Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFC APRESENTA:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL”
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
O Aluno a Distância.
1 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA n CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: n 1- A Introdução à Engenharia não pode substituir a orientação vocacional que não se teve, mas.
Prof. Wagner Bandeira Andriola
SÉCULO XX.
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Ajude – me!!.
Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
A Importância da Educação Continuada
Flexibilização Curricular
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Introdução à Prática da Pesquisa I
Construindo o futuro do seu filho!
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Forma Canônica e Definições
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política Educacional Brasileira
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Ética e Contabilidade.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
• Manejo – Formação – Professor.
Prática como Componente Curricular
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Docência universitária: repensando a aula
Aptidão para o mercado de trabalho
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFC APRESENTA:

CAMPANHA DE INCENTIVO À PESQUISA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Objeto: A pesquisa no Curso de Ciências Contábeis na UFC Objetivo: Incentivar a pesquisa no processo de obtenção de conhecimentos

Um bom caminho para a formação do futuro contador está no interesse pela pesquisa científica. Através da pesquisa os estudantes poderão identificar mais claramente a contabilidade como Ciência e, conseqentemente, a importância da Produção Científica na área de Contabilidade.

1. Aspectos das Instituições de Ensino Superior Com Relação ao ensino e pesquisa: A situação (refere-se ao ensino) é delicada e apontam como principais deficiências na metodologia do Ensino de Contabilidade Introdutória: a proliferação das Instituições de Ensino e órgãos de classe, e falta de exame de suficiência de âmbito nacional para o exercício da profissão. Iudícibus e Marion(1986.p51- 53) A Universidade ou qualquer IES é o local mais adequado para a investigação cientifica, mas, mesmo assim, com todo o ambiente apropriado, isto não ocorre.

1. Aspectos das Instituições de Ensino Superior Com Relação ao ensino e pesquisa: Elas(as IES) propõem simplesmente transmitir o conhecimento através de mera cópia daquilo que já existe.Não criam, não inovam, não ensinam os alunos a construir o conhecimento(...) O que encontramos são verdadeiros centros de treinamento de recursos humanos, oferecendo diplomas de curso superior, atendendo o ego da maior parte da população. Marion(2001:11) O que vemos são IES a cada semestre colocarem no mercado de trabalho uma grande quantidade de pessoas frustradas em terminar o curso de ciências contábeis sem se sentirem aptas para o exercício da profissão de contador. Marion(2001:9)

1.1 O Aluno de Ciências Contábeis Segundo o Prof. Jessuipe da UNIPÊ:  Na maioria das vezes o aluno de ciências contábeis não teve como 1ª opção no vestibular estudar contabilidade outros cursos vieram em 1º lugar na sua preferência;  Tem perceptiva de arrumar uma colocação no mercado de trabalho mais fácil ou pelo desejo de concurso público para ter estabilidade financeira;  Influência da família: pais profissionais na área que não sonham o mesmo para os filhos;  Os técnicos, vendo as dificuldades no mercado, buscam uma vida melhor com a formação superior..

Indicador negativo: trabalhar o dia inteiro e ainda ter que assistir aula a noite  O fator “disponibilidade de tempo” é determinante sobre a carência de pesquisa em ciências contábeis;  As linhas de financiamento para concessão de bolsas são poucas e as exigências são tantas que se desiste no meio do caminho;  Quantidade reduzida de professores e pesquisadores: são os mestres e doutores que despertam a necessidade de pesquisar.

1.2 Postura dos Estudantes com relação ao ensino e pesquisa: Os estudantes devem cobrar uma metodologia que mostre:  A relação do que está sendo estudado com a realidade do mercado de trabalho que irá enfrentar. Os estudantes também devem:  Cobrar dos professores de forma constante os novos conhecimentos e nas aulas possam participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem e não como meros expectadores em busca de uma simples nota para a aprovação nas disciplinas. Prof. Jessuípe da UNIPÊ

1.3 Educação ou treinamento?  A cada novidade em contabilidade o estudante tem consultado pessoas ou empresas para ajudá-lo a entender a mudança.  Fará então um curso sobre o assunto para dominá-lo, será treinado para aquela área.  O professor neste caso não é um educador, é um instrutor como um técnico de futebol....E o que pensar das faculdades coorporativas?  Independente do estímulo da Instituição de ensino para a pesquisa, o professor, se quiser ser chamado de educador deverá pesquisar.

