(FUVEST-SP) – Segundo a ONU, os subsídios dos ricos prejudicam o Terceiro Mundo de várias formas: 1. mantêm baixos os preços internacionais, desvalorizando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Leonardo Queiroga
Advertisements

Concordância Nominal.
O PRONOME.
Pronomes Demonstrativos
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 7 O ARTIGO E O NUMERAL
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Classe Gramatical da palavra QUE
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
LÍNGUA PORTUGUESA Adjetivo - Artigo 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
Gramática da Sapatilha
Classe gramatical variável
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
CLASSES DE PALAVRAS Karen Olivan.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
O que eu também não entendo
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
ADJETIVOS Definição Classificação: primitivos e derivados,
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Infinitivo Gerúndio Particípio
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Adjetivos.
gestaoedidatica.com Português RenatoCrissafi
alegre estudiosa bonita simpática brincalhona delicada sadia
Substantivo, artigo e adjetivo
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Unidade 2 ______________ é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
Artigo Gramática – Aula 4.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Classe de palavras.
Concordância Nominal.
Profª. Luciana Balduíno
Classes Gramaticais Os satélites do substantivo
Determinante, quantificador e pronome
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
Unidade 2 Adjetivo é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
Adjetivo Gramática – Aula 2.
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
Numerais Gramática – Aula 3.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
Classes de palavras Adjetivo.
O adjetivo Classes e flexão.
Flexões do substantivo
Numeral.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CLASSES DE PALAVRAS I SÃO 10, AS CLASSES DE PALAVRAS:
CLASSE GRAMATICAL: NUMERAL MÓDULO 8
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
ADJETIVOS. CONCEITO ADJETIVO é a palavra variável que expressa uma qualidade ou característica do ser e se “encaixa” diretamente ao lado de um substantivo.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
Classes de palavras: o adjetivo
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
CLASSES DE PALAVRAS. Critério semântico de classificação: nomeia os seres e, também, suas ações, seus sentimentos e suas características. SUBSTANTIVO.
A Metáfora Sabes como se constrói?.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
Transcrição da apresentação:

(FUVEST-SP) – Segundo a ONU, os subsídios dos ricos prejudicam o Terceiro Mundo de várias formas: 1. mantêm baixos os preços internacionais, desvalorizando as exportações dos países pobres; 2. Excluem os pobres de vender para os mercados ricos; 3. expõem os produtores pobres à concorrência de produtos mais baratos em seus próprios países. (Folha de S. Paulo, 02/11/97, E-12) Neste texto, as palavras destacadas rico e pobre pertencem a diferentes classes de palavras, conforme o grupo sintático em que estão inseridas. a) Obedecendo à ordem em que aparecem no texto, identifique a classe a que pertencem, em cada ocorrência destacada, as palavras rico e pobre. b) Escreva duas frases com a palavra brasileiro, empregando-a cada vez em uma dessas classes.

Substantivo Do ponto de vista semântico: designa todo tipo de ser: pessoas, coisas, divindades, etc.; Do ponto de vista mórfico: assume as categorias de gênero (masculino/feminino), e número (singular/plural); Do ponto de vista sintático: funciona sempre como suporte ao qual se associam palavras modificadoras. Adjetivo Do ponto de vista semântico: designa qualidade do ser; Do ponto de vista mórfico: assume flexões de gênero e número; assume também a categoria de grau, designando intensidade maior ou menor de uma qualidade; Do ponto de vista sintático: funciona como modificador do substantivo ou de palavras com valor de substantivo.

(FUVEST-SP) – Leia o seguinte texto: "Mas a girafa era uma virgem de tranças recém-cortadas. Com a tola inocência do que é grande e leve e sem culpa. A mulher do casaco marrom desviou os olhos, doente, doente. Sem conseguir – diante da aérea girafa pousada, diante daquele silencioso pássaro sem asas – sem conseguir encontrar dentro de si ponto pior de sua doença, o ponto mais doente, o ponto de ódio, ela que fora ao Jardim Zoológico para adoecer. Mas não diante da girafa, que era mais paisagem do que ente. Não diante daquela carne que se distraíra em altura e distância, a girafa quase verde. Procurou outros animais, tentava aprender com eles a odiar. O hipopótamo, o hipopótamo úmido. O rolo roliço de carne, carne redonda e muda esperando outra carne roliça e muda. Não. Pois havia tal amor humilde em se manter apenas carne, tal doce martírio em não saber pensar." (Clarice Lispector) Destaque do texto dois adjetivos diferentes que, referindo-se respectivamente à girafa e ao hipopótamo, expressem a mesma idéia. Qual é essa idéia?

Observações: 1.  Adjetivo pode ser substantivo. Exemplo: os bons foram escolhidos 2. Ao lado do adjetivo pode ocorrer a locução adjetiva, formada de preposição + substantivo. Exemplo: transparência vítrea / transparência de vidro. Gênero dos adjetivos A formação do gênero dos adjetivos é análogo à dos substantivos. Número dos adjetivos O plural dos adjetivos é formado conforme o substantivo Grau dos adjetivos O grau designa a intensidade maior ou menor com que uma qualidade é atribuída ao substantivo. O grau pode ser formado pelos processos: ·  Sintético: agregando-se ao adjetivo sufixos intensificadores; · Analítico: associando-se ao adjetivo palavras soltas designativas de intensificação.

Artigo   Por definição, artigo: Do ponto de vista semântico: serve para determinar ou indeterminar o substantivo a que se refere. Daí a subdivisão em artigo definido (o, a, os, as) e artigos indefinidos (um, uma, uns, umas); · Do ponto de vista mórfico: flexiona-se em gênero (o - a), (um – umas) e número (os – as), (uns – umas); · Do ponto de vista sintático: associa-se ao substantivo, nunca podendo pospor-se a este. O artigo anteposto pode substantivar qualquer palavra. ·                

Observe as duas frases seguintes: O presidente do Partido Nacionalista Revolucionário brasileiro (PNRB) disse que concorda com idéias de Hitler, mas não é nazista. O presidente do Partido Nacionalista Revolucionário brasileiro (PNRB) disse que concorda com as idéias de Hitler, mas não é nazista. Lendo-as com atenção você vai notar que uma delas contém uma contradição, outra não. Em qual delas há contradição? Por que?

(FUVEST-SP) “Ele é o homem, eu sou apenas uma mulher.” Nesses versos reforça-se a oposição entre os termos homem e mulher. Identifique os recursos linguísticos utilizados para provocar esse reforço e explique por que esses recursos causam tal efeito.

Numeral Por definição, numeral Do ponto de vista semântico: quantifica ou ordena o substantivo ou palavra equivalente. Subdivide-se em: -Cardinais: designam quantidade determinadas de seres (um, dois..) -Fracionários: designam o número de partes em que se divide uma quantidade (meio, terço..) -Multiplicativos: designam o número de vezes em que a quantidade é multiplicada (duplo, triplo..) -Ordinais: designam a posição numérica em que se localiza determinado ser (primeiro, segundo..)

Do ponto de vista mórfico: os cardinais, exceto “um”, são plurais Do ponto de vista mórfico: os cardinais, exceto “um”, são plurais. Quanto ao gênero são invariáveis exceto: um - uma, dois – duas e as centenas superiores a cem: duzentos – duzentas, etc. Os numerais ordinais flexionam-se em gênero (segundo – segunda) e números (segundo – segundas). Do ponto de vista sintático: vêm associados ao substantivo.