Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador MINERAÇÃO E SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORTARIA Nº 777/GM Em 28 de abril de 2004
Advertisements

XIII Encontro Estadual
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Universidade Federal de Pelotas
A Saúde do Trabalhador do Combate a Dengue.
Exercício Profissional
ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
PLANO DE GESTÃO.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
Rede Sentinela de Informação em Saúde do Trabalhador na Bahia
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
São Paulo – Fevereiro de 2012 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
13° Conferência Nacional de Saúde
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Expedito Luna 16 de novembro de 2004
CONSTRUINDO O CUIDADO EM SAÚDE DO TRABALHADOR NA REDE SUS NO CEARÁ
PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE NITERÓI
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Unidade Saúde do Trabalhador
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
INDICADORES DO PACTO PELA VIDA NO RN
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
Doenças relacionadas ao trabalho
VIGILÂNCIA DA PAIR NO SUS História Recente
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
PROMOÇÃO E CUIDADO DA SAÚDE DO TRABALHADOR
1 º QUADRIMESTRE DE 2014 CEREST 1 º QUADRIMESTRE DE 2014 Luciana Gimenez Raffa Gonçalves Gerente Técnica do CEREST.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
SERVIÇO DE AUDIOLOGIA OCUPACIONAL
Tatiana Marinho de Oliveira Machado
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE Panorama do SUS em Santa Catarina
Programa Vigilância dos Acidentes de Trabalho Fatais
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
POLÍTICA E AÇÕES EM SAÚDE DO TRABALHADOR PARA O SUS
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
SAÚDE DO TRABALHADOR CGST/DSAST Secretaria de Vigilância em Saúde
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
Faculdade de Tecnologia e Ciências IV Semestre – Psicologia Saúde Coletiva Amélia Guimarães Jeciana Botelho Thamires Lima Sumaia santos.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
+ + Academia Assistência Trabalhadores de Saúde Epidemiologia Planejamento das ações e serviços de saúde Educação continuada Usuários do SUS Sistemas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Informe sobre as iniciativas.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL
CRIAÇÃO DO NASF.
DENGUEZIKA CHIKUNGUNYA Aedes aegypti Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador Belo Horizonte, 29 de fevereiro de.
SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS
Notificação de Acidentes Ocupacionais com Material Biológico
SAÚDE DO TRABALHADOR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS: algumas idéias para inserção de ações na APS. Faculdade de Medicina de BOTUCATU Curso de Especialização.
Violência Sexual Em agosto de 2013, o governo brasileiro publicou a Lei considerando violência sexual como qualquer forma de atividade sexual não.
Saúde e Trabalho Raphael Mendonça Guimarães, Ph.D.
Projeto rio+10 Saúde,Trabalho e Cidadania. COORDENADORES: Claudia D’Oliveira – Fonoaudióloga - Especialista em Saúde do Trabalhador Claudia D’Oliveira.
Transcrição da apresentação:

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador MINERAÇÃO E SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS 1

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 2 “Saúde é a condição em que um indivíduo, ou grupo de indivíduos, é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente.” (OMS, 1984)

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 3 Campo do saber que visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde- doença. Considera-se saúde e doença como processos dinâmicos, estreitamente articulados com os modos de desenvolvimento da humanidade em determinado momento histórico. Parte do princípio de que a forma de inserção dos indivíduos nos espaços de trabalho contribui decisivamente para formas especificas de adoecer e morrer.

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 4 Trabalhador Toda pessoa que exerça uma atividade de trabalho, independentemente de estar inserido ou não no mercado formal ou informal, inclusive na forma de trabalho familiar e/ou doméstico.

