Generosidade Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOMINGO Cristo Rei –TC- A
Advertisements

Sede perfeitos.
PALAVRAS DE CHICO XAVIER / EMMANUEL
XIII- ...NÃO SAIBA A VOSSA MÃO ESQUERDA...
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Federação Espírita Brasileira Módulo XVIII: Esperanças e Consolações
CURSO NOÇÕES BÁSICAS DE DOUTRINA ESPÍRITA
A uma Virgem… e o nome da Virgem era MARIA.. Ao sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré…
A INFÂNCIA DE JESUS.
Programa III Roteiro 21.
Programa III Roteiro 13.
JESUS: O AMOR DE DEUS DESCENTENTE
PROVIDÊNCIA DIVINA CONCEITO
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
Pronto... CARREGANDO....
MÓDULO V Comunicabilidade dos Espíritos
O Evangelho Segundo o Espiritismo Amar o Próximo como a Si Mesmo
Ditado pelo espírito André Luiz
CONSTRUINDO AMIZADES VERDADEIRAS
Compreender que a riqueza do mundo traz muitas tentações, com as quais as pessoas humildes não têm de se confrontar. Perceber que por baixo de.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
O Amor que Tenho é o que Dou
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Os Tempos do Fim “Cristo para Todos”, Portão “SS. Trindade”, Scharlau
Convido-te a dizer: Creio no Espírito de Deus que habita em todos os seres. Sim, crê no Espírito Santo de Deus que moveu Jesus. Ele mora no mais íntimo.
Reencarnação e transformação íntima
Palestra 04 Reencarnações dolorosas
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
O pão que não usas é o pão do faminto.
O processo reencarnatório
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
Reencarnação e os laços de família
O PRÓXIMO O próximo, em cada minuto, é aquele coração que se acha mais próximo do nosso, por divina sugestão de amor no caminho da vida.
LUCIDEZ KARDEQUIANA.
(Salmo 120,1) Senhor, elevamos a Ti, nas palavras desse Salmo, o grito de socorro dessa Cidade a teus pés...
DESENCARNAÇÃO A vida futura
O processo de DESENCARNAÇÃO
DESENCARNAÇÃO Morri e agora?
Mateus 5:1-12. Mateus 5:1-12 Venha ao Monte do Sermão...
DEUS É PESSOA.
Para que você nasceu ?   .
RELAÇÕES SOCIAIS NO MUNDO ESPIRITUAL SOCIABILIDADE NO
A BASE DA VIDA É O AMOR Texto de Angela Maria, coletado
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
VIVER VALE A PENA Suicídio nunca!
A educação do Espírito consiste em compreender os seus dramas e conflitos por sentimentos doentios e desordem energética. Os sentimentos se multiplicam.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
FAMÍLIA E REENCARNAÇÃO
 Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
Escola de Evangelização de Paciente Grupo Espírita Guillon Ribeiro
JESUS: O AMOR DE DEUS 9 Bem conheceis a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza.
EVANGELHO.
LEI DO TRABALHO Quando eu mudo o mundo muda
OBSESSAO Entendendo o que é
Importância do tratamento espiritual
PERDÃO Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes
Reflexões O que André Luiz nos ensina?. André Luiz Nos oferece suas reflexões acerca do profundo processo de renovação mental que teve origem ao se libertar.
Compaixão Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes
Lição 9 para 28 de maio de «Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus» (Mateus 18:4) O que significa.
PACIÊNCIA Os prazeres da alma Escola de Evangelização de Pacientes
Projeto de Ação Social Espaço Quadrangular Projeto de Ação Social Espaço Quadrangular.
Estudo Mensal de Junho de
Grupo Espírita Guillon Ribeiro | Escola de Evangelização de Pacientes
(Marcos 12,31) Meu irmão, minha irmã, Jesus nos dá esse preceito e ainda nos diz em que medida devemos amar: Meu irmão, minha irmã, Jesus nos dá esse.
“Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25,40). Palavra de Vida Abril de 2016.
Lição da Escola Sabatina 18 de Junho a 24 de Junho.
Transcrição da apresentação:

Generosidade Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Por que ser generoso(a)? A violência percebida no mundo moderno, o mercado de trabalho cada dia mais competitivo, as ideias materialistas e o frequente esquecimento de valores como igualdade e respeito podem suscitar a dúvida angustiante “Por que ser generoso(a)? Que vantagem traz a generosi- dade?”

