A GERIATRIA
principalmente da tutoria,
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes.
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
ESQUIZOFRENIA Infantil
Envelhecimento Tarsila Cunha.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS EM SERVIDORES DO CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR PAULISTA Autores: Braga, LC; Ballestero,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOECONÔMICOS NA ESCOLHA PROFISSIONAL DO ADOLESCENTE. Área de conhecimento: Psicologia Autora: Manoela da Silva Crescêncio.
Avaliação das queixas apresentadas pelas gestantes durante a consulta de enfermagem no pré-natal. Área de Conhecimento: Saúde Materno-infantil GIUSTINA,
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
Estudo do conhecimento dos alunos da área de saúde da UNISUL sobre o risco de exposição à substâncias tóxicas no ambiente domiciliar. Ciências da saúde.
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Avaliação Psicomotora em Idosos, residentes no Lar dos Velhinhos em Tubarão-SC, durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de Ciências.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares PUIC Curso: Medicina No Brasil, envelhecer já não é um privilégio reservado a uma pequena parcela da população. Nos últimos anos, envelhecer passou a ser uma experiência vivida por um número cada vez maior de pessoas. Embora muitos idosos gozem de boa saúde e não apresentem limitações relevantes, uma parcela considerável apresenta problemas crônicos de saúde ou outra condição potencialmente limitante. Entre estes problemas encontramos alguns de ordem psiquiátrica ou neurológica, com destaque para os déficits cognitivos e os transtornos de humor. Quanto aos transtornos de humor que ocorrem em indivíduos com idade avançada, a depressão merece especial atenção, também por poder ser influenciada pelo uso de alguns medicamentos, que podem facilitar o aparecimento de sintomas. OBJETIVO: Qual a associação entre a depressão e a utilização de medicamentos entre alunos matriculados na Uniexperiência do Campus Sul e os matriculados na Uniexperiência do Campus Norte? MATERIAIS E MÉTODOS: Como método foi utilizado uma pesquisa descritiva exploratória tendo como universo 48 indivíduos, de ambos os sexos matriculados nos dois Campi da Unisul onde estão implantadas a Uniexp. Como instrumentos utilizamos uma ficha de identificação e o Inventário de Depressão Beck – BDI de Beck e Steer. Os dados coletados na ficha de identificação foram analisados de forma quantitativa com percentil e o BDI seguindo os procedimentos do manual da versão em português das Escalas Beck. CONCLUSÃO: Não há associação entre a presença de depressão e a associação com a utilização de medicações, tendo em vista que os indivíduos que apresentam sinais de depressão não utilizam as medicações que potencialmente podem trazer a depressão. Considerando a amostra total (48 indivíduos), encontramos pouca presença de sintomas depressivos (8,3%), comprovando o que outras pesquisas demonstram, ou seja, que apenas a minoria nos indivíduos tem uma velhice patológica. Este resultado pode se ancorar no fato de que os dois grupos são formados por idosos matriculados em Universidades, podendo-se falar na busca por um envelhecimento saudável, numa constante interação com o meio ambiente e do equilíbrio, entre suas limitações e potencialidades, o que nos faz acreditar que enfrentam positivamente as perdas comuns nesta fase da vida. RESULTADOS: Como resultados obtivemos: a amostra de Florianópolis, não apresenta sinais de depressão. A amostra de Tubarão apresentou três questionários com pontuação de depressão leve e um com pontuação de depressão moderada. Em relação às medicações, 100% da amostra de Florianópolis fazem uso e é pouco diversificada em relação à distribuição de medicamentos. Em relação aos efeitos colaterais causados por essas medicações temos que nenhuma delas traz a depressão. Em relação às medicações, 100% da amostra de Tubarão fazem uso e é diversificada em relação à distribuição de medicamentos. Em relação aos efeitos colaterais causados por essas medicações temos que três trazem como efeito colateral a depressão. São elas: Atenolol ingeridas por 8,3% da população, Ácido Valpróico administrado por 4,2% e Indapamida ingerido por 4,2% da população. Apoio Financeiro: Unisul BIBLIOGRAFIA: CUNHA, Jurema Alcides. Manual da Versão em Português das Escalas Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo, FILHO, Wilson Jacob. AMARAL. Avaliação Global do Idoso: manual da liga do GAMIA. São Paulo: Atheneu, 2005 JORGE Miguel R. (trad) AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico de Transtornos Mentais DSM IV. 4 ed.rev. Porto Alegre: Artmed, 2002 KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 19. ed. Petrópolis: Vozes, p. PAPALIA, D. E. & OLDS, S. W. Desenvolvimento físico e cognitivo na terceira idade. In: D. E. Papalia & S. W. Olds. Desenvolvimento humano (pp ). Porto Alegre: Artes Médicas, VIEIRA, E. B; KOENIG, A. M. Avaliação cognitiva. In: FREITAS, E.V. et al (Ed.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2002