Síndrome de Turner Nomes: Maiara Pereira Ficher, Tamara Pereira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Falhas Reprodutivas.
Advertisements

Síndromes Genéticas Haploidia Euploidias Poliploidia Numéricas
Cromossomopatias.
GAMETOGÊNESE Para que um organismo faça reprodução sexuada é necessário que ele produza gametas (células reprodutoras ou sexuais) Um processo especial.
Síndrome de Edward.
Aneuploidias Professora Ana Luiza Milhazes
SÍNDROME DE TURNER.
ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS
HERANÇA SEXUAL.
Biologia 1 Cap.16 – Mutações cromossômicas Prof.: Samuel Bitu.
Mutações São alterações em genes ou cromossomos, provocando variação hereditária. As mutações podem ser gênicas quando alteram a estrutura do DNA ou cromossômicas.
Mutações e Engenharia genética
SÍNDROMES.
SÍNDROMES Camilla Holleben da Rocha Deise Kellerman Ferreira
ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS Di.Babalu
Anomalias relacionadas aos cromossomos
Anomalias hereditárias
SÍNDROMES GENÉTICAS.
ANOMALIAS CROMOSSOMICAS
Síndromes Genéticas Haploidia Euploidias Poliploidia Numéricas
Mutações São alterações ou modificações súbitas em genes ou cromossomos, podendo acarretar variação hereditária. As mutações podem ser gênicas quando alteram.
MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS
Os distúrbios dos cromossomos sexuais: provocam infertilidade ou desenvolvimento anormal Síndrome de Klinefelter: 47,xxy Síndrome de Turner: 45,x.
SÍNDROME DE TURNER Amie Feitosa Rodrigues Leriane Braganholo da Silva
HERANÇA E SEXO Prof. Marcos.
ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS NUMÉRICAS
COMBINAÇÃO CROMOSSÔMICA DOS GAMETAS PATERNO E MATERNO
Bruna – novembro/2014 PIBID
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR
1 Hereditariedade Ligada aos Cromossomas Sexuais OuHeterossomas.
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
Diana Santos. 1Diana Santos 12ºA  Compreender o significado de mutações cromossómicas estruturais;  Distinguir os diferentes tipos de alterações cromossómicas;
Doenças Sexualmente Transmissíveis
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
COMO SE DESENVOLVE A SEXUALIDADE?. QUANDO SE INICIA A PUBERDADE? Como sabemos se os nossos órgãos reprodutores entraram em funcionamento?
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
Síndrome de Patau.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
GENÉTICA. Conceitos gerais Gene: fragmento de DNA que pode ser transcrito na síntese de proteínas.
1 Património Genético Património Genético Continuação.
Desde cedo, tendo em conta as caraterísticas do nosso corpo, é-nos atribuído um sexo: MasculinoFeminino Apresentam órgãos sexuais externos diferentes.
Transmissão da vida. -O corpo humano é constituído por, aproximadamente, 100 mil milhões de células, a maioria das quais tem menos de um décimo de milímetro.
Histologia – Introdução Professor Ms. Hélcio Marques Junior 1.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professora Natália. Cobrado como um adulto e tratado como uma criança.
Desenvolvimento do sistema reprodutor (gônadas e gametogênese)
Ciências Naturais – 9.o ano
MUTAÇÕES.
Genes e Genoma. . Sequências de DNA que contem a informação para codificar uma proteína. Genes. Responsáveis pela forma do organismo: paredes celulares,
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
ASPECTOS RENAIS DO IDOSO
ALÉM DOS 47 Projeto para inclusão social de deficientes intelectuais.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Bases genéticas do Autismo e suas manifestações Acadêmicas Camila Piccoli da Rosa e Vânia Ramos dos Santos Elisa Sisti Docente do curso de Biomedicina.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
Comportamento Sexual e Sistema Nervoso
O CÂNCER BUCAL.
Dinâmicas de grupo nos processos seletivos Recrutamento e Seleção Profa. Marta Ajej.
PADRÕES MENDELIANOS DE HERANÇA
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Trabalho de Biologia Anomalias relacionadas aos cromossomos: Alunas : Carla Eliane e Kamila.
Transcrição da apresentação:

Síndrome de Turner Nomes: Maiara Pereira Ficher, Tamara Pereira 19/10/09

Os primeiros sintomas da Síndrome de Turner foram relatados pela primeira vez em 1930 pelo pediatra alemão Otto Ullrich ele foi o primeiro a observar e relatar o caso em uma menina de 8 anos. Então em 1938 Henry Turner descreveu as primeiras características em sua mulher. A síndrome também é conhecida por outros nomes como: Síndrome de Bonhvie-Ullrich, disgenesia gonadal, monossomia do x , é também abreviada como ST . 19/10/09

A Síndrome A Síndrome de Turner é bastante rara, afeta cerca de 1 entre cada 3.000 mulheres nascidas,acontece apenas em indivíduos do sexo feminino, a grande maioria dos fetos portadores da ST é abortada espontaneamente, a incidência é de 1 em 2500 natos vivos do sexo feminino. A Síndrome de Turner é definida pela presença de um cromossomo x e deleção total ou parcial do segundo cromossomo sexual x . 19/10/09

As mulheres portadoras da síndrome são identificadas ao nascimento ,ou antes da puberdade por suas características fenotípicas distintas . As portadoras possuem uma deficiência no estrogênio elas não desenvolvem características sexuais secundárias ao atingir a puberdade. Características: Apresentam baixa estatura em media 1,50 cm ; Pescoço curto ou alado; Linha posterior de implantação dos cabelos baixa ; Tórax largo com mamilos amplamente espaçados ; Freqüência elevada de anomalias renais e cardiovasculares; Infantilismo Genital; Não menstruam; Unhas estreitas ; Alterações dentarias; Orelhas redondas com implantação baixa ; Em recém -nascidos pode aparecer edemas nas mãos e nos pés . 19/10/09

Linha posterior de implantação dos cabelos baixa (na nuca) 19/10/09

Pescoço curto ou alado 19/10/09

As portadoras tem um desenvolvimento cognitivo alterado apenas pela qualitatividade ,possuem a inteligência média ou acima da média das mulheres normais .Possuem deficiência quanto a percepção de forma e espaço,esta deficiência pode influenciar na habilidade de perceber relacionamentos entre objetos e como as coisas se encaixam. Sendo uma condição cromossômica, não há cura para a Síndrome de Turner porém,certos procedimentos,feitos cedo o bastante,possibilitam a redução dos efeitos do desequilíbrio cromossômico . Síndrome de Turner 19/10/09