Produção de pasta de papel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAPEL E CELULOSE QUÍMICA INDUSTRIAL II
Advertisements

Programa de investimento Setor de Celulose e Papel
Indústria química de Papel e Celulose
Nada se perde, nada se cria - tudo se transforma Conhece este senhor? Provavelmente não. Mas n ó s vamos apresent á -lo: chamava- se Lavoisier (lê-se lavuasiê)
23 de Abril Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Matérias primas e materiais
Câmara Municipal de Felgueiras
Operações preliminares
Materiais – madeiras e metais
O que é o papel? O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção.
1 Celulose.
Processo Produtivo: Papel e Celulose
Dicas Úteis. Problema com formigas: coloque casca de pepino junto à saída das formigas.
A Pasta de papel.
Vamos Aprender a Fazer Compostagem.
Processo de Reciclagem do Vidro
INDÚSTRIA DO PAPEL PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS II.
Fabricação de Celulose
CONCENTRAÇÕES DE CARBONO E NITROGÊNIO EM FOLHAS DE ÁRVORES EM DUAS FLORESTAS DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA BRASILEIRA, SOBRE SOLOS DE FERTILIDADE CONTRASTANTE.
Tudo sobre a reciclagem de papel Luis b,Rafael e Eduardo
FABRICAÇÃO DO PAPEL  PROF. DR. UMBERTO KLOCK. FABRICAÇÃO DO PAPEL  DEFINIÇÃO:  O termo papel é dado a uma folha formada, seca e acabada, de uma suspensão.
MADEIRAS Disciplina PEF 415 Prof. Pedro A O Almeida.
COSTELA-DO-DIANTEIRO

A BARATA Um caso sério de Saúde Pública.
OBTENÇÃO DA PASTA CELULÓSICA E PAPEL
Separação e Reciclagem Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8º A.
Ana Paula Lopes Inacio 1, Beatriz Farias Costa de Brito 1, Gabriella Lucena 1, Solange Barbosa da Silva Costa 2, Felipe Almeida da Silva 3 1 Alunos do.
Arranjo Físico e Fluxo. Introdução O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação; Definir.
1 Condução de calor Um tubo de escoamento de vapor de água de diâmetro interior igual a 8 cm é rodeado por um material isolador com 2 cm de espessura e.
Higiene e Segurança dos Alimentos Mônica Alves Portaria 2616 de 12/05/98 do Ministério da Saúde, para anti-sepsia das mãos. Os anti-sépticos permitidos.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Cartilha de Boas Práticas para Serviços de Alimentação
Motor à gasolina Profa Dra Patricia Targon Campana ACH1014 Fundamentos de Física 2013.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Para que servem as “Ferramentas”? - Ferramentas não resolvem problemas nem melhoram situações – quem faz isso são as PESSOAS.
DESTILAÇÃO.
ECO QUIZ Consumo Sustentável Nível II – 2º e 3º ciclos.
ENZIMAS: CATALASE, PEROXIDASE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Sustentabilidade e Desenvolvimento Projeto Irmã Dulce Um parceria:
Escola Básica e Secundária do Porto Moniz 2011/2012 Físico-química Físico-química.
Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
: Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria UNIDADE 2 : Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria Evolução da Atmosfera Atmosfera actual: Componentes,
Ciências Naturais – 8.º ano
OTIMIZAÇÃO DE SUPERFÍCIE DE IMPLANTES ODONTOLÓGICOS.
Ementa biológica Primavera/VERÃO Sopa: Ingredientes: 1 abóbora hokaido 2 cebolas médias 2 dentes de alho 1 folha de louro azeite q.b. 1 c. sopa de sal.
Atmosfera A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. A Atmosfera dá sustento.
Índice de Exposição a Produtos Químicos de Dow Método simples para prever dispersão de vapores/gases de fugas de processos Índice utilizado como parte.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO
© 2004 Accenture – Todos os direitos reservados. Accenture, seu logotipo e Accenture Resultado Alta Performance são marcas registradas da Accenture
Petróleo Profª Beatriz Derisso.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
A Organização do Trabalho dos Alunos no Laboratório
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
Como se alimentam as plantas?
Compostagem Doméstica
SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Sabendo que: Ao se filtrar uma mistura de água fria e pó de café, observa-se que a maior parte do pó fica retida no filtro e a mistura filtrado.
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA Prof Augusto Tanamati.
Sociedade Brasileira de Química Condições de uso: Leia com atenção 1.Este material pode ser utilizado apenas para fins educacionais. O uso para fins comerciais.
Viva a Terra! © Porto Editora Desenvolvimento do embrião e do feto.
5-PROPRIEDADES QUÍMICAS
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
Outros produtos de cortiça P: (t) | BC: E: (n.º) | P: (€) na silvicultura e indústrias da madeira, pasta, papel e cartão: BC:
Sociedade Brasileira de Química Condições de uso: Leia com atenção 1.Este material pode ser utilizado apenas para fins educacionais. O uso para fins comerciais.
Todas as árvores possuem uma substância-celulose. O eucalipto é cortado e levado para a indústria. Na fábrica, é cortado, descascado e picado. Papel.
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
Tratamento de Efluentes de Indústrias de Celulose e papel
Transcrição da apresentação:

Produção de pasta de papel 1. Preparação das madeiras A madeira de eucalipto é transportada em camiões, na forma de toros, da floresta até à fábrica, onde é entregue e encaminhada para as linhas de preparação para ser descascada e cortada em aparas (pequenos pedaços de madeira). Os toros são descascados mecanicamente e posteriormente esmagados por um grande tambor cilíndrico. Em seguida, passam pelo destroçamento, em que um disco desmembra cada tronco em pequenas aparas. As aparas são canalizadas para grandes pilhas ao ar livre. Viva a Terra! © Porto Editora

Produção de pasta de papel 2. Cozimento da madeira Licor branco Licor negro Digestor Pasta crua O processo é semelhante ao cozimento das batatas. Colocam-se as aparas de madeira numa solução de produtos químicos – licor branco – e aquece-se a vapor num digestor – tubo cilíndrico com cerca de 70 metros de altura. No processo de cozimento das aparas ocorre a separação da lenhina, formando-se o licor negro. A pasta à saída do digestor apresenta uma cor acastanhada, devido à existência de alguma lenhina que ainda se encontra misturada com as fibras de celulose – pasta crua. Viva a Terra! © Porto Editora

Produção de pasta de papel 3. Branqueamento da pasta Pasta crua Pasta branqueada Para eliminar a cor castanha da pasta, faz-se um branqueamento com produtos químicos à base de óxidos, num processo semelhante à lavagem da roupa com lixívia. A pasta circula por um conjunto de cinco torres dispostas em série onde, em doses previamente calculadas, se injetam produtos químicos. A pasta adquire a tonalidade branca, pelo que passa a chamar-se pasta branqueada. Viva a Terra! © Porto Editora

Produção de pasta de papel 4. Máquina de secagem Folha de pasta de papel Na máquina de secagem, que executa um movimento semelhante ao de uma máquina de lavar roupa quando torce a roupa molhada, pretende-se secar a pasta, ou seja, retirar o máximo de água, formando folhas de pasta para que mais facilmente se possa transportar para as fábricas de papel. Viva a Terra! © Porto Editora