Aula 16 – Sistemas de Energia Módulo VIII

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Nuclear Usinas Nucleares.
Advertisements

Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Questão nuclear no Brasil
Profa.:Rita de Cássia Dias
Forças intermoleculares, líquidos e sólidos
FONTES DE ENERGIA.
Aplicações da Radioatividade
ENERGIA NUCLEAR.
O que você deve saber sobre
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A REAÇÃO NUCLEAR  A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
A questão da energia Apesar de possuir rios favoráveis, apenas 4% da energia utilizada é decorrente das hidrelétricas. 83% da energia é gerada por termoelétricas.
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS
IEMC – Turma 111 Hélio Aparecido Camarotto Filho
RADIOATIVIDADE.
Energia Nuclear Trabalho realizado por: Andreia Santos Nº 4 Diogo Gonçalves Nº 10 David Rosa Nº 19.
Escola Adventor Divino de Almeida Professora: Sandra Cayres Alunas: Carla Aparecida,Jéssica Lima, Keyna Luany Série 2º ano “A”
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Radioatividade e Energia Nuclear.
O que significa o símbolo abaixo?
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
ENERGIA TERMONUCLEAR Ana Cláudia e Jéssica 2M2.
ENERGIA NUCLEAR Grandes Temas da Atualidade. Prof: Enrique Ortega.
Fusão e Fissão Nuclear: uma breve introdução
Prof.: Raphael Carvalho
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS ENERGÉTICOS
Perguntas e respostas.
Energia Nuclear.
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
FONTES DE ENERGIA.
Escola: Coopen Nome: João Vitor, Ana Laura, Raquel Série: 4º ano B
Rafaela Ferreira dos Santos
Escola: COOPEN Alunos: Fábio M.C. Clara G. R. Serie: 4º ano A
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Noções de Física Nuclear
Alunos: João Pedro; Sávio
Energia Nuclear: Contextualização, Funcionamento e Impactos
ENERGIA NUCLEAR.
JAPÃO Terremoto.
USINAS HIDRELÉTRICAS.
ASPECTOS GERAIS SOBRE A ENERGIA NUCLEAR E SEUS IMPACTOS: O CASO DOS RESÍDUOS (LIXO NUCLEAR) DOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO.   Larissa Regina Gomes Garcia Nathalia.
Materiais x Equipamentos
Usinas Termonucleares
Lixo Nuclear.
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Docente : Joelma Saravy
Central Nuclear Central nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo.
A ESTRUTURA DA MATÉRIA E O ÁTOMO
Nomes: Carolina de Oliveira
ENERGIA E MEIO AMBIENTE Professor Elder Latosinski
ENERGIA NUCLEAR PROFª JULIANA AMARAL.
PIBID Seminários de Física
Usinas Nucleares TE033 – Centrais Elétricas
Consumo energético e meio ambiente
RADIOATIVIDADE O que você deve saber sobre É o fenômeno que ocorre no núcleo do átomo. Muitos núcleos atômicos são instáveis e, para adquirir estabilidade,
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
ENERGIA GEOTÉRMICA Aquíferos Extração de fluido Sistemas de vapor
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
RADIOATIVIDADE.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Aula 16 – Sistemas de Energia Módulo VIII Usina Nuclear Aula 16 – Sistemas de Energia Módulo VIII

Energia Nuclear Em tempos de escassez de energia, discute-se a questão da utilização da energia nuclear como forte candidata a se tornar a principal fonte de energia no mundo. O motivo é a quantidade de energia que pode ser liberada por massas relativamente minúsculas quando comparada a outras formas e fontes de energia. Outra questão bastante discutida é o local onde os resíduos deste processo serão armazenados.

Energia Nuclear A energia nuclear está na força que mantém os componentes dos átomos unidos (prótons, elétrons e nêutrons). Quando estes componentes são separados, há uma grande quantidade de energia liberada. Uma das maneiras de se liberar essa energia é através da fissão nuclear.

Fissão Nuclear A Fissão Nuclear acontece quando um átomo (geralmente Urânio 235) é bombardeado com nêutrons. Então, este átomo ficará com uma massa maior, tornando-se muito instável. Devido a essa instabilidade, ele se dividirá em dois novos átomos (no caso do urânio, se dividirá em Criptônio(Kr) e Bário (Ba)) e mais alguns nêutrons que não ficarão em nenhum átomo (nêutrons livres).

Fissão Nuclear Os nêutrons livres vão se chocar em outros átomos, aumentando assim sua massa e tornando-os instáveis. Esse processo gera então uma reação em cadeia.

Fissão Nuclear A quantidade de energia liberada durante os processos de fissão nuclear pode ser multiplicada milhares de vezes se o resultado de uma fissão nuclear acionar outra fissão, e assim sucessivamente. Controlando-se o número de nêutrons produzidos e a quantidade de Urânio 235, pode-se controlar a taxa de fissão ao longo do tempo. Cabe salientar que a fissão do núcleo raramente ocorre de forma espontânea na natureza.

