OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os nutrientes como fonte de energia
Advertisements

RESPIRAÇÃO CELULAR.
Entendendo o Diabetes.
Entendendo o Diabetes.
Sedentarismo e as Suas consequências.
FISIOTERAPIA DESPORTIVA
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
Aparelho Circulatório
Eliminação de produtos da atividade celular
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
SEDENTARISMO E EXERCÍCIO FÍSICO. O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milénio.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
História das células a combustível
Como funciona o coração?
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
A Atmosfera e a Radiação Solar
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
Planeta terra A Terra como um sistema.
ECO QUIZ Consumo Sustentável Nível II – 2º e 3º ciclos.
Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 2: massa atómica, massa molar.
Sistemas Vitais Motores de Combustão interna. Para que os motores de combustão interna funcionem, é necessário que quatro outros sistemas tenham seu funcionamento.
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES
K5 Doenças e saúde da pele CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
Organização dos organismos
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
Utilização de nutrientes na produção da energia
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS  Início da década de 1930  Biólogo alemão Ludwing Von Bertalanfy  Os estudiosos dessa teoria procuraram formular generalizações.
Morfofisiologia dos sistemas de trocas gasosas
Como se alimentam as plantas?
Trocas gasosas em seres multicelulares 1 Transformação e utilização de energia pelos seres vivos.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
Funções da folha A maioria das folhas são verdes devido à presença de uma substância chamada clorofila. A sua principal função é captar a luz solar, para.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
 R Radicais livres são átomos ou moléculas com falta de electrões,por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para “roubar” electrões.
Transporte Ativo Podemos dizer que o transporte ativo é o contrário do passivo. Sendo assim esse tipo de transporte requer o uso de energia e se baseia.
Como se alimentam as plantas?
Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Filo Poríferos (Espongiários) CAP. 46 SETOR B. Características Evolutivas Como são muito primitivos e não possuem órgãos ou mesmo sistemas. Assim não.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Alimentos Irradiados Símbolo Internacional para indicar que produto irradiado O símbolo 2001: ANVISA aprova a Resolução (RDC) n qualquer alimento.
Ciências Naturais – 9.o ano
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Aves Profª: Ayesa Aseff.
do sistema respiratório
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
A alimentação da mãe que amamenta (nutriz)
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Sistema Circulatório - O Sistema Circulatório é formado pelo: SANGUE (líquido circulante); VASOS SANGUÍNEOS (canais condutores); CORAÇÃO (bomba propulsora).
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
PEIXES PULMONADOS.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA. TÍTULO DO ASSUNTO A SER TRATADO NESTE POWERPOINT QUE TEM UM TÍTULO GRANDE OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA De.
Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Professor Fernando Santos
Transcrição da apresentação:

OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA

A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue realizar todas as suas ações – desde a respiração e o funcionamento dos órgãos internos até ao exercício muscular e ao trabalho mental – se tiver energia. A energia que utilizamos está contida em alguns dos nutrientes dos alimentos e essa é uma das razões por que temos de comê-los.

A energia e o oxigénio Cada uma das nossas células retira dos nutrientes a energia de que necessitamos. A quantidade de energia necessária em cada momento depende da atividade que praticamos: atividades mais intensas requerem mais energia. Por outro lado, a intensidade da nossa atividade está também relacionada com a quantidade de oxigénio que consumimos. Uma atividade física mais intensa implica maior consumo de oxigénio, como se pode ver pelo maior ritmo respiratório que temos quando praticamos desporto. Esta relação existe porque só é possível libertar a energia contida nos alimentos que ingerimos se existir oxigénio nas nossas células.

A respiração celular O processo que acontece dentro de cada célula do nosso corpo e que lhe permite obter energia a partir dos nutrientes e do oxigénio chama-se respiração celular. Não devemos confundir este processo com aquilo a que se costuma chamar respiração, ou seja, a entrada e saída de ar do nosso corpo (que, corretamente, se deve chamar ventilação). No entanto, existe uma relação entre os dois processos: por um lado, a respiração celular só acontece se houver oxigénio, que entra nos pulmões durante a ventilação; por outro lado, na respiração celular fabrica-se dióxido de carbono, que é expulso do corpo também durante a ventilação.

A respiração celular O oxigénio e os nutrientes chegam às células transportados pelo sangue. Dentro das células ocorre a respiração celular e outras transformações. Como resultado, são produzidos alguns resíduos, que são enviados para o sangue, para depois poderem ser expulsos do corpo. Um deles é o dióxido de carbono, que é expulso pelos pulmões, no ar expirado. Todos os outros resíduos são expulsos pelos rins, na urina. ENERGIA Células Circulação sanguínea Legenda: nutrientes oxigénio dióxido de carbono água outros resíduos Respiração celular

A influência da atividade física Os nutrientes energéticos, como o nome indica, fornecem energia ao corpo, que este pode gastar em diversas atividades. Se o corpo não gastar toda a energia contida nos alimentos que comemos, o que acontece a essa energia em excesso? Nessa situação, o corpo acumula essa energia na forma de gordura, ou seja, a pessoa engorda. A gordura funciona assim como uma reserva de energia. Mas que elegância! Como consegues? Alimentação cuidada e exercício físico.

A influência da atividade física Como pode uma pessoa com excesso de peso emagrecer? Cada alimento é composto por determinados nutrientes e, assim, diferentes alimentos contêm diferentes quantidades de energia. Para medir a quantidade de energia que o alimento fornece utiliza-se a unidade de medida quilocaloria (kcal), que equivale a 1000 calorias. A única maneira de consumir a gordura que está a mais é a realização de atividade física e a redução da quantidade de alimentos ingeridos. Se a energia que a pessoa gasta nas suas atividades for superior à que ganha nos alimentos, a pessoa emagrece. Se, pelo contrário, a energia que uma pessoa ganha ao comer for maior do que a energia que gasta nas suas atividades, a pessoa engorda.