Performance Marilde Ferreira Nara Odaya Renata Ribeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

A arte moderna e a arte na sociedade industrial
CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
I- Concepção de Educação
Máscaras Africanas.
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
DIRETRIZES CURRICULARES
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Elisa Silva Ril Orientador: Profª Drª Lílian Lisboa Miranda 2010
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
O