Centros de Referência por UF

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 6 PROTOCOLOS 1) Anamnese Ocupacional 2) Acidentes do Trabalho 3) Material Biológico* 4) Expostos ao Chumbo Metálico 5) Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) 6) Pneumoconioses 7) Risco Químicos 8) Câncer relacionado ao Trabalho 9) Dermatoses Ocupacionais 10) LER/DORT* Trabalho Infantil

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 7 SINAN (Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação) Facilitar a formulação e avaliação das políticas, planos e programas de saúde, subsidiando o processo de tomada de decisões, com vistas a contribuir para a melhoria da situação de saúde da população. NÍVEL FEDERA L NÍVEL ESTADUA L NÍVEL REGION AL NÍVEL MUNICIP AL Transferência: via disquete via sisnet

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 8 Portaria 777 I - Acidente de Trabalho Fatal; II - Acidentes de Trabalho com Mutilações; III - Acidente com Exposição a Material Biológico; IV - Acidentes do Trabalho em Crianças e Adolescentes; V - Dermatoses Ocupacionais; VI - Intoxicações Exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados); VII - Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT); VIII - Pneumoconioses; IX - Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR; X - Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho; e XI - Câncer Relacionado ao Trabalho.

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 9 Ações de Estados e Município

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 10 BAHIA A partir de acidentes com óbitos realiza mapeamento de risco e acompanhamento das recomendações; Encaminhamento para o Ministério Público. Mineração de ferro, duas de ouro, pedra ametista, cobre, uma mineração de chumbo abandonada (junto com a vigilância ambiental). Maior número de acidentes: queda do choco. Jacobina mineração: análise da saúde dos trabalhadores e vigilância. Contato:

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 11 Minas Gerais -Capacitação da atenção básica em saúde do trabalhador. - Capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS) para a identificação de população exposta a sílica. -Capacitação de médicos e enfermeiros das Equipes de Saúde da Familia/ PSF em saúde do trabalhador e pneumopatias ocupacionais. - Capacitação de médicos para leitura radiológica de pneumoconiose segundo a OIT. -“Treinamento em serviço” de pneumologistas ou clínicos no ambulatório de pneumologia do CEREST com foco na silicose. -Selecionar e pactuar unidades notificadoras para pneumoconiose -Vigilância da saúde do trabalhador. Contato:

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 12 Minas Gerais Notificação, capacitação, ações assistenciais, vigilância - Projeto piloto na microrregião de Passos/Piumhi, utilizando uma matriz de indicadores para a vigilância da saúde dos trabalhadores (matriz FPEEEA proposta pela Organização Mundial de Saúde). Os achados dessa matriz irão subsidiar ações tanto para o grupo da extração quanto para o beneficiamento de quartzito. Contato:

Andradas P. de Caldas Alpinópolis Corinto Triângulo do Sul Triângulo do Norte Noroeste Norte de Minas Nordeste Jequitinhonha Leste do Norte Leste do Sul Centro Oeste Centro-Sul Sudeste Sul São Tomé das Letras Medina Teófilo Otoni Ouro Preto Papagaio Nova Lima Guanhães Bicas Distribuição da pneumicomiose em Minas Gerais Fonte: SES/MG, Saúde do Trabalhador

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 14 Rio Grande do Norte Foco municípios de Equador e Parelhas (Calin), através do CEREST de Caicó. Trabalho informal, pneumicomiose e mortes por soterramento. 1)Levantamento da população exposta pelos agentes comunitário utilizando um questionário; 2)Seleção dos casos suspeitos de pneumicominose para consulta clínica (especialista do CEREST de Caicó); 3)Seleção dos casos para exame de raio x. Participando de uma articulação SUS, MME (federal e estadual), Sec. Est. de Comércio e Desenvolvimento, Procuradoria Regional do Trabalho, UFRN, gestores dos municípios e os trabalhadores ou

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 15 Goiás. Previsto mapeamento de risco do estado Santa Catarina. Ações conjunta com Ministério Público e Ministério do Trabalho e Emprego nas investigações de óbitos relacionados ao trabalho. Contato:

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 16 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental – 09 a 12 de dezembro. 1)Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; 2)Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; 3)Democracia, saúde, ambiente e educação: políticas para construção de territórios sustentáveis. (1ª CNSA, Documentos para a conferência)

Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 17 Considerações finais Valorização do conhecimento do Trabalhador Trabalho em conjunto: conceitos e práticas de caráter interdisciplinar e intersetorial em saúde, meio ambiente, trabalho, economia, cultura, educação, ocupação/trabalho etc.

Expedito Luna 16 de novembro de 2004 Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador 18 Obrigada! Soraya Wingester Vilas Boas e Renata Vasconcelos Neto