Rochas Sedimentares MINERAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Advertisements

ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Noções Básicas de Corrosão
CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
Propriedades da Matéria
Mineral “É um elemento ou composto químico, via de regra resultante de processos inorgânicos, de composição química geralmente definida e encontrado naturalmente.
Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas
MINERAIS & ROCHAS.
MINERAIS & ROCHAS.
Atividade de sondagem de aprendizagem de Química
Química - A Funções Inorgânicas.
PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
Microscópio petrográfico
Mineralogia estudo dos minerais
Mineralogia.
ROCHAS E MINERAIS.
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
MINERAIS.
1 - Etapas do método científico.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Módulo 2.
CRISTALOGRAFIA.
QUÍMICA DESCRITIVA.
Química.
Propriedades gerais da Matéria
Propriedades específicas dos materiais e caracterização de substâncias
Atividade prática - 8 Tarefas - páginas 165 e 166.
Propriedades da Matéria
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
Propriedades gerais da Matéria
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
3 Constituintes da Terra Sólida 3. 1 Apresentação 3
Rochas Quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre.
Rochas.
Cinética Química.
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
Diálogo com os alunos acerca da visita de estudo a Arouca.
Propriedades da Matéria
7 PROPRIEDADES PERIÓDICAS Cézar de Goes Camargo
Substâncias e Misturas
MINERAIS.
Ciências Naturais 7º Ano Prof. Teresa Marcelino
das rochas – os minerais
Ciências Naturais – 7.º ano
Rochas – testemunhos da actividade da Terra
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Consolidação de Magmas
A Dureza e a Agressividade das Águas
Prof. Ana Rita Rainho Minerais.
Unidade 3 Classificação dos materiais
ROCHAS METAMÓRFICAS.
Ciências Naturais – 7.º ano
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo.
Filipa Vicente. No estudo da Química do 7º Ano fizemos uma primeira classificação das substâncias Substâncias ElementaresCompostos No estudo da Química.
Aula 01 QUÍMICA GERAL 1. Natureza da matéria Tales de Mileto ( a. C.) “Tudo é água” Anaxímenes de Mileto ( a. C.) “Tudo provém do ar e retorna.
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
8.3 Metais e não metais. 8.3 Metais e não metais.
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
Baseada na apostila da Prof. Dra Maria Rita Caetano Chang
Para ter acesso a esse material acesse:
Introdução a Química.
Ciências Naturais – 7.º ano
Como já foi referido, os minerais caracterizam-se por uma composição química definida e por uma estrutura interna ordenada, regular e repetitiva, a que.
Dinâmica Externa da Terra
TIPOS DE ROCHAS.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº 2 14 de Setembro de 2011.
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Transcrição da apresentação:

Rochas Sedimentares MINERAIS

Mineral - definição Corpo sólido, natural, inorgânico, de estrutura cristalina e com composição química fixa ou variável dentro de certos limites.

Não são minerais : Água e líquidos em geral; Oxigénio, dióxido de carbono e outros gases; Âmbar (resina fóssil ), carvão, pérolas e outras substâncias produzidas por seres vivos; Qualquer substância produzida pelo Homem. Serão minerais ? -Gelo de um glaciar; -Mercúrio, elemento nativo líquido,

Mineralóides Na Natureza existem substâncias sólidas, naturais e inorgânicas, mas que não têm estrutura cristalina, são os mineralóides.

Microscópio petrográfico Imagem dada pelo microscópio petrográfico, de uma rocha

Composição química

Elementos nativos / Sulfuretos

Óxidos e hidróxidos/ Halóides (Cl-; F- ; Br- ; I-) ( O2- ; OH-)

Carbonatos / sulfatos ( SO4 2-) ( CO3 2-)

Fosfatos / Silicatos (SiO4 4-) ( PO3 2- )

Propriedades dos Minerais Propriedades físicas – identificação de propriedades óticas ( cor, risca e brilho ) ; de propriedades mecânicas ( dureza, clivagem e fratura ) e determinação da dureza. Propriedades químicas – realização de testes e análises químicas.

Clivagem / Fractura Como se comportam os minerais quando sujeitos a uma pancada ?

