Introdução aos Balanços de Massa Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A evolução dos modelos atômicos até Thomson
Advertisements

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)
Conservação da massa Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Balanço de Massa e Energia
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química.
ENERGIA – FONTES E FORMAS
QUÍMICA Profª. Norilda Siqueira
Método Científico das Ciências da Natureza
Mecânica dos Fluidos Conservação da quantidade de movimento
Fenômenos de Transporte I
1.a. FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA
Análise do comportamento dinâmico de processos químicos
TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS..
PHD 5729 SIMULAÇÃO HIDROLÓGICA
ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - USP
Introdução à Mecânica dos Fluidos Computacional Prof. Leandro Franco de Souza Leandro Franco de Souza Introdução à Mecânica dos Fluidos Computacional.
CALORIMETRIA.
Marcos Germano Degenhardt
Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena
Evironmental Accounting Emergy and Environmental Decision Making
Modelagem e Simulação de Sistemas.
Transformação Sistema para Volume de Controle
Introdução a Engenharia de Alimentos
Cap. 5 – Introdução à análise diferencial de escoamentos
Simulação de Escoamentos Reativos
Aula 11 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Frente A Módulo 02 Leis das Reações Químicas
Otimização Numérica de Processos
Cristiane Martins Simulação de Escoamentos Reativos AC 290.
Ferramentas apresentadas
Por: Renan R. Martines e Luiggi D. Priolli
1. Sistema - porção definida do espaço.
Área de conhecimento interdisciplinar;
Professor: José Tiago Pereira Barbosa Histórico A Lei da Conservação das Massas foi publicada pela primeira vez 1760, em um ensaio de Mikhail Lomonosov.
PRP28:TRANSFERÊNCIA DE CALOR E TERMODINÂMICA APLICADA
Equilíbrio Químico QF - 10
Cálculos com fórmulas e equações químicas
2. FORMAS INTEGRAIS DAS LEIS FUNDAMENTAIS
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Diferenciais
Modelagem e Simulação de Processos - Introdução
Modelagem e Avaliação de Desempenho
Equilíbrio Químico Capitulo 15 Universidade Federal de Itajubá
ESTEQUIOMETRIA: Cálculos com fórmulas e equações químicas
Capítulo 3 Estequiometria
Equações Diferenciais Ordinárias
Expansão dos Casos de Uso
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Estequiometria A Química é o ramo da ciência que estuda tanto a composição dos materiais quanto as transformações que eles podem vir a sofrer. Por meio.
Aula 1: Introdução a Química
Processamento de Sinais
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA QUÍMICA
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Aula 2 26/03/12 Warlley L. Antunes.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
Componentes do sistema climático A água no sistema climático
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Flow in a cilindrical pipe Lecture 9 Mecânica de Fluidos Ambiental 2015/2016.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Introdução à Termodinâmica.
Hidrodinâmica Aula 02 (1 0 Sem./2016) 1. Redução do contínuo ao discreto: 2 Partição do fluido em pequenos elementos de volume infinitesimal dV e massa.
Conteúdos : Introdução e resumo histórico Objecto e Métodos de Estudo da FMT Aspectos e conceitos Básicos Temperatura e lei zero da Termodinâmica 1ª CONFERÊNCIA.
Propriedades de um Sistema de Engenharia
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II TRANSFERÊNCIA DE CALOR: CONCEITOS GERAIS Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS ME36L – TRANSFERÊNCIA DE CALOR 1 PROF.
A energia e sua conservação
Análise dimensional e Unidades de Engenharia
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS ME36L – TRANSMISSÃO DE CALOR I PROF.
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Análise do Volume de Controle Conservação da Massa.
CONCEITO ESQUEMA DE LEIS
PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II
Transcrição da apresentação:

Introdução aos Balanços de Massa Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi

Balanços de Massa A denominação de balança de massa ou balanço de material é usada para definir os cálculos quantitativos em processos de transformação físicos e químicos da matéria, aplicando-se a lei de conservação da massa.

Conservação de Massa “ A massa não pode ser criada nem destruída. No entanto a sua composição pode ser alterada de uma forma para outra” Balanço de massa Sistematização das informações disponíveis para que seja possível uma solução clara e objetiva de processos. A solução de qualquer problema começa pela compreensão dos processos e fenômenos envolvidos.

Sistema Diagrama simplificado do sistema

Sistema fechado: não existe fluxo de massa através de suas fronteiras Sistema aberto: a massa flui através das fronteiras deste. Balanço Global e os Balanços Individuais = Sistema de equações A soma dos balanços individuais constitui o balanço global que sempre deve ser satisfeito. Qualquer balanço deve ser calculado em alguma base, a qual é denominada Base de Cálculo. A base de cálculo representa a âncora sobre a qual são determinadas as quantidades desconhecidas no problema.

BALANÇO DE MASSA GLOBAL - Computar as quantidades totais das correntes que fluem em um processo. Conservação de Massa acúmulo de massa no sistema Entrada de massa pelo limite do sistema -= Saída de massa pelo limite do sistema

Onde: M, F= massa/tempo Estado Estacionário (Steady State) : não apresentam termo de acúmulo, ou seja, o conteúdo do sistema não apresenta variação ao longo do tempo. ** Não tem geração de massa e/ou consumo no interior do sistema Estado Transiente: o conteúdo do sistema apresenta variação ao longo do tempo.

BALANÇO DE MASSA POR COMPONENTE Entrada de massa pelo limite do sistema Saída de massa pelo limite do sistema acúmulo de massa no sistema -=+ Geração de massa e/ou consumo no interior do sistema - Geração de massa e/ou consumo no interior do sistema = utilizado quando se faz um balanço de massa de um determinado componente de uma mistura = zero quando não há reação química A massa dos componentes pode variar (balanço por componente), mas a soma das massas de todos eles é constante (balanço global)

O seguintes passos são recomendados para equacionar um problema envolvendo trânsito de massa: 1- Formar um diagrama detalhado do processo; 2- Delimitar, com uma linha tracejada, a parte do processo que será estudada; 3- Quantificar todas as correntes conhecidas, bem como de seus constituintes; 4- Reunir todas as equações possíveis, relacionando os diversos constituintes de todas as correntes; 5- Reunir informações complementares; 6- Escolher uma Base de Cálculo para iniciar os Balanços.