NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Projeto
Advertisements

Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
WORKSHOP: A LEI DE INOVAÇÃO E AS UNIDADES DE PESQUISA DO MCT
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
Patent Cooperation Treaty
O que é patenteável? A invenção que atenda aos requisitos de:
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Estrutura organizacional Comércio Exterior
ABPI Associação Brasileira da Propriedade Intelectual Fundada em 16 de agosto de 1963.
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
INSTITUIÇÃO PRIVADA SEM FINALIDADE LUCRATIVA MISSÃO: APOIAR A UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NA CONSECUÇÃO DE SEUS OBJETIVOS (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO).
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Patentes Biotecnológicas
Propriedade Intelectual
O IMPACTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SOBRE FUSÕES E AQUISIÇÕES
Plano de Negócio Elber Sales.
Rio de Janeiro – outubro/2005
NIT-BIO COMO VALIDAR O RESUMO? Contratos e Patentes Cíntia Reis Costa
Talentos para Inovação
Como fazer busca de informação tecnológica. 2 Informações contidas no documento: Título da invenção Estado da técnica Campo de aplicação Desenhos Descrição.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Empreendedorismo e Criação de Valor Compartilhado na
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP Representante Carolina Mendes Franco.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
Marcas & Patentes Lei da Propriedade Industrial -
A PROTEÇÃO DADOS E AS SUAS PECULIARIDADES EM UM AMBIENTE DE INOVAÇAO TECNOLÓGICA Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do Escritório Vaz e Dias.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Programas - CGPR Setor Bancário Norte – Quadra 2 – Lote 06 – Bloco.
PROPRIEDADE INTELECTUAL MODELO DE UTILIDADE COPYRIGHT PATENTE DE DESENHOINDUSTRIAL INVENÇÃO SEGREDOINDUSTRIAL MARCA.
A Proteção da Propriedade Industrial e o Empreendedorismo Tecnológico.
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO E ONDE PESQUISAR ARTIGOS E PATENTES Renato Turchet Setembro/2005
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
RRenato Dolabella Melo Mestrando em Direito Econômico pela UFMG.
Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG I Simpósio de Pós Graduação 22/09/2008.
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Legislação comercial e societária #3 Prof.: Marcelo de Araújo Freire.
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 05 – PATENTES (PRIVILÉGIOS CONCEDIDOS AO TITULAR E LIMITAÇÕES). Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito.
Guia prático para depósito de pedidos de Patente de Invenção
Lei de Inovação Lei de Inovação - Lei , de 2 de dezembro de Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente.
PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Licença de Uso de Marca (UM)
Apresenta Novidade destinada à Empresas no ramo de máquinas cortadoras de legumes Inventor: Luiz Aparecido Gomes da Silva.
Homologação Suplementar de Tipo São José dos Campos 23 Setembro 2003.
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
Parcerias com Empresas em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Prof Dr Jeovan Figueiredo (UFMS)
Agência de Fomento de Alagoas S.A - Desenvolve É uma empresa de economia mista, que tem o Estado como sócio majoritário, é vinculada a Secretaria de Estado.
Prof. Dr. Luís Afonso Bermúdez Professor Titular Decano de Administracao Universidade de Brasilia Audiencia Publica: INTEGRACAO UNIVERSIDADE – EMPRESA.
PROPRIEDADE INTELECTUAL Profa. Geciane Porto
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Revisão 1.
PROPRIEDADE INDUSTRIAL PROF. WILIAM CARVALHO. CONVENÇÃO DE PARIS PARA A PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL 1880 BRASIL CONSIGNATÁRIO INPI – INSTITUTO.
Apresenta:. NOVIDADE DESTINADA ÀS Empresas no Ramo de Construção Civil Inventor: Cayo Henrique de Oliveira Rosa Web: Web:
Patent Prosecution Highway INPI-USPTO Rio de Janeiro, 25 de maio de 2016 Diego Musskopf Gestor Grupo de Exame Cooperativo DIRPA/INPI.
A udiência Pública para debater o PL 4961/2005 Leonor Magalhães Galvão Co-Coordenadora da Comissão de Estudos de Biotecnologia da ABPI Câmara dos Deputados.
APRESENTANDO O NIT DA UNIFEI E DISPOSIÇÕES LEGAIS SOBRE PI II Seminário “Bolsa de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Concessão e Acompanhamento” UNIFEI.
Contribuição da UEM para o ecossistema de inovação da cidade de Maringá-PR Mauro Luciano Baesso REITOR.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de brinquedos em geral Inventor: Elço de Souza Jesus Filho.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de pratos e utensílios domésticos Inventora: Elisabete dos Santos Alves Silva.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de jogos de tabuleiro e similares Inventor: Lukombo Carlos Joaquim.
Transcrição da apresentação:

NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI); Em conformidade com a Lei de Inovação - nº , de 02/12/2004; Vinculado diretamente à Reitoria da UNIFEI.

NITTE – Finalidade Fomentar, apoiar e proteger a inovação tecnológica local e regional estimulando o empreendedorismo - em conformidade com a Lei de Inovação.

Propriedade Intelectual Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (NITTE) Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Propriedade intelectual Mecanismo que visa proteger a propriedade sobre o conhecimento, fruto da inteligência e do talento humano. Divide-se em:  Direito autoral;  Propriedade industrial;  Direito sui generis;  Trade secret.

Requisitos para a concessão da patente: INVENÇÃO Novidade; Atividade inventiva; Aplicação industrial. MODELO DE UTILIDADE Novidade; Ato inventivo; Aplicação industrial; Melhoria funcional.

Não são passíveis de proteção: Jogos; Idéias; Regras de jogos; Métodos matemáticos; Métodos contábeis, educativos, financeiros, publicitários, de sorteio e de fiscalização.

Como o NITTE/UNIFEI pode ajudar na solicitação de um pedido? Realização de busca (nos bancos de patentes); Provimento de informações à adequação do relatório descritivo e/ou desenho; Encaminhamento da documentação ao INPI ou órgão regulador no exterior (pesquisadores ligados à UNIFEI); Providenciar o pagamento das taxas (pesquisadores ligados à UNIFEI), etc.

O NITTE da UNIFEI em 2010: Escritório próprio; Organização de Eventos; Participação em comissões da RMPI; Está entre os 14 NITs estruturados em Minas; Ações de divulgação da inovação; Estudo de prospecção tecnológica; Número de pedidos depositados: 40, etc.

NITTE/UNIFEI – Equipe e contatos Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos – Coordenador; Sonia Brito – Secretária; Luciano Meni Gonçalves – Bolsista FAPEMIG (advogado); Luciene Rodrigues S. Campos – Bolsista FAPEMIG; Marco Antônio G. Carneiro – Estagiário UNIFEI. s: ou Site: Fone: + 55 (35) Endereço: Centro de Serviços e ComVivência (UNIFEI)