Propriedades Físicas: Clivagem Tendência de alguns minerais para fragmentarem, por aplicação de uma força mecânica, segundo superfícies planas e brilhantes, de direções bem definidas e constantes.

Propriedades Físicas: Fratura Fragmentação irregular, sem planos de clivagem visíveis.

Classificação da Clivagem

Propriedades Físicas: Brilho Efeito produzido pela quantidade e intensidade da luz que é refletida na superfície dos minerais. Brilho metálico – intenso, semelhante ao observado nos metais polidos, observa-se em minerais opacos. Brilho sub-metálico – semelhante mas menos intenso do que o metálico. Brilho não metálico – observa-se em minerais transparentes ou translúcidos. Utilizam-se termos como : vítreo, sedose, adamantino, nacarado, resinoso, ceroso ou gorduroso para descrever o seu brilho.

Propriedades Físicas: Cor Minerais idiocromáticos – apresentam cor constante. Minerais alocromáticos – apresentam cor variável. A diversidade de cores num mineral alocromático deve-se, frequentemente, à presença de elementos estranhos à sua composição ( Ex. variedades de quartzo, corindo e berilo.

Mineral idiocromático Pirite

Mineral Alocromático Quartzo

Propriedades Físicas: Dureza Resistência que um mineral oferece à abrasão. Avalia-se quando é riscado por outro mineral ou por um objeto. Para determinar a dureza relativa entre dois minerais basta deslizar, sob pressão, uma aresta viva de um sobre uma superfície do outro. O mais duro deixará um sulco no mineral menos duro.

Escala de Mohs

Dureza Se o mineral desconhecido riscar a fluorite (4 ) e, por sua vez, for riscado pela apatite ( 5 ), a sua dureza será 4,5. Os termos da escala devem ser percorridos do mais duro para o menos duro, para evitar o desgaste dos menos duros.

Dureza Quando não temos a escala de Mohs :

Determinação da Dureza Em A , determinação da dureza relativa entre dois minerais. Em B , determinação da dureza do mineral em relação a uma placa de vidro.

Propriedades Físicas: Traço ou Risca Cor do mineral quando reduzido a pó. Para determinar a cor é usual riscar com o mineral a superfície despolida de uma porcelana. Funciona com minerais cuja dureza é inferior à da porcelana ( cerca de 7 ). Nos outros casos reduz-se a pó uma amostra do mineral. Frequentemente, a cor da risca de um mineral não coincide com a sua cor. Diferentes variedades do mesmo mineral têm sempre traço com a mesma cor.

Traço ou Risca Em regra, minerais alocromáticos têm risca incolor ou branca ; minerais idiocromáticos não metálicos têm risca igual à sua cor ; nos minerais de brilho metálico a risca tende a ser negra.

Propriedades Físicas: Densidade A densidade ( d ) de um mineral depende da sua estrutura cristalina, ou seja, da natureza das partículas ( átomos ou iões ) e do seu arranjo, mais ou menos compacto. Os minerais de brilho não metálico possuem densidades próximas da do quartzo ( 2,6 ) ou da calcite ( 2,7 ). Minerais de brilho metálico apresentam densidades próximas da da pirite ( 5,0 ) Minerais muito densos apresentam densidades superiores a 7, como o ouro ( 15 a 19,3 )

Balança de Jolly - Densidade Determina o peso (P) do mineral no ar; Determina o peso (P´) do mineral mergulhado na água. d =_____ P P - P´

Propriedades Químicas Reação ao ácido clorídrico A calcite e outros carbonatos reagem com o ácido clorídrico, fazendo efervescência devido à libertação de CO2

Propriedades Químicas CaMg(CO3) Ca CO3 A Aragonite reage com o HCl a Frio; A Dolomite reage com o HCl a Frio, mas só levemente; se utilizarmos o pó do mineral ele reage de forma evidente.

Propriedades Químicas Ca CO3 Embora tenham a mesma composição química, a estrutura cristalina é diferente. Para as distinguir recorre-se a uma solução concentrada de nitrato de cobalto: Após ter fervido a aragonite toma a cor lilás; Após ter fervido a calcite fica branca e passado algum tempo passa a azul.

Minerais mais comuns nas Rochas