Rede de Núcleos Programa de Formação do Jovem Artesão
REDE DE ARTICULAÇÃO Os núcleos de formação funcionam em rede, somando esforços e trocando experiências para o consolidação e eficiência das ações propostas.
Linha do tempo
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Incentivar o desenvolvimento da atividade artesanal como meio de vida sustentável e como setor forte da economia na região; Fortalecer a produção de artesanato agregando valores e inserindo o apelo comercial do produto; Apoiar a autonomia dos grupos e indivíduos beneficiados com o projeto; Otimizar o processo produtivo levando em consideração a melhoria das condições de trabalho e o uso sustentável das matérias primas; Contribuir para o fortalecimento do vínculo indivíduo, meio ambiente natural e social na prática da geração de renda e exercício da cidadania; Desenvolver potenciais lideranças como também agentes multiplicadores no repasse do conhecimento; Incentivar a criação de grupos de trabalho organizados e associações visando o ingresso e permanência no mercado; Potencializar a participação em redes de economia solidária; Ampliar canais de comercialização, inclusive através do comércio virtual.
. ESTRUTURA de FORMAÇÃO Duração: 24 meses Formato: três a quatro encontros com 3 h de duração por semana Eixos formativos Eixo de Arte / Artesanato Eixo do Produto Eixo do Indivíduo Atividades de Acompanhamento Aulas-passeio Vivências práticas (exposição e venda)
EIXO DE ARTES E ARTESANATO Desenvolve habilidades específicas e o sentido estético dos alunos através de atividades ministradas por arte educadores e profissionais convidados – artistas plásticos, artesãos e designers. Carga horária – 2 encontros semanais de 3 hs (média) Conteúdo desenho e pintura sobre vários suportes cerâmica e argila gravura (xilogravura, litogravura e linóleo) escultura (vários materiais: gesso, barro, ferro, sucata) criação de objetos (material variado)
EIXO DO INDIVÍDUO Promove o crescimento pessoal, social e profissional dos jovens participantes. Conteúdo Palestras e cursos sobre empreendedorismo, cooperativismo e associativismo. Visitas a ateliês de artistas e artesãos, museus e galerias, cidades pernambucanas com tradição em artesanato, para a consolidação da prática artística e reconhecimento dos valores culturais da nossa sociedade. Vivências práticas – participação em feiras e eventos culturais para exposição e comercialização dos produtos.
Promove a fusão dos resultados oficinas de artes/artesanato e das oficinas técnicas para a criação do produto comercial Conteúdo Qualidade (formal, estética, funcionalidade) Embalagens e etiquetas Formação de preço Identificação do público consumidor EIXO DO PRODUTO
Núcleo MOVIMENTO PRÓ CRIANÇA | Unidade Coelhos Implantação Fevereiro / 2006
OFICINA DE DESENHO
MODELAGEM E PINTURA EM CERÂMICA
Aulas-passeio
VIVÊNCIA PRÁTICA Loja Shopping Plaza – 2005 e 2006
VIVÊNCIA PRÁTICA Loja Aeroporto dos Guararapes -2006
VIVÊNCIA PRÁTICA VII FENNEART
VIVÊNCIA PRÁTICA VIII FENNEART
VIVÊNCIA PRÁTICA II FEBRARTE
VIVÊNCIA PRÁTICA IX FENEARTE
VIVÊNCIA PRÁTICA X FENEARTE
FENEARTE 2010