A POPULAÇÃO BRASILEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO SOB O IMPACTO DA MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O BRASIL PASSOU DE UM PAÍS AGROEXPORTADOR E RURAL A UM PAÍS URBANO E INDUSTRIAL.
Advertisements

Ensino Médio 2ª Série. Geografia..
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
COSTA LESTE – REGIÃO DE ALTA DENSIDADE DEMOGRÁFICA
URBANIZAÇÃO.
Os lugares que formam o mundo
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM
Urbanização Brasileira
O Mundo Urbano Brasileiro
FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)
O processo de urbanização cap. 27
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
Urbanização brasileira Aula ª série
POPULAÇÃO.
Características e Crescimento da População Mundial.
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Urbanização Brasileira
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA
Correção da 2.ª ficha de avaliação
O processo de urbanização
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
Região Sudeste Cap. 34.
Profº: Cristiano Santana
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
DESAFIOS PARA ÁREAS METROPOLITANAS
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Área Urbana - Concentração de pessoas em um espaço restrito a atividade secundaria ou terciária. Para se considerar uma área urbana é levada em conta a.
Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
Urbanização brasileira
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Urbanização brasileira
POPULAÇÃO.
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
População brasileira IBGE, RAÇA E ETNIA (1)
População e seu dinamismo
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
Rede Urbana.
População e seu dinamismo Viver nas cidades
Dinâmica das Populações Biológicas
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
Dinâmica Demográficas
A população brasileira Prof.º Jeferson. Medido através do censo (contagem da população realizada de dez em dez anos no Brasil); 1500 a 1872: Período sem.
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
População: Distribuição geográfica e crescimento
Urbanização Brasileira
Urbanização 2º EM – 2015 Jeferson. CONURBAÇÃO ENCONTRO FÍSICO DE DUAS OU MAIS CIDADES.
Urbanização.
REDE URBANA Cidades que tem relações comerciais, culturais, financeiras, industriais, políticas entre si e que geralmente estão sob o comando de uma.
Diferentes divisões regionais. Podemos estudar as superfícies de países, estados, cidades ou qualquer parte do planeta dividindo em regiões geográficas.
População mundial: cidades e consumo
Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Transcrição da apresentação:

A POPULAÇÃO BRASILEIRA Capítulo 5 - Pág. 73 a 84  Prof.º FYLIPE ALVES MINIKOVSKI

Uma população miscigenada pág.74 e 75 Mulato: (europeu/branco + africano/negro) Caboclo ou Mameluco: (europeu/branco + índio) Cafuzo: (africano/negro + índio)

 BRASIL POPULOSO MAS POUCO POVOADO POPULAÇÃO ABSOLUTA E POPULAÇÃO RELATIVA pág. 75  Segundo o censo demográfico realizado no ano 2013 o Brasil possui: 200.4 milhões habitantes ( 5º lugar no mundo ) Chegamos a conclusão que o Brasil é um país: MUITO POPULOSO, pois a sua população absoluta (total) do Brasil é grande porém POUCO POVOADO pois a densidade demográfica do nosso país é baixa em torno de 21,0 hab/Km. BRASIL POPULOSO MAS POUCO POVOADO

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA pag.75  A população brasileira encontra-se mal distribuída pelo território, concentrando-se, por motivos históricos e econômicos, em áreas próximas ao litoral. Avançando para o interior do país encontramos densidades cada vez menores, com grandes vazios demográficos na Amazônia.

 Presença marcante da população: Estrutura da população brasileira PÁG. 82  Presença marcante da população: JOVENS diminuem a cada ano e população de ADULTOS e IDOSOS aumenta. Diminuição do crescimento vegetativo e aumento da expectativa de vida

Estrutura da população brasileira  Embora seja um fator positivo, o envelhecimento natural da população acarreta consequências negativas para a economia. Ocorre um aumento do número de aposentados, que são mantidos pelos planos de aposentadorias, e o mercado sobre os efeitos da falta de trabalhadores em diversas áreas. Pág.83

Pág. 77 e 78

Capítulo 6 Espaço Urbano 

POPULAÇÃO BRASILEIRA SEGUNDO IBGE CAMPO X CIDADE pág. 89 e 90 POPULAÇÃO BRASILEIRA SEGUNDO IBGE Esse processo acelerado de crescimento populacional das cidades não foi seguido de planejamento e infra-estrutura adequada, resultando em graves problemas urbanos.

CAMPO X CIDADE Nos primórdio distinguia-se o campo da cidade através das atividades econômicas, porém estas atividades passaram por alterações, então a concentração de pessoas e serviços passou a ser o fator mais importante para distinguir estas duas esferas, pois as indústrias e comércios estão mais concentrados na cidade atraindo uma maior concentração de pessoas e sistemas de redes ( esgoto, transportes, energia elétrica, entre outros). Segundo a : ONU (Organização das Nações Unidas): Cidade é uma aglomeração populacional superior a 20.000 habitantes. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): Cidade é qualquer aglomeração urbana, independente do número de habitantes, desde que seja sede de município.

CIDADES PLANEJADAS pág 92 São aquelas que se desenvolveram seguindo um projeto preestabelecido. É o caso de Brasília (Capital Federal), Belo Horizonte (Minas Gerais) e Palmas (Tocantins)

CIDADES ESPONTÂNEAS pág.93 Crescem a partir de um núcleo inicial, de forma irregular. A maioria das cidades brasileiras surgiu e se desenvolveu desta forma.

CIDADE PEQUENA, MÉDIA E GRANDE Geralmente para classificar a cidade quanto ao porte é considerado o número populacional. No Brasil utilizamos a definição do IBGE que classifica como: Cidade Pequena: Até 100 mil habitantes, em geral depende do comércio local e da movimentação da economia rural. Pág.93 Cidade Média: 100 mil até 500 mil habitantes, geralmente atua como centros regionais das cidades próximas que dependem de seus serviços especializados. Pág.93 Cidade Grande: Mais de 500 mil habitantes, possuem maiores recursos estruturais como saneamento, hospitais, energia elétrica entre outros. Pág.93

Problemas Urbanos A intensa urbanização no mundo foi acompanhada pelo processo de metropolização que nada mais é fenômeno em que vários centros ou aglomerações populacionais crescem e se integram em torno de uma ou mais áreas urbanas, decorrente da grande concentração populacional em um número reduzido de grandes cidades. A expansão horizontal das cidades, que vão se encontrando, é chamada de conurbação pág. 96. Já nas áreas mais centrais a expansão acontece e é chamado de cidades verticais.