Alessandro D. R. Fazenda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Threads (Linha de execução )
Aproveitamento do Processador
Concorrência Aula X.
Prof. André Luis Meneses Silva
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Threads.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO – Luís Sérgio Carvalho Aula - 04.
Sistemas Operacionais
Capítulo 2 Processos e Threads 2.1 Processos 2.2 Threads
Conceitos de thread Faculdade PITÁGORAS – Outubro de 2012
Prof. Werley T. Reinaldo 26/05/  Sistemas Operacionais:  Visão geral  As diferentes imagens do SO:  Visão Usuários;  Visão Projeto.  Multiprogramação;
Escalonamento de Processos
Infra-Estrutura de Software
Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
Capítulo 2 Processos e Threads 2.1 Processos 2.2 Threads
Administração de Sistemas Operacionais 1 -Windows
Paralelismo.
Usando “Casos de Uso”. Ator Define um papel que o usuário terá quando interagir com o sistema. Uma entidade, tal como um outro sistema ou um banco de.
Prof. Dr. Norian Marranghello Grupo 10 Hugo Brandão Uchôa Renato Moreno Peixoto de Mello Acessos não uniforme à memória.
Busca Sequencial Int pseq(int x, int n, int v[]){ for(i=0; i
Prof. Gilson Simões Gonçalves Sistemas Operacionais Prof. Gilson Simões Gonçalves Aula II.
Introdução ao Java Prof. Gustavo Wagner (modificações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Java Básico FATEC-PB  Centro de Informática, UFPE.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Modelagem de Dados Aula 1.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
MATHEUS F. STIGGER QNX NEUTRINO. HISTÓRICO Primeira versão do QNX foi lançada em 1982 para Intel 8088 pela Quantum Software Systems. Nos primeiros anos.
Sistemas Operacionais 2 Introdução Aula O que é um sistema operacional 1.2 História dos sistemas operacionais 1.3 O zoológico de sistemas operacionais.
INE5408 Estruturas de Dados Passagem por Referência.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais Prof.: Gustavo Wagner
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais IESP - FATEC-PB Prof: Gustavo Wagner
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Implantação do Controle Interno Preventivo Legislação e Sistema de Convênios e Congêneres.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA INSTRUTORA: JOSILENE BRAGA
Lógica de Programação Curso Técnico em Informática – Escola Olímpio Professor Marcelo Josué Telles
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
SINCRONIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS PROF. HORACIO RIBEIRO Sistemas operacionais.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
Alessandro D. R. Fazenda
Prof. Tertuliano Estrutura Condicional em C++
Estruturas Lineares de Dados Revisão Wolley W. Silva.
Jean Carlo Mendes
Jean Carlo Mendes
Operações no Sistema e-Contas da Responsabilidade das Unidades Técnicas Maio/2015.
INE5408 Estruturas de Dados Gerência de Arquivos.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PROGRAMA DE ENSINO À DISTÂNCIA PROGRAMA DE ENSINO À DISTÂNCIA.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais Prof.: Gustavo Wagner FATEC-PB.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADOS Deteção remota GeoprocessamentoautomáticoWebSIG Modelos digitais de terreno de terreno Análise de imagem Análise.
A Lei nº /11 e o estímulo à produção e veiculação de conteúdos brasileiros na TV Paga 27 de outubro de 2015.
 Apenas uma parte relativamente pequena do espaço de endereçamento dos programas é acessada em um instante qualquer  Localidade Temporal  Um item referenciado.
INE5408 Estruturas de Dados Estruturas de Dados básicas utilizando Vetores - Listas.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Diagramas de Sequência e Comunicação
Oficina de Informática
Profa. Priscila Facciolli.  O foco do diagrama é identificar a interação entre os objetos pelo tempo.  Identifica as mensagens trocadas entre os objetos.
1 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONTADORIA GERAL DO ESTADO PD CONTÁBIL E CONTROLE DA COTA FINANCEIRA PRINCIPAIS MUDANÇAS EM 2010.
EA869 Montadores Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Prof. Levy Boccato.
INE5408 Estruturas de Dados Árvores Binárias de Busca - Características - Algoritmos - Inserção, deleção e pesquisa.
PROGRAMAÇÃO BÁSICA NA HP-12C. A MÉMÓRIA BÁSICA DA HP-12C A MÉMORIA BÁSICA DA HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE POSSUI 8 LINHAS A HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE.
PAS-AUTO.  Marcos Junior  João Barbosa  Breno Zanon  Paulo  Patrick Fagundes  Hugo Silva  Jose Carlos Integrantes:
MUTAÇÃO DE INTERFACE (MI) JACKSON ANTONIO DO PRADO LIMA SILVIA REGINA VERGILIO.
Aula 5 - Métodos. Desenvolvimento de Programas A melhor forma de construir programas grandes é dividi-los em programas menores que executam tarefas específicas.
Alessandro D. R. Fazenda
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas Operacionais
Transcrição da apresentação:

Alessandro D. R. Fazenda

 Processos ◦ Modelos de processos ◦ Início ◦ Término  Threads ◦ Modelos de threads ◦ Usos de threads

 Processos são softwares que executam alguma ação e que podem ser controlados de alguma maneira, seja pelo usuário, pelo aplicativo correspondente ou pelo sistema operacional.  É constituído por uma seqüência de instruções, um conjunto de dados e um registro descritor.

 Todo o processo é criado por um processo existente executando uma chamada ao sistema de criação de processo;  Tanto no Windows como no Unix, depois de um processo filho criado, o pai e o filho têm seus próprios e distintos espaços de endereçamento de memória;  É possível o compartilhamento de recursos entre o pai e o filho.

 (a) Multiprogramação de quatro programas  (b) Modelo conceitual de 4 processos seqüenciais independentes  (c) Um programa está ativo a cada momento

 Eventos que levam a criação de processos: ◦ Início do sistema. ◦ Execução de chamada de criação de processo por um processo em execução. ◦ Requisição do usuário para criar um novo processo. ◦ Início de uma tarefa em lote (batch job).

 Condições que levam ao término dos processos: ◦ Saída normal (voluntária). ◦ Saída por erro (voluntária). ◦ Erro fatal (involuntário). ◦ Cancelamento por outro processo (involuntário).

 Thread é um fluxo de execução dentro do processo. Multithread é uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente. ◦ Existe dentro de um processo e usa os recursos do processo ◦ Tem o seu próprio fluxo de controle independente enquanto existir o processo pai e o SO dá suporte a ele ◦ Pode compartilhar os recursos do processo com outros threads igualmente independentes ◦ Morre se o seu processo pai morrer.

 Cada thread tem seu próprio controle, mas compartilha o mesmo espaço de endereçamento do processo em que foi criada.  Se duas threads executam o mesmo procedimento/método, cada uma terá a sua própria cópia das variáveis locais.  As threads podem acessar todas os dados globais do programa.

 Programação com Threads é mais complexa que a programação seqüencial, pois o programador: ◦ não sabe em que ordem as threads irão executar ◦ mas precisa controlar o acesso concorrente a variáveis e/ou estruturas de dado compartilhadas

 (a) Três processos cada um com uma thread  (b) Um processo com três threads

 Processador de texto com 3 threads

 Servidor de páginas de Internet

Alessandro D. R. Fazenda