Rede de Núcleos Programa de Formação do Jovem Artesão.

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Transcrição da apresentação:

Rede de Núcleos Programa de Formação do Jovem Artesão

REDE DE ARTICULAÇÃO Os núcleos de formação funcionam em rede, somando esforços e trocando experiências para o consolidação e eficiência das ações propostas.

Linha do tempo

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Incentivar o desenvolvimento da atividade artesanal como meio de vida sustentável e como setor forte da economia na região; Fortalecer a produção de artesanato agregando valores e inserindo o apelo comercial do produto; Apoiar a autonomia dos grupos e indivíduos beneficiados com o projeto; Otimizar o processo produtivo levando em consideração a melhoria das condições de trabalho e o uso sustentável das matérias primas; Contribuir para o fortalecimento do vínculo indivíduo, meio ambiente natural e social na prática da geração de renda e exercício da cidadania; Desenvolver potenciais lideranças como também agentes multiplicadores no repasse do conhecimento; Incentivar a criação de grupos de trabalho organizados e associações visando o ingresso e permanência no mercado; Potencializar a participação em redes de economia solidária; Ampliar canais de comercialização, inclusive através do comércio virtual.

. ESTRUTURA de FORMAÇÃO Duração: 24 meses Formato: três a quatro encontros com 3 h de duração por semana Eixos formativos  Eixo de Arte / Artesanato  Eixo do Produto  Eixo do Indivíduo Atividades de Acompanhamento  Aulas-passeio  Vivências práticas (exposição e venda)

EIXO DE ARTES E ARTESANATO Desenvolve habilidades específicas e o sentido estético dos alunos através de atividades ministradas por arte educadores e profissionais convidados – artistas plásticos, artesãos e designers. Carga horária – 2 encontros semanais de 3 hs (média) Conteúdo  desenho e pintura sobre vários suportes  cerâmica e argila  gravura (xilogravura, litogravura e linóleo)  escultura (vários materiais: gesso, barro, ferro, sucata)  criação de objetos (material variado)

EIXO DO INDIVÍDUO Promove o crescimento pessoal, social e profissional dos jovens participantes. Conteúdo Palestras e cursos sobre empreendedorismo, cooperativismo e associativismo. Visitas a ateliês de artistas e artesãos, museus e galerias, cidades pernambucanas com tradição em artesanato, para a consolidação da prática artística e reconhecimento dos valores culturais da nossa sociedade. Vivências práticas – participação em feiras e eventos culturais para exposição e comercialização dos produtos.

Promove a fusão dos resultados oficinas de artes/artesanato e das oficinas técnicas para a criação do produto comercial Conteúdo  Qualidade (formal, estética, funcionalidade)  Embalagens e etiquetas  Formação de preço  Identificação do público consumidor EIXO DO PRODUTO

Núcleo MOVIMENTO PRÓ CRIANÇA | Unidade Coelhos Implantação Fevereiro / 2006

OFICINA DE DESENHO

MODELAGEM E PINTURA EM CERÂMICA

Aulas-passeio

VIVÊNCIA PRÁTICA Loja Shopping Plaza – 2005 e 2006

VIVÊNCIA PRÁTICA Loja Aeroporto dos Guararapes -2006

VIVÊNCIA PRÁTICA VII FENNEART

VIVÊNCIA PRÁTICA VIII FENNEART

VIVÊNCIA PRÁTICA II FEBRARTE

VIVÊNCIA PRÁTICA IX FENEARTE

VIVÊNCIA PRÁTICA X FENEARTE

FENEARTE 2010