O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 - Diferentes projetos republicanos:
Advertisements

A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
A República Velha Brasileira ( )
REPÚBLICA VELHA ( ).
BRASIL REPÚBLICA (1889 – ) REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930) 3 - República Oligárquica (1894 – 1930): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil.
REPÚBLICA VELHA ( ) Agentes participantes do projeto republicano  líderes militares, cafeicultores, profissionais liberais, componentes da classe.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Primeira República.
Trabalho de historia da Politica café com leite 9ano `b`
A REPÚBLICA CRISE DO IMPÉRIO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
2 - A república no Brasil.
Revisão República!.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Nome:Amanda de Souza;Camila Ribeiro; Núbia Karoline;Victor Hugo
Aspectos políticos, sociais e econômicos
BRASIL REPÚBLICA A Queda da Monarquia Fatores: A Questão Religiosa
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
3 - República Oligárquica (1894 – 1930):
República Oligárquica
República Velha 1889 – 1930.
1 - Diferentes projetos republicanos:
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo A MONARQUIA DESGASTADA 3ª SÉRIE GAYLUSSAC.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
Crise da Monarquia Nos finais do século XIX, Portugal vivia uma crise económica, financeira, política e social.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
PRIMEIRA REPÚBLICA (PARTE I) Natania Nogueira
Primeira República ( ) 1.República da Espada ( ) * A proclamação da república foi um golpe militar apoiado pelos cafeicultores paulistas.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
História do Brasil No tempo dos Coronéis
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
A PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) DISCIPLINA : HISTÓRIA PROF. PABLO DA ROCHA.
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
A República Velha 1894 / 1930 Aulas 60 à 65. República das Oligarquias ou Café com Leite: Hegemonia da aristocracia rural no poder federal (presidência.
O PRIMEIRO IMPÉRIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
GEOHISTORIAENEM.BLOGSPOT.COM.BR DIFERENTES PROJETOS: LIBERAL = CAFEICULTORES PAULISTAS – PRP FEDERALISMO DESCENTRALIZADO JACOBINO = SETORES URBANOS – CLASSE.
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
Porque é Feriado em 5 de Outubro? A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Planejamento e Processo Orçamentário Planejamento de Governo e Políticas Públicas.
Tecnologia em Gestão da Qualidade Contabilidade Introdutória Setor de Educação Profissional e Tecnológica Setor de Educação Profissional e Tecnológica.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
MOVIMENTO PERONISTA ARGENTINA, Ditaduras Latino-Americanas Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina, Acervo pessoal.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
REPÚBLICA: Sistema de governo, em que o supremo poder é exercido por tempo limitado, por um ou mais indivíduos eleitos pelo povo.
FEUDALISMO Igreja = centro do poder ideológico, político e econômico RENASCIMENTO Igreja passa a ser questionada X A virgem Maria (Cimabue)
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
AUDIÊNCIA PÚBLICA MPV 651/2014. Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios 80%
A República das Oligarquias
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
República Oligárquica (1894 – 1930):
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
FELIPE LEONARDE AMARAL A Política dos Governadores (1898 a 1902)
Formação Econômica e Social do Brasil
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Transcrição da apresentação:

O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan

O Declínio do Império A estrutura do Império não estava adaptada para as transformações econômicas e sociais que o Brasil estava passando. As transformações econômicas oriundas do café transformaram as estruturas sociais do país, revelando interesses divergentes e novas necessidades.

Classe Média UrbanaCafeicultores de SP e MG IndustriaisExército

O Nascimento da República Governo Provisório Liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca Existência de 4 projetos de República: 1- Militares: eram positivistas- queriam um governo centralizado e forte 2- Oligarquias estaduais (café)- queriam o federalismo- cada estado tem sua autonomia 3- Classe Média e burguesia industrial- maior participação política, aceleração e modernização da economia. 4- Republicanos radicais- queriam ampla participação popular

O nome do pensador francês Auguste Comte ( ) está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas.

Constituição de 1891 República dos Estados Unidos do Brasil Províncias se transformam em Estados e ganham autonomia- Projeto Federalista Três Poderes: Legislativo; Executivo e Judiciário (obs: desaparece o poder Moderador) Voto aberto: maiores de 21, homens e alfabetizados. No total- 6%da população Estado Laico

República da Espada : Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto Incentivo à industrialização (apoio da classe média e burguesia industrial) Perda de apoio dos proprietários rurais (queriam manter uma economia agrário- exportadora) Governos centralizadores ( oposto ao federalismo- autonomia)

Eleição 1894: Vitória das Oligarquias Cafeeiras !!!

Citação pag Embora a industrialização do Brasil não tenha sido totalmente interrompida, ela passou a ocorrer num ritmo mais lento. O país continuou muito dependente da importação de produtos industrializados e da exportação de produtos agrícolas (café, borracha, açúcar e algodão). Essa orientação econômica durou até 1930, quando as oligarquias foram tiradas do poder federal.

Aspectos Gerais: República Velha- Fase das Oligarquias ( ) Predomínio político das oligarquias cafeeiras do sudeste do país (SP e MG). Sistema de governo baseado no patriarcalismo, no voto de cabresto e na Política dos Governadores. Esfera presidencial: “Café-com-Leite” Economia : “ O Brasil a serviço do café”- Convênio de Taubaté

Política dos Governadores: “ Uma mão lava a outra ” (Troca de favores políticos)

A Política do Café com Leite

Convênio de Taubaté 1906 Governos de SP, MG e RJ : política de valorização do café -Governos estaduais irão comprar o excedente da produção cafeeira e estocar. -Empréstimo de 15 milhões de libras para o governo conseguir comprar o estoque dos cafeicultores Obs:O dinheiro público que poderia ser utilizado em investimentos, beneficiando a população, foi desviado para atender os interesses de uma elite agrário-exportadora.