1.4 Postura dos professores com relação ao Ensino e Pesquisa  Ao professor cabe: contribuir na formação de cidadãos críticos, responsáveis e conscientes através da concepção pedagógica que possibilite ao aluno construir o conhecimento através de sua própria experiência.  A melhoria na qualidade de ensino não depende somente das mudanças curriculares e estruturais das instituições de ensino superior, mas principalmente da seriedade, dedicação e compromisso assumido pelos professores na capacidade de formar bons profissionais e não apenas informá-los dos conteúdos

Professor: Um dos principais agentes de mudanças no ensino. “Qualquer disciplina que for dada, o professor dá o que ele sabe e da maneira que sabe”. (Eliseu Martins) Pronunciamento como membro da comissão de defesa de tese de doutorado FEAUSP.Caderno de estudos.São Paulo, FIPECAFI, nº 21-maio a agosto de 1999.

(...)Podemos dizer que estas IES deveriam ser verdadeiras usinas geradoras de desenvolvimento contábil de construção do conhecimento de competência contábil, e porque não dizer, de excelência contábil,mas isto ainda não existe, faltam pesquisas! Marion(2001:11)

2. Importância da Pesquisa nas IES:  Fonte de geração de senso crítico em relação ao ensino e reflexões sobre profissionalização Pesquisa: Processo de obtenção de conhecimento Ensino: Ações de formação Pesquisa e ensino aplicados: aperfeiçoamento gerencial das organizações;

2. Importância da Pesquisa nas IES: Segundo Marion, a Pesquisa significa: “Busca, indagação,investigação. Pesquisar é produzir conhecimento, formar conhecimento.” O Aluno: toma iniciativa própria para adquirir mais conhecimentos. Um Aluno: apenas mecânico-prático da contabilidade Sendo treinado para atender a legislação vigente, Normas e regulamentos...

2. Importância da Pesquisa nas IES:  A pesquisa que informa as necessidades no mercado em relação ao futuro profissional contábil, poderá indicar as mudanças de ênfase para tomada de decisões e solução dos problemas atuais nas empresas.  Quando pesquisamos um assunto nos deparamos com muitos outros;  A leitura é algo que deve fazer parte do nosso dia-a-dia e não somente leituras de legislação societária, tributária e técnica mas na direção reflexiva e fora da área.

Objetivo a ser alcançado nas IES: “ A Universidade inova, cria, critica, cumprindo o seu papel de desenvolvimento no conhecimento.Como um centro de excelência, dissemina conhecimentos, objetivando a competência humana, pensadores críticos, solucionadores de problemas e novos pesquisadores.” Importância da pesquisa no ensino da Contabilidade – José Carlos Marion

O QUE PESQUISAR, PORQUE PESQUISAR E COMO PESQUISAR São questões fundamentais as quais merecem bastante atenção. Profa. Célia Braga (UFC)

ALGUMAS DICAS DO CAAB do Ciências Contábeis UFC: Procure desenvolver suas idéias e não apenas tê-las consigo e guardá-las a sete chaves; 2. Leia um bom livro(você não sabe se é bom?abra e leia, então.); 3. Procure conhecer mais o assunto que lhe chama mais atenção; 4. Aproxime-se de pessoas que se interessem em evoluir na profissão não apenas financeiramente( ah, utilize bem o seu dinheiro para agregar valor a si mesmo, adquirindo conhecimento); 5. Consulte seu professor e tire suas dúvidas; 6. Amplie seus conhecimentos com iniciativa própria! Coragem! 7. Pesquise artigos relevantes na área que lhe chama mais atenção; 8. Seja curioso!Procure saber sobre a estrutura destes artigos( por que será que muitas vezes parecem tão perfeitos?), certamente uma bom livro sobre pesquisa acadêmica lhe "mostrará alguns segredos";

Conheça mais a área a qual você estuda!Carreira? Você constrói algo pelo que conhece... Pelo que domina!Diferencial? Surge quando você gosta, Cuida e desenvolve com atitude própria.Referencial? Olhe no espelho e se convença: Sou exatamente o que faço de mim mesmo(a)!

CAMPANHA DE INCENTIVO À PESQUISA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Está lançada a:

Centro Acadêmico de Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFC Ciências Contábeis da UFC Iniciativa do