UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. DISCIPLIN: ADMIMINISTRAÇÃO DA INFORMÁTICA NA EMPRESA PROFESSOR DR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
‘ Por que estudar sistemas de informação?
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Práticas Administrativas
Universidade Federal de Santa Catarina
Participantes do Processo de Desenvolvimento de Software
UTILIZAÇÃO DO CRM SALESFORCE Eliane Ferreira
Resultados SWOT.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Profª. Selma Maria da Silva
Hospital das Clínicas Universidade Estadual de Campinas
Fundamento à Informática
Trabalho de Conclusão de Curso
Metodologia Versão 2 FSRS.
Pense bem, pense grande. Pense BIG.
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Mediação Projetos Sociais Suporte Jurídico
ABC OFFICE SHOP O auxílio da Tecnologia da Informação e Comunicação em relação ao fluxo da cadeia de suprimento na empresa ABC Office Shop J04, 19Y Ana.
Implantação e reorganização de ouvidorias.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Fundamentos da Auditoria de Sistemas de Informação
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
A Importância da Educação Continuada
FTAD Formação Técnica em Administração
CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA
Planejamento de Tecnologia da Informatização (TI)
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Palestra de Apresentação
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
SERVIÇOS O que é? Não há delimitação de todos os projetos que o CEJUR pode oferecer de auxílio jurídico para as Empresas Juniores de outros cursos universitários.
My drivers Ipanema Állan da Costa Pimentel Rodrigues nº03 Thiago Souza de Oliveira nº37.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Montagem e Manutenção de Computador I
Christien Lana Rachid6.1d.1 Técnica de BD - Dicionarização UNIPAC 2º SEMESTRE 2007.
Pós Graduação em Reabilitação e Saúde do Idoso
Por que estudar sistemas de informação?
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 10
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
A Atuação do RH nos Processos de Recrutamento e Seleção
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Projeto Democratização da Automação no Comércio CDL Brasilia - DF.
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Convênio de Cooperação Técnico-Científico – Gestão de Tecnologia da Informação na FAPESPA   Coordenação: Profa. Dra. Carla Alessandra Lima Reis Prof.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Plano de Uso Racional de Medicamentos
E-commerce e E-business
ADS – 5º Semestre Trabalho de Conclusão de Curso
Empresa Junior.
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
BANCO DE DADOS E AUDITOIA DE RECURSOS HUMANOS
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) Centro.
Projeto Ciências e a Vida Fontes e formas de Energia Aula Compartilhada.
Segurança da Informação
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
Apresentação da disciplina
administrar com eficácia seu Negócio
Aula 04 – Analise de Sistemas Profª Rita de Cassia Gaieski
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Portfólio de Serviços TI
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Professor: Carlos Silva Introdução a informática.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO SIMULAÇÃO ESTRATÉGICA Prof. Dr. FLÁVIO DE SÃO PEDRO FILHO JOGOS MOTIVACIONAIS.
Transcrição da apresentação:

UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. DISCIPLIN: ADMIMINISTRAÇÃO DA INFORMÁTICA NA EMPRESA PROFESSOR DR. FLÁVIO DE SÃO PEDRO FILHO TEMA: PARQUE DE INFORMÁTICA EM UMA FARMÁCIA DE PRESIDENTE MÉDICI-RO. Acadêmicos: Fernando Alves da Silva Glaudiléia Gomes Jones R. Lavoratti Jr. Robson Correa Rodrigues

1. Introdução Este trabalho tem por objetivo estudar o setor de informática de uma empresa do ramo farmacêutico na cidade de Presidente Médici-RO. 1.2 Apresentação Este Seminário objetiva focalizar o parque de informática de uma empresa do ramo farmacêutico, onde será analisado os elementos da estrutura de informática, sendo eles: hardware, software, peopleware, internet e intranet. Para tanto seguiu-se as seguintes etapas:  Revisão Literária;  Metodologia;  Desenvolvimento;  Conclusão; e  Apresentação do Seminário.

1.2 Revisão de Literatura A revisão teórica do trabalho terá uma abordagem teórico conceitual a respeito da estrutura de informática da empresa pesquisada, sendo:  Hardware;  Software;  Peopleware;  Internet; e  Intranet.