Por outro lado... “Segundo Edward Wilson, da Universidade de Harvard, considerado o pai da sociobiologia, ganhador de dois prêmios Pulitzer na categoria de não ficção e um dos mais respeitados acadêmicos da atualidade, o processo evolutivo é mais bem-sucedido em socie- dades nas quais os indivíduos colaboram uns com os outros para um objetivo comum.” (Isto É, Edição 2218, 11/05/2012) Por outro lado, o ser humano tem percebido aos poucos que a chave do crescimento está na colaboração, na solidariedade.

O que é ser generoso? “A criatura generosa é alguém que aprendeu a auxiliar os outros sem se ver obrigada a tomar para si os infortúnios que não lhe pertencem. Socorre os sofredores sem emaranhar-se na sua problemática emocional. [...] Ou melhor, não tenta carregar a cruz do mundo nas atividades que visam abrandar as dores terrenas.” (HAMMED. Os Prazeres da Alma, lição “Generosidade”) Mas a generosidade não significa assumir para si os problemas alheios, nem muito menos querer abraçar o mundo, tentando “consertar” o problema de todos (parentes, amigos...), impedindo, assim, que o outro aprenda por si mesmo e adquira segurança e autonomia.

“Distanciamento” emocional “Isso não quer dizer que, ao nos distanciarmos emocionalmente, deixa- remos de nos importar com elas, ou de amá-las, mas de abandonarmos a angústia de viver envolvimentos neuróticos, na ânsia de tudo resolver, decidir e compreender.” (HAMMED. Os Prazeres da Alma, lição “Generosidade”) Por isso, é necessário manter certa “distância psíquica”, evitando carregar o fardo do outro, privando-lhe de resolver suas próprias dificuldades e de se responsabilizar por seus atos.

A generosidade aproxima “A verdadeira generosidade adquire toda a sublimidade, quando o benfeitor, invertendo os papéis, acha meios de figurar como beneficiado diante daquele a quem presta serviço.” (ALLAN KARDEC. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 13, item 3) “... sentimento que faz olhe a criatura as outras como olha a si mesma...” (Idem, item 11) A generosidade verdadeira não distancia, mas, ao contrário, aproxima! Ela nos faz exercer a empatia, quando nos colocamos no lugar do outro, sem julgamentos ou preconceitos.

Não é preciso ser rico para ser generoso “A generosidade não consiste em doar de forma abundante e descontrolada, mas em como e quando doar adequadamente.” (HAMMED. Os Prazeres da Alma, lição “Generosidade”)

Lei de sociedade “Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas umas às outras se completam, para lhe assegurarem o bem-estar e o progresso. Por isso é que, precisando uns dos outros, os homens foram feitos para viver em sociedade e não insulados.” (ALLAN KARDEC. O Livro dos Espíritos, perg. 768 – comentário) Nossos impulsos generosos decorrem de uma lei natural, a lei de sociedade, pois mediante o convívio social (e a primeira experiência, na Terra, é na família) podemos identificar nossos pontos a desenvolver e aprimorar nossas faculdades.

Condição para o progresso da Humanidade “A fraternidade, porém, é a lei da assistência mútua e da solidariedade comum, sem a qual todo progresso, no planeta, seria praticamente impossível.” (EMMANUEL. O Consolador, perg. 349)

Interdependência “Generosidade [...] é também uma capacidade latente em todo ser humano. Nós a desenvolvemos gradativamente...” “O nosso altruísmo e as atitudes de amor influenciam os atos dos outros e, por consequência, criamos na Terra um ambiente renovado que igualmente nos afeta – de forma mental, emocional, social e espiritual.” (HAMMED. Os Prazeres da Alma, lição “Generosidade”) Todos, portanto, temos a capacidade de ser generosos, pois trazemos esse gérmen dado por Deus. E tal qual a semente que cai em terra boa e produz cem por um, a generosidade tem o poder de multiplicar boas ações.

Gentileza gera gentileza “Sua generosidade chamará a bondade alheia em seu socorro.” (ANDRÉ LUIZ. Agenda Cristã, cap. 21)

Jesus “Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? – Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? – E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te? – O Rei lhes responderá: Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.” (Mateus, 25:37-40) O Cristo exaltou, nessas palavras, o dever de todos nós para com o próximo: o de sermos verdadeiramente generosos, isto é, de sermos caridosos.

Sugestões de vídeo para encerramento Gentileza gera gentileza [5:44] (Life Vest Inside - Kindness Boomerang - “One Day”): https://www.youtube.com/watch?v=nwAYpLVyeFU Herói anônimo [2:56] (“Unsung Hero”): https://www.youtube.com/watch?v=NpCrAqnudzQ