Análise da Tese: IMPACTOS CLIMÁTICOS REGIONAIS DA MUDANÇA DE VEGETAÇÃO NO SEMI- ÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO Solange Silva de Souza Tese de Doutorado do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
Massas de Ar As massas de ar são grandes porções de ar atmosférico com características específicas: - Quentes ou frias - Secas ou úmidas.
El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento.
A economia vai acabar com o planeta?
(modelagem hidrológica)
Causas e efeitos das alterações climáticas
Objetivos específicos (intermediários)
Desertificação.
RESUMO A sazonalidade do armazenamento da água no solo pode induzir um efeito memória de longo período na variabilidade atmosférica. Isto implica que a.
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Mudanças Climáticas: atuação do Congresso Nacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE METEOROLOGIA
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
Mudanças Climáticas Um desafio para as políticas públicas
Desenvolvimento Sustentável
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
As políticas florestais para o desenvolvimento sustentável devem reflectir um conhecimento aprofundado das consequências das alterações climáticas Medidas.
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Metodologia para Elaboração de Problema.
Mudanças climáticas e evolução do Homem
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: IMPACTOS, VULNERABILIDADE E ADAPTAÇÃO
2. Semi-Árido (Caatinga)
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO (FONTE 70 A 90)
Domínio do Cerrado.
Aula sobre o Brasil e suas regiões
ÁFRICA.
BIOMAS BRASILEIROS.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
CEAP – Centro de Ensino Superior do Amapá
Comitê de Ética em Pesquisa
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DETECÇÃO DE POSSÍVEIS “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM SÉRIES HISTÓRICAS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL Gabriel Blain Estudo de caso: Campinas-SP (1890 a 2005)
MUDANÇAS DE USO DA TERRA E PLANEJAMENTO TERRITORIAL
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
GEOGRAFIAGROTH.
Estratégias para a Amazônia
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Introdução Eventos extremos de precipitação são capazes de causar enormes prejuízos socioeconômicos. Oscilações climáticas naturais podem alterar sua frequência.
Impacto das mudanças climáticas no Brasil
Classificação Climática
BIOMAS DO BRASIL.
DEGRADAÇÃO DO SOLO EROSÃO, ENCHENTES E DESERTIFICAÇÃO
O Valor da Água: Análise Econômico-Ecológica das Relações Sociais e Ambientais na Bacia do Rio Purus UNICAMP/Instituto de Economia.
Etapas da Pesquisa Científica
Minas Gerais rumo à desertificação?. O Brasil é signatário da Convenção Internacional das Nações Unidas de Combate à Desertificação (CCD) desde 1997 e.
III Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto GeoNordeste Aracaju - SE Iêdo GEO-NE 2006.
O Aquecimento global.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Débora Canongia Furtado Disciplina: Prática Científica Metodologia para implantação de um modelo dinâmico de planejamento de transporte público de passageiros.
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio 2011.
Análise da Tese: Geração de Energia a Partir de Resíduos Sólidos Urbanos: Avaliação e Diretrizes para Tecnologias Potencialmente Aplicáveis no Brasil Análise.
Ana Beatriz de Brito /UFRN/ Judson Rodrigo Diogo de Oliveira /UFRN/ Samuel Araújo Bezerra /UFRN/
Trabalho Final de Metodologia da Pesquisa Científica Análise da Tese de Doutorado Sensoriamento Remoto da Dinâmica da Circulação da Água do Sistema Planície.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE Análise de Tese: “ Caracterização ecofisiológica de.
Ministério do Meio Ambiente
Apresentação sobre Modelagem Climática André Luiz Miranda Silva Zopelari Lúcia Xavier Félix.
Análise de Dissertação Metodologia de Pesquisa Científica – SER 212 Docente: Prof. Dr. Gilberto Câmara DADOS MODIS PARA MONITORAMENTO E DETECÇÃO DA RETIRADA.
Caracterização e mapeamento da vegetação da região da Floresta Natural de Tapajós através de dados Ópticos, Radar e Inventários Florestais Fernando Del.
Modelagem Hidrológica de uma Micro-bacia em Floresta não Perturbada na Amazônia Central Luz Adriana Cuartas Pineda CST-311 – Metodologia Científica Aluna:
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)‏ Avaliação do MDT Extraído de Dados SAR Interferométricos na Banda X do SAR R-99B na região amazônica.
ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DO DESFLORESTAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluno: Juliana Paiva Nunes Kury Metodologia de Pesquisa.
Atualizações no modelo numérico de mudança climática Eta da representação da cobertura da terra no Nordeste do Brasil Padrões e Processos em Dinâmica de.
Transcrição da apresentação:

Análise da Tese: IMPACTOS CLIMÁTICOS REGIONAIS DA MUDANÇA DE VEGETAÇÃO NO SEMI- ÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO Solange Silva de Souza Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Meteorologia, aprovada em 27 de março de CST Metodologia da Pesquisa Científica Caroline Mourão

Problema Hipótese Experimento Resultados Conclusões

Problema Hipótese Experimento Resultados Conclusões

Existe algum problema ? Sim

“… áreas degradadas do semi-árido podem ser ampliadas significativamente em decorrência da ação antrópica, levando a desertificação no Nordeste do Brasil. Em tal cenário a vegetação natural de caatinga é substituida por vegetação de baixo porte, como o semideserto e, no caso extremo, em desertos. Neste processo de mudanças de cobertura vegetal o clima pode ser seriamente afetado.” “… caso ocorra desertificação no semi-árido, qual seria o impacto na precipitação sobre o Nordeste brasileiro.”

Problema Hipótese Experimento Resultados Conclusões

Quais hipóteses foram levantadas? “Para o Sahel, Xue e Shukla (1996) mostraram que o plantio de árvores levaria a um aumento de precipitação, indicando que os efeitos da conversão em florestas são opostos aos da desertificação. Todavia a argumentação parece não ser válida para o Nordeste do Brasil-NEB (Oyama, 2002; Souza e Alvalá, 2004)” “… o que pode ser entendido como o clima do semi- árido ser independente de sua cobertura vegetal, uma vez que tanto na conversão em floresta quanto na desertificação há convergência para o mesmo resultado, ou seja, redução de precipitação.”

Qual foi a hipótese do trabalho ? “… os impactos da mudança de vegetação no Nordeste ocorrem em escalas menores que aquelas da grade dos modelos globais, tendendo a ficar confinados na própria região e adjacências.”

Qual o objetivo do trabalho ? “Este trabalho teve como objetivo geral realizar um estudo de modelagem da interação biosfera- atmosfera na região Nordeste do Brasil.”

Problema Hipótese Experimento Resultados Conclusões

Existiu algum experimento para validação? SIM “… utilizou-se o modelo regional climático Eta do CPTEC para iniciar uma série de experimentos que permitam avaliar os efeitos de mudanças da cobertura vegetal na região Nordeste do Brasil.”

Como os experimentos foram realizados?

Problema Hipótese Experimento Resultados Conclusões

Existe alguma refutação ou confirmação? SIM “…não só é verificada sensibilidade climática sobre o NEB, como também existe uma resposta linear do sistema terra-atmosfera a um amplo espectro de vegetação …”

Existe alguma refutação ou confirmação? “É interessante notar que em todos os cenários de vegetação as anomalias de precipitação tendem a ficar próximas à região do NEB; ou seja, não são propagadas para regiões muito distantes além da região modificada.”

Pontos positivos Revisão bibliográfica pertinente. Metodologia eficiênte que permite a reprodução dos experimentos. A hipótese e o objetivo foram bem trabalhados na exposição dos resultados Os resultados revelam um avanço cientifico baseado no avanço tecnológico.

Pontos negativos Falta lista de siglas O objetivo poderia ser mais específico