1 CONCEITO DE ÉTICA Cida Sanches. 2 Ética: vem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter. Conjunto sistemático de conhecimentos racionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A FELICIDADE HUMANA ARISTÓTELES
Advertisements

Filosofia grega Ethos : morada do homem.
O QUE É ÉTICA?.
e a ética da justa medida
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Senso e consciência moral
A Ética, suas divisões, Kant e Mill
ALGUNS PONTOS DO CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA (O Céu e o Inferno)
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
Qual é a Moral da Ética? Ética e Moral.
A ética.
COLEGIO ESTADUAL CASTELO BRANCO
A virtude da coragem e a teoria da justa-medida em Aristóteles.
Ética.
SÓCRATES E OS SOFISTAS O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se ao dos Sofistas, embora não vendesse seus ensinamentos. Com habilidade de raciocínio,
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Otimismo gera Saúde. Ser saudável Hoje, para ser considerada saudável, uma pessoa não precisa apresentar apenas uma higidez física e mental, ela tem que.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
A ÉTICA E O TRABALHO ACADÊMICO
Felipe Moreira. contexto MÉTODO DE CONVENCER OS OUTROS A FAZEREM O QUE FOI PLANEJADO. “CONSEGUIR QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE É NECESSARIO EM VEZ DE VOCÊ”.
Metafísica Aristotélica
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
ÉTICA E MORAL
PODER RELACIONAMENT O FUTEBOL     Como definir o limite em que as paixões deixam de ser boas ou más? – As paixões são como um cavalo que é útil.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
«Alienação» | 1 Tanto em Marx quanto em Hegel, a alienação está ligada ao trabalho. Todavia, para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer,
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Estudo Mensal de Junho de
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Nem merecimento, nem castigo. Somente conquista e aprendizado.
Immanuel Kant. Zwei Dinge erfüllen das Gemüt mit immer neuer and zunehmenden Bewunderung und Ehrfurcht, je öfter und anhaltender sich das Nachdenken.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Introdução ao pensamento de Aristóteles Evandro Albuquerque de Andrade.
Reflexões Quando o encarceramento nos apanha no cumprimento do nosso dever, devemos sentir-nos felizes, porquanto isso nos torna mais fortes, pois representa.
Grandes Personalida des Sabedoria em série “(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os.
Convivendo com a Diversidade Cultural
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Ligue o Som MEUS BANNERS 2 de 4 Clic.
Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
1 Factores de Produção
O QUE É FILOSOFIA?.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
EMPIRISMO BRITÂNICO John Locke, a identidade de Batman e a crítica à noção de substância Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Ética Profissional e Relações Sociais Profª Márcia Luci.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL.
Transcrição da apresentação:

1 CONCEITO DE ÉTICA Cida Sanches

2 Ética: vem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter. Conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento moral dos homens. bem-estar social Conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo outrossim, o bem-estar social CONCEITO DE ÉTICA

3 Ética organizacional conjunto de critérios que modelam as ações do indivíduo em relação às outras partes interessadas da organização stakeholders: empregados, clientes, fornecedores, acionistas, governo, e outros (incluindo outras empresas) que possuem um vínculo econômico direto com a empresa. CONCEITO DE ÉTICA

4 reflexão Ocupa-se a ética com a reflexão sobre os valores da vida, a virtude e o vício, o direito e o dever, o bem e o mal. consciência reflexiva O desenvolvimento da consciência reflexiva torna o homem capaz de: ⋆ pensar sobre sua própria existência; ⋆ perguntar-se sobre o sentido da vida; ⋆ questionar o presente; ⋆ analisar o passado e ⋆ projetar o futuro. CONCEITO DE ÉTICA

5 Moral: conjunto de conceitos que regulam o comportamento individual e social do homem. É a ciência que ordena, para um fim, os atos humanos: devem proceder do homem com conhecimento da inteligência e consentimento da vontade. De acordo com o conhecimento, sua capacidade cognitiva e o consentimento das suas vontades, se dará a moralidade formal dos atos adquiridas pela: educação, tradição, hábito. CONCEITO DE MORAL