1.3 Metodologia  O método utilizado no trabalho é o Método do Estudo de Caso. Chiavenato (1999, p. 20) define estudo de caso como uma simulação, podendo ser aplicada em grupos mediante técnica de resolução de problemas.  O presente método terá como objetivos confrontar e aplicar as teorias e técnicas de administração da informática na empresa, ministradas em sala, com a realidade da empresa.  Também foi utilizado neste estudo procedimentos metodológicos, como: reuniões da equipe, legitimação da pesquisa por meio de ofício, entrevistas com os proprietários e colaboradores, visitas em loco, observação, preparo e apresentação do seminário.

2 Desenvolvimento O Desenvolvimento deste trabalho se deu por meio do confronto dos conceitos citados e da realidade da organização pesquisada. 2.1 Breve Histórico da Empresa A farmácia pesquisada, iniciou suas atividades no ano de 1999, em um prédio alugado e não possuia nenhum tipo de sistema de informações. No ano de 2001, mudeu-se para prédio próprio, ampliando suas instalações e adquiriu 03 computadores e um programa simples, para gestão de seus negócios. No ano de 2001, mudeu-se para prédio próprio, ampliando suas instalações e adquiriu 03 computadores e um programa simples, para gestão de seus negócios. Atualmente a empresa possui 03 computadores, de ultima geração e um programa moderno, ambos são atualizados a cada 06 meses.

2.2 Hardware A empresa pesquisada possui:  03 (três) computadores de 1GB de memória RAM e 160 GB de HD;  01 (uma) Notebook, com internet  01 (uma) impressora fiscal;  01 (uma) impressora de duplicatas;  01 (um) leitor óptico; e  02 (dois) Nobreks, com bateria externa. Obs.: Além dos Nobreks, a empresa tem a sua disposição um gerador de energia, para eventuais falta de energia.

2.3 Software A Farmácia pesquisada possui um programa chamado TRADE, que foi implementado na organização por uma empresa da cidade de Presidente Médici, onde além de oferecer manutenção nos Hardwares, também da suporte ao programa. Este programa oferece as seguintes funcionalidades:  Balanço;  Estoques;  Estatísticas;  Prazo de validade dos medicamentos;  Clintes;  Cadastro de clientes; e  Outros.

2.4 Peopleware Pode ser observado que a empresa tem características familiar, pois alguns dos proprietários trabalham na emprea. A farmácia conta com um Administrador, que realiza várias funções, tais como: compra, venda, contratação e outros. Também possui uma farmacêutica responsável, esposa do proprietário, que também atua como gerente e também mais 03 atendentes. Todos os funcionários tem acesso total ao sistema de informação da empresa, não havendo nenhuma restrição no sistema. Foi observado ainda que, todos os colaboradores e proprietários tem familiares com o programa e desempenham papéis e detem responsabilidades iguais, com relação ao parque de informática. A empresa não possui um profissional responsável pelo RH e com isso não tem avaliação de desempenho, premeação e outros itens fundamentais para funcionamento de uma organização.

2.4.1 Organograma do Peopleware Administrador Proprietário Gerente e Farmacêutica Responsável Atendente 02Atendente 01Atendente 03

2.5 Internet De acordo com informações coletadas, os computadores onde está o software, não estão conectados a internet, pois a empresa deve inúmeros problemas com vírus que acabaram contaminando o programa e causando inúmeros danos, muitas vezes irreparáveis. Hoje a empresa, conta com apenas um Notebook conectado a internet, para auxiliar na administração da empresa.

2.6 Intranet Em sua intranet, a empresa 03 computadores interligados, sendo que apenas 01, manda informações para a impressora fiscal e impressora de duplicatas, pois a legislação em vigor proibi que outros também mandem essas informações. A empresa pesquisada apresenta a seguinte topologia de rede:

3 Conclusão Vale deixar registrado a importância de um seminário como este em nossa formação acadêmica, pois o mesmo nos proporciona a familiarização com o tema estudado, confrontando teoria com a prática. Na elaboração deste seminário, não encontramos dificuldades, pois os colaboradores da empresa pesquisada nos ofereceram todas as informações solicitadas.

3.1 Sugestões de Aperfeiçoamento  Aquisição de 01 (um) micro computador completo, para cadastro, contas a receber e outros procedimentos da empresa;  Aperfeiçoar o Peopleware, com premiações, melhorar o processo de recrutamento e seleção.  Capacitação dos colaboradores em relação ao (SI) Sistema de Informação.