BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA VI ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FGE o. semestre 2007 Lentes. FGE o. semestre 2007 Tipos de lentes Convergentes 1- biconvexa 2- plano convexa 3- menisco Divergentes.
Advertisements

LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO.
Construção Geométrica de Imagens em Lentes Esféricas
Prof. Hilton Luiz Monteiro Junior Prof. Hilton Luiz Monteiro Junior
Óptica Geométrica Prof. Hebert Monteiro.
LENTES ESFÉRICAS.
Prof. Renato Medeiros PUC Goiás
BORDAS FINAS BORDAS GROSSAS Bicôncava Plano-côncavaConvexo-côncava.
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Leis da Reflexão.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Conjugando Imagens com Lentes Esféricas
Perfil das Lentes Esféricas:
Cap Imagens Formação de imagens por reflexão:
ESPELHOS ESFÉRICOS.
2.4. Lentes M29.
LENTES ESFÉRICAS.
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
ÓPTICA.
1 Prof°. Antônio Oliveira de Souza 18 / 10 / 2013 Av. Itororó, 1445 CEP: Maringá - Pr Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
Lentes Esféricas.
ESPELHOS ESFÉRICOS IVAN SANTOS. ESPELHOS ESFÉRICOS Espelho côncavo Espelho cônvexo.
Lentes Esféricas No ar .
Prof. Christian de Pinho Ramos
ÓPTICA.
Óptica.
1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse.
1. Um aquário esférico de paredes finas é mantido dentro de outro aquário que contém água. Dois raios de luz atravessam esse sistema da maneira mostrada.
IMAGENS CAP 34 Componentes: Jéssica Santos Edson Felipe Professor : Adelino Matéria : Física III 5º período de Engenharia Elétrica.
Funções Prof. Márcio.
1Definição 2Energia potencial elétrica 3Relações matemáticas 4Legenda 5Gráfico do potencial elétrico 6Potencial criado por várias partículas 7Diferença.
DESENHO LINEAR GEOMÉTRICO
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Ana Paula da Silva Layla Pires Mirian Stringasci ÓPTICA APLICADA.
Click to add Text Formação de Imagens: Instrumentos Ópticos ÓPTICA - BC Prof. Herculano Martinho UFABC.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Neto Alves.
OPTIKE: Lentes convergentes e lentes divergentes tintim por tintim... Carlinhos Marmo Minha eterna homenagem ao prof. C. Marmo ( ), professor de.
BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA I ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.
Fontes de Luz Estrelas Fonte Primária Lâmpada acesa Fonte de luz Lua
Lei de Gauss José Roberto.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva. Conteúdos (19/06/2013)  LASER E APLICAÇÕES.
Noções de geometria projetiva
Física I Aula 06 Forças e Movimentos IV Movimento Circular 2009/2010.
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
Professor Fabio Teixeira. R1R1 R2R2 Lente de Borda Fina.
ÓPTICA GEOMÉTRICA LENTES ESFÉRICAS FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Colégio Juvenal de Carvalho
Espelhos Esféricos.
ÓPTICA GEOMÉTRICA e FORMAÇÃO DE IMAGENS
Aula 5: O Potencial Elétrico
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva. Conteúdos (05/06/2013)  DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DA LUZ.
Espelhos esféricos Professor: Reinaldo.
Física I 14 Aula 12 Centro de Massa e Momento Linear I 2009/2010.
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
CORRENTE E RESISTÊNCIA
ROTAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I Prof. Bruno Farias.
Aula 3 - Escalares, Vetores,
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
Proporcionalidade directa Proporcionalidade Directa Profª Ana Sofia Castanheira Escola Básica Vasco da Gama de Sines 2010 / 2011 de Escolas de Sines Matemática.
BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA II ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.
Óptica Geométrica.
Óptica Geométrica Lentes delgadas
Lentes de Superfícies Esféricas
Transcrição da apresentação:

BOM DIA E BEM VINDOS!

