Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo - Situação atual -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Advertisements

PLANO DE GESTÃO.
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Meta de 2008 – hectares Realizado = hectares com beneficiados.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Estratégia Nacional de REDD+
Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
meio ambiente FÓRUM MUNDIAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
COMISSÃO MISTA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
Mercado de Serviços Ambientais
BACIAS PCJ.
Subsídios à Definição da Metodologia de Cobrança do Setor Agrícola
Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Oficina de Trabalho – Fluxo de Repasse do Recurso da Cobrança – Set 2004 ESTADO.
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Profa. Dra. Renata Medici
Sistema Estadual de Meio Ambiente
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
Política Nacional de Meio Ambiente
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
PLANO DE BACIAS COMITÊS-PCJ 2004/2007
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Oficina Meio Ambiente Gestão Ambiental Local
Agricultura e os Serviços Ecossistêmicos: Integrando Agroecologia com pagamentos para Serviços Ecossistêmicos em Paulo Lopes Joshua Farley, PhD University.
SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Túlio Bahia Data: 27/ 02/ 2008 Oficinas para Implementação das Agências de Bacia Hidrográfica e.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais 22/4/2009.
Meio Ambiente e Sociedade Políticas Públicas e Ambientais
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
Plano de Bacia do Rio Caí
© Mark Godfrey RICARDO VIANI – Especialista em Restauração Ecológica Novembro de 2010 Iguazu Falls © TNC – Scott Warren Pagamento por Serviços Ambientais.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Ricardo Aguilar Galeno Data: 20/10/09.
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Pagamentos por Serviços Ambientais
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Política Estadual de Recursos Hídricos
Maísa Guapyassú Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
© André Targa Cavassani/TNC Aspectos teóricos e práticos sobre arranjos de Pagamentos por Serviços Ambientais Claudio Klemz Gerente de Projetos de Segurança.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Ministério do Meio Ambiente
Engº Marcos Rodolfo Schoene Diretor Presidente Seminário Estadual sobre Pagamento por S erviços A mbientais EXPERIÊNCIAS EM PSA PROGRAMA SOS NASCENTES.
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 Mecanismos Financeiros e Tributários para uma Economia de Baixo Carbono SPE/MF Coordenação-Geral.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo - Situação atual -

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Projeto-piloto “Produtor de Água” Objetivos: Testar a implantação de um sistema de PSA Subsidiar a formulação de uma política estadual de PSA Realização: GESP, ANA, TNC e PM de Extrema (MG) Municípios paulistas: Joanópolis e Nazaré Paulista (PCJ)

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Projeto-piloto “Produtor de Água” Foco: –Proteção e recuperação de recursos hídricos Serviços ambientais contemplados: –Proteção e recuperação de matas ciliares –Conservação de fragmentos florestais –Conservação de solos

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Projeto-piloto “Produtor de Água” Recursos para custeio: –GEF / Banco Mundial Recursos para PSA: –Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - PCJ (federal) Fase atual: –Aberta a primeira chamada (edital publicado em junho de 2009) Previsão para primeiras contratações: –Agosto/09

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Projeto-piloto “Produtor de Água” Valoração dos pagamentos: custo de oportunidade da terra (pecuária leiteira de baixa produtividade) distribuído entre os 3 tipos de práticas contemplados Percentuais de Abatimento de Erosão e os respectivos Valores de Referência de Pagamento – V.R.P.

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Valores de Referência de Pagamento para recuperação de áreas ciliares Projeto-piloto “Produtor de Água” Valoração dos pagamentos (continuação)

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Valores de Referência de Pagamento para o incentivo à conservação de Florestas e APP’s Projeto-piloto “Produtor de Água” Valoração dos pagamentos (continuação)

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Proposta Política Estadual de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) - Conceitos e fundamentos -

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares PSA no contexto paulista: Mais um instrumento (econômico) de interesse para políticas públicas ambientais Não substitui políticas de comando e controle Proposta da política: Fomentar iniciativas de conservação e recuperação do patrimônio ambiental Paulista Alavancar o desenvolvimento econômico sustentável do Estado

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Proposta do PL: Criar as necessárias estruturas jurídica e institucional para que a implementação da Política de PSA seja ágil, eficiente e com economia de recursos Detalhamentos e especificações: Decretos regulamentadores –Maior agilidade para a formatação de programas e para eventuais ajustes que se façam necessários

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Principais conceitos adotados Serviços ambientais: iniciativas que favorecem a conservação, manutenção, ampliação ou a restauração de serviços ecossistêmicos, tais como: Preservação, proteção e restauração de florestas nativas Práticas de conservação do solo e da água e de técnicas de manejo agroecológico Ações para a proteção e manejo de fauna silvestre Serviços ecossistêmicos: benefícios propiciados pelos ecossistemas que são imprescindíveis para a manutenção de condições necessárias à vida

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Exemplos de serviços ambientais: Reflorestamento Proteção de ecossistemas naturais (cercamento, aceiros, controle de exóticas invasoras...) Manejo de solo (barraginhas, plantio direto, rotação de culturas...) Adoção de técnicas agrícolas de impacto ambiental reduzido (sistemas silvopastoris, sistemas agroflorestais...)

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Fundamentos Instrumentos da Política Estadual de PSA: Programas de PSA –Adesão voluntária –Possibilidade de criação de subprogramas para diferentes regiões do Estado, adaptados às características ambientais e sócio-econômicas dessas regiões

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Programa Protetor das Águas: Proteção, conservação e melhoria da qualidade e da disponibilidade de recursos hídricos Programa Protetor do Verde: Conservação da diversidade biológica Proteção da paisagem Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas –por meio de recuperação e conservação florestal e o conseqüente seqüestro de carbono atmosférico

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Coordenação e implantação da Política Estadual de PSA: SMA SMA pode delegar, total ou parcialmente, a implementação dos programas a: órgãos públicos, OS ou OSCIP Estratégias e diretrizes da Política Estadual de PSA: Conselho Consultivo (presidido pelo Secretário do Meio Ambiente) com representação da sociedade civil

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Regulamentação dos Programas Estaduais de PSA: D ecretos (consultas prévias ao Conselho Consultivo e CONSEMA ou CRH / Comitês de Bacias Hidrográficas) Decretos regulamentadores: conteúdo mínimo Tipos e características dos serviços ambientais Critérios para a seleção de áreas prioritárias Critérios de elegibilidade e priorização dos participantes Critérios para a aferição dos serviços ambientais Critérios para o cálculo dos valores a serem pagos Prazos mínimos e máximos dos contratos Mecanismos financeiros para os pagamentos

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Pagamentos : Poder público autorizado a pagar diretamente aos provedores de serviços ambientais, sejam eles: –Pessoa física ou jurídica –De direito público ou privado –Proprietárias ou detentoras de posse mansa e pacífica das terras

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Potenciais fontes de recursos: Cobrança pelo uso da água (recursos destinados pelos CBHs) Multas de infrações ambientais Doações em geral Captados no mercado de carbono Orçamentários

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Operacionalização dos pagamentos: FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição) – Subconta PSA – Possibilidade de aplicar recursos a fundo perdido Subconta PSA Agente técnico: SMA Secretaria executiva: CETESB Agente financeiro: Banco Nossa Caixa

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares