Professor; Albino nunes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLIQUE O MOUSE PARA NOVAS INFORMAÇÕES
Advertisements

FÍSICO-QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA
Estudo do Estado Gasoso
Estudo dos Gases Chaos = caos
GASES PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
GASES PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
GASES prof. YOSHIO.
Caderno 2 Capítulo Os gases perfeitos
Gases Ideais Prof Leonis Lourenço.
Transformações gasosas
FASES DA MATÉRIA Hêda Míriam
O estado gasoso Gases Química.
ESTUDO DOS GASES.
ESTUDO DOS GASES O estado físico de uma determinada massa de qualquer gás pode ser descrito a partir de tres grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA.
Estudo dos Gases Profª.:Patrícia Regina de S.Carneiro
GASES.
ESTUDO DOS GASES ESTUDO DOS GASES. T = constante P 1 V 1 = P 2 V 2 P0P0 V0V0 2P 0 V0V0 5,020,0 4,0 1,0 p (10 5 Pa) v (cm 3 ) TT 2 Revisão -4- Termologia.
ESTUDO DOS GASES.
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 6
3.1.1.Calor Específico molar do gás
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
Variação de pressão nos fluidos estáticos
Gases.
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Química Geral Química Geral Introdução: Matéria e Medida Prof. Armando Rodrigues.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Aula 3 – Propriedades.
Gases resolução dos exercício impares propostos página 92
Universidade Federal do Acre PET-Agronomia Rio Branco, Acre 2010 Petiano: José Ricardo Alves Pontes Tutor: Prof. Dr. José Ribamar.
CONTEÚDOS: CALOR LATENTE TRABALHO NOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS CALOR LATENTE, CALOR E TRABALHO.
Termodinâmica Conceitos Fundamentais 1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo v. 1.0.
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Primeira lei da termodinâmica
Experiência 07 Fluidos em Equilíbrio Simone Fraiha.
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
CONTEÚDOS: TEMPERATURA E SUA MEDIÇÃO DILATAÇÃO TÉRMICA ª CONFERÊNCIA DE FÍSICA MOLECULAR E TERMODINÂMICA.
Gases resolução dos exercício impares propostos página 92.
III. Temperatura e Teoria Cinética dos gases
1 SUBDOMÍNIO REAÇÕES ÁCIDO-BASE 1.1Ácidos e bases 1.2Acidez e basicidade de soluções 1.3Ácidos e bases em soluções aquosas 1.4Acidez e basicidade em soluções.
Alterar a temperatura Alterar o estado físico. DILATAÇÃO dos SÓLIDOS.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
Constantes de um Gás Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra de gás possui; Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra.
Equilíbrio Químico Albino O. Nunes INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN Campus Mossoró.
ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA E DENSIDADE Físico-Química (frente 3) – Bruno :D.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Introdução a termodinâmica: propriedades Curso Técnico de Mecânica Automotiva Fundamentos de Mecânica Aplicada Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Noções de Grandezas Físicas e Unidades
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
ESTUDO DOS GASES Profa. Karen Farias. TEORIA CINÉTICA DOS GASES As moléculas de um gás estão em contínuo movimento e separadas por grandes espaços.
TERMODINÂMICA.
Estudo dos Gases 1.
ESTUDO DOS GASES PROF. SILVIO.
Professora Paula Melo Silva
ESTUDO DOS GASES O estado físico de uma determinada massa de qualquer gás pode ser descrito a partir de tres grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA.
Grandezas que definem o estado de um gás
ESTUDO DOS GASES PERFEITOS
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
TERMOLOGIA.
 Gases e suas transformações
Estado gasoso 10º ano [Imagem:
TERMODINÂMICA.
Características físicas do estado gasoso
Estado gasoso Miguel Neta, dezembro de 2018
Transcrição da apresentação:

Professor; Albino nunes Estudo dos gases Professor; Albino nunes

OBJETIVOS COMPREENDER AS VARIAVÉIS DE ESTADO DE UM GÁS; COMPREENDER AS TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS PELAS QUAIS OS GASES PASSAM;

GASES Gás  Vapor Gás: uma substância que normalmente se encontra no estado gasoso na temperatura e pressão ambiente. Exs.:Hélio, Hidrogênio, Oxigênio, entre outros. Vapor: a forma gasosa de uma substância que normalmente é um líquido ou um sólido na temperatura e pressão ambiente.Ex.: Água

Compressibilidade e Expansibilidade Ao dobrar a pressão exercida sobre um gás seu volume se reduz à metade. Ao reduzir a pressão pela metade o volume do gás é duplicado.

TEORIA CINÉTICA DOS GASES As moléculas de um gás estão em contínuo movimento e separadas por grandes espaços vazios. O movimento das moléculas ocorre ao acaso e em todas as direções e sentidos.

A pressão do gás é resultante das colisões das moléculas contra as paredes do recipiente. Estas colisões e as colisões entre as moléculas são elásticas (sem perda de energia) As moléculas são livres em seu movimento, ou seja, não existe atração entre as moléculas.

Variáveis de estado de um gás Volume: é igual ao volume do recipiente que o contém. 1m3 = 1000dm3 = 1000L 1dm3 = 1L = 1000cm3 = 1000mL Pressão: quanto maior a altitude menor a pressão . A nível do mar : 1atm =760mmHg = 760 torr Temperatura: nos interessam as escalas Celsius e Kelvin T(K) = TC + 273

EQUAÇÃO GERAL DOS GASES SITUAÇÃO INICIAL EM QUE O GÁS SE ENCONTRA. PRESSÃO VOLUME TEMPERATURA SITUAÇÃO FINAL EM QUE O GÁS SE ENCONTRA. PRESSÃO VOLUME TEMPERATURA

Transformação Isotérmica As transformações gasosas envolvem as variáveis de estado (volume, pressão e temperatura). A transformação isotérmica ocorre a temperatura constante. O volume ocupado por uma massa de gás é inversamente proporcional à pressão exercida sobre ele.

RELAÇÃO ENTRE PRESSÃO E VOLUME

Em temperatura constante quanto maior for a pressão, menor será o volume ocupado pela massa gasosa. Lei de Boyle-Mariotte : P1 V1 = P2 V2

Transformação Isobárica A transformação isobárica ocorre a pressão constante. O volume ocupado por uma massa de gás é diretamente proporcional a sua temperatura. O aumento da temperatura aumenta a energia cinética (movimento) das moléculas do gás.

RELAÇÃO ENTRE TEMPERATURA E VOLUME

A pressão constante, quanto maior a temperatura maior o volume ocupado pelo gás. Lei de Charles/Gay-Lussac : V1 / T1 =  V2 / T2

Transformação isovolumétrica (isocórica ou isométrica) A transformação isovolumétrica ocorre a volume constante. O aumento da temperatura provoca um aumento na pressão exercida pelo gás.

A volume constante, quanto maior a temperatura maior a pressão exercida pelo gás. Lei de Charles/Gay-Lussac : P1 / T1 = P2 / T2

Equação de Clapeyron Relaciona quantidade de mols de um gás com pressão, volume e temperatura. P . V = n . R . T P= pressão (atm ou mmHg) V= volume (L) n= nº de mol R= constante dos gases (0,082 atm.L/mol.K ou 62,3 mmHg.L/mol.K) T= temperatura em Kelvin