AULA VI ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva

Conteúdos (08/05/2013)  LENTES

# DEFINIÇÃO  Uma lente simples é um sistema refrativo definido por duas interfaces, sendo pelo menos uma delas curva.  Se a espessura da lente for considerada desprezível, ela é denominada delgada.

# PERCURSO DA LUZ EM UMA LENTE  Na figura abaixo, o percurso da luz na lente em formato de prisma, é descrito pela linha sólida do ponto A ao B.  A luz aumenta o percurso no ar, onde a velocidade é maior, mas atravessa o prisma num ponto mais estreito, onde a velocidade é menor, minimizando o tempo de percurso da luz para ir de A até B.  Questão: com esse raciocínio, a luz não deveria tomar o caminho mais próximo no vértice superior?

# PERCURSO DA LUZ EM UMA LENTE  Resposta: Nesse caso a distância no ar seria maior, aumentando o tempo de percurso.  Utilizando um prisma curvado (figura abaixo), o encurvamento da superfície do vidro compensa a distância extra que a luz precisa percorrer para pontos mais altos desse prisma.  Isso faz com que haja diversos pontos de mesmo tempo para a luz ir de A até B.

# PERCURSO DA LUZ EM UMA LENTE  Uma lente pode ser considerada, então, como a superposição de vários blocos e primas de vidro, como mostra as figuras abaixo.

# ELEMENTOS DE UMA LENTE  Os elementos de uma lente são: focos (f 1 e f 2 ), centros de curvatura (C 1 e C 2 ) e eixo principal da lente (eixo óptico), como mostra a figura.

# ELEMENTOS DE UMA LENTE  FOCO REAL – Na lente convergente é ponto de luz formado pelo cruzamento dos raios de luz, que convergem para esse ponto.  FOCO VIRTUAL - Na lente divergente é ponto formado pelo cruzamento do prolongamento dos raios de luz, que divergem.  DISTÂNCIA FOCAL – distância entre o foco e o centro da lente (positiva para lentes convergentes e negativa para lentes divergentes)

# ELEMENTOS DE UMA LENTE  CENTRO DE CURVATURA – Ponto de distância igual ao raio da lente.  EIXO PRINCIPAL – linha que passa pelo pelo centro da lente e possui os focos e o centro de curvatura.

# FORMAÇÃO DA IMAGEM EM LENTES  Assim como nos espelhos esféricos, aqui também vale a relação entre a distância focal (f) e as distâncias do objeto (P) e da imagem (P’) e a demonstração é similar.  Para uma distância focal dada, só existe um par de pontos que satisfaz a equação acima.  A grandeza 1/f é denominada potência ou convergência ou potência dioptrica da lente.  Se f é expressa em m (metros) a unicade m-1 é denominada diotria ou “grau” da lente. Ela representa a capacidade da lente em encurvar a luz (quanto maior a sua potência, maior o grau ou dioptria, há mais desvio da luz e, portanto menor a sua distância focal).

# FORMAÇÃO DA IMAGEM EM LENTES  REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS DE RAIOS DE LUZ ATRAVÉS DE UMA LENTE

Se a aceleração da gravidade (g) possui um valor constante em todos os pontos de um corpo, seu centro de gravidade coincide com o seu centro de massa. Então, nesse caso, determinar o centro de massa significa encontrar o centro de gravidade do corpo. # CENTRO DE GRAVIDADE ( CG ) EXEMPLO: # FORMAÇÃO DA IMAGEM EM LENTES

Bibliografia Halliday, R.Resnich, Física 4, LTC Editora Tipler, P.Física, v4, 3ª.Edição-Livros Técnicos e Científicos Editora(1995) Hecht, E.Óptica – Fundação Calouste Gulbenkian,(1991) Hewitt, P. “Física Conceitual”,Bookman (2002) Trefil J., Hazen, R.M. “Física Viva”, vol.2, LTC (2006)

Conteúdos para próxima aula (15/05/2013)  OLHO COMO SENSOR  INSTRUMENTOS ÓTICOS

OBRIGADO E ATÉ A PRÓXIMA AULA!