Usina Nuclear Uma usina nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear. As usinas nucleares utilizam o princípio da fissão nuclear para gerar calor. Podemos dividir o sistema de uma usina nuclear em circuito (ou sistema) primário, circuito secundário e circuito terciário.

Usina Nuclear Dentro de um Reator Nuclear, centenas de varetas contendo material radioativo são fissionadas, liberando muito calor. Este calor irá aquecer a água (totalmente pura) que fica dentro do reator. Ela pode chegar á incríveis 1500°C a uma pressão de 157atm. Essa água quente irá seguir por tubos, até o vaporizador, depois volta ao reator, completando o circuito primário.

Usina Nuclear No vaporizador, uma outra quantidade de água será fervida pelo calor de tubos onde passam a água extremamente quente do reator. O vapor gerado sairá por canos, até onde ficam localizadas as turbinas e o gerador elétrico. O vapor d’água pode girar as pás das turbinas a grandes velocidades, produzindo corrente elétrica. Depois que o vapor executar sua função, ele segue para o condensador, onde vai virar água novamente e retornar. Este é o chamado circuito secundário.

Usina Nuclear Para que o condensador transforme o vapor do circuito secundário em água, é necessário que ele seja abastecido de água fria. Essa água fria pode vir de rios e lagos próximos. Como está água passa pelo condensador, ela necessita ser resfriada nas torres de resfriamento. Este é o circuito terciário (refrigeração).

Usina Nuclear

Usina Nuclear

Questões de Segurança Uma usina nuclear é munida de vários sistemas de segurança, que entram em ação automaticamente em casos de emergência. O principal deles é o sistema que neutraliza a fissão nuclear dentro do reator. O reator fica envolvido por uma cápsula de 3cm de espessura, feita de aço. O edifício é protegido com paredes de até 70cm de espessura, feitas de concreto e estrutura de ferro e aço. Órgãos internacionais vistoriam periodicamente as usinas nucleares.

Vantagens O combustível é barato e pouca quantidade dele produz grande quantidade de energia. Independe de condições climáticas/ambientais. Não ocupa grandes áreas. O custo da energia gerada é mais caro que a energia das hidrelétricas, mas mais barato em comparação às usinas solares e eólica.

Desvantagens Alto custo de construção; Mesmo com todos os sistemas de segurança, há sempre o risco do reator vazar ou explodir, liberando radioatividade na atmosfera e nas terras próximas, num raio de quilômetros. Não existem soluções eficientes para tratamento do lixo radioativo, que deve ser armazenado em recipientes revestidos de chumbo ou concreto e serem monitorados constantemente para evitar a contaminação do meio ambiente. A fissão nuclear resulta na produção de outros elementos químicos, como plutônio, usado na produção de bombas atômicas.

Informações Gerais Conhecida desde a década de 40 e apesar dos resíduos nucleares decorrentes de seu processo, o Atlas de Energia Elétrica Brasileiro apresenta esta fonte de energia como limpa, devido à baixa emissão de gás carbônico na atmosfera. A existência de abundantes reservas de urânio no planeta contribui para a tendência de sua expansão, garantindo segurança de suprimento a médio e longo prazo.

Informações Gerais - Brasil Usinas Nucleares – Empreendimentos (dados de 2016): Quantidade Potência (kW) Em Operação 2 1.990.000 Em Construção 1 1.350.000

Informações Gerais - Brasil Fonte: Banco de Informações Aneel 2016

Central Nuclear de Angra dos Reis A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) é de propriedade da Eletrobrás Termonuclear SA, e conta com duas usinas em operação.

Central Nuclear de Angra dos Reis A primeira é Angra 1: Data de operação: 01/01/1985. Potência (kW): 640.000. Destino da Energia: São Paulo. Localidade: Angra dos Reis/RJ.

Central Nuclear de Angra dos Reis A segunda é Angra 2: Data de operação: 01/06/2000. Potência (kW): 1.350.000. Destino da Energia: São Paulo. Localidade: Angra dos Reis/RJ.

Central Nuclear de Angra dos Reis

Central Nuclear de Angra dos Reis

Fatos Históricos Usina nuclear de Chernobyl – Ucrânia: em 26 de abril de 1986, um acidente em um dos reatores rico em Urânio 235 provocou sua explosão, liberando uma quantidade letal de material radioativo que veio a contaminar uma quilométrica região atmosférica. Estudos revelam que a população atingida pelos altos níveis de radiação sofre uma série de enfermidades. Além disso, os descendentes dos atingidos apresentam uma grande incidência de problemas congênitos e anomalias genéticas.

Fatos Históricos Usina de Chernobyl, danificada após a explosão, em foto de maio de 1986 :

Fatos Históricos

Fatos Históricos Usina de Fukushima: localizada no Japão, foi  afetada após um terremoto seguido de um tsunami em 2011, ocasionando vazamentos radioativos na usina. Os vazamentos forçaram a evacuação da população em um raio de 20 km ao redor da usina. A limpeza completa do lugar deverá demorar pelo menos 40 anos, segundo o organograma do governo, e um século, de acordo com outras estimativas.

Fatos Históricos