6 A consciência moral nos inclina para o virtude caminho da virtude. pode ser considerada intelectual ou moral Virtude intelectual: disposição firme e constante para o aperfeiçoamento da inteligência, de modo que esta atinja a verdade, que é o seu bem. Virtude moral: disposição firme e constante para o aperfeiçoamento da vontade, de maneira que por meio desta, se alcance o fim último do homem,tornar boa a operação do homem, e mais ainda, tornar bom o próprio homem  justiça e caridade  CONCEITO DE MORAL

7 Erich Fromm diz: “O bem é a afirmação da vida, o desenvolvimento das capacidades do homem. A virtude consiste em assumir-se a responsabilidade por sua própria existência. O mal constitui a mutilação das capacidades do homem; o vício reside na irresponsabilidade perante si mesmo. CONCEITO DE MORAL

8 bem e o mal O bem e o mal segundo as visões:Humanismo: os valores éticos, objetivamente válidos, têm como base a própria natureza humana. O bem  O bem  contribui para o desenvolvimento das potencialidades do homem e favorece a vida. O mal  O mal  estrangula a vida e paralisa as atividades do homem.Cristianismo: os valores éticos tem como fundamento o respeito às leis naturais e eternas. O bem  O bem  prática de ações capazes de aproximar o homem de Deus. O mal  O mal  ofensa voluntária contra o amor a Deus e às suas criaturas. CONCEITO DE ÉTICA /MORAL

9 Hedonismo: considera que o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral. O bem  O bem  tudo aquilo capaz de oferecer prazer imediato; O mal  O mal  aquilo que gera sofrimento Em cada situação com que a pessoa se depara, ela seleciona alternativas de ação que podem: maximizar o prazer: recompensas, satisfação, reforço positivo minimizar o sofrimento: punições, insatisfações

10 CONCEITO DE ÉTICA /MORAL Virtude Um dos conceitos-chave que se aplica para compreender o sistema moral da ética é a virtude. Como alguns filósofos apresentam a virtude. Platão Platão – A virtude é a liberação, enquanto purificação das paixões, mas está ligada a sabedoria. pensamento Consiste em trocar os valores individuais, os prazeres por uma moeda que possui o valor universal – o pensamento. Imutabilidade das formas eternas. Virtude, portanto, é o ascese da alma para o conhecimento das formas eternas.

11 CONCEITO DE ÉTICA /MORAL Aristóteles Aristóteles – Virtude é o meio termo entre dois vícios, um por excesso e outro pela falta. “Achar o centro do círculo não é para qualquer um” Diz Aristóteles que um homem só é feliz se possuir: saúde, fortuna, amizades, conhecimento, sorte e virtude. Caracteriza como: Morais = coragem, moderação, prudência e justiça. Intelectuais = compreensão e sabedoria.

12 CONCEITO DE ÉTICA /MORAL Kant Kant – a moral não é propriamente dito a doutrina que nos ensina como devemos nos tornar felizes,  mas como devemos nos tornar dignos da felicidade. moral do dever e da imposição de normas a si mesmo Assim a moral kantiana será a moral do dever e da imposição de normas a si mesmo. Nesse contexto, a virtude será definida como “a força moral da vontade de um homem no cumprimento de seu dever” “uma ação é moralmente correta para uma pessoa em uma determinada situação, se e somente se a razão desta pessoa para fazer tal ação é uma razão que esta mesma pessoa desejaria que outras tivessem ao agir, em qualquer situação semelhante”.

13 CONCEITO DE ÉTICA /MORAL Sêneca Sêneca – vê a prudência como a maior de todas as virtudes. “quem possui a prudência, guarda também a temperança; quem é temperante é constante, quem é constante não se perturba; quem não se perturba não tem tristeza e quem não é triste é feliz”.

14 CONCEITO DE ÉTICA /MORAL Voltaire Voltaire – A virtude e o vício, o bem e o mal moral são, em todos os países aquilo que é útil ou daninho à sociedade; e, em todos os lugares e em todos os tempos, aquele que mais se sacrificar ao público será considerado o mais virtuoso. “...mas como Deus não se dignou, que eu saiba, imiscuir-se assim em nossa conduta, é preciso que nos atenhamos às dádivas que nos deu: a razão, o amor-próprio, a benevolência para com a nossa espécie, as carências, as paixões, todos os meios pelos quais estabelecemos a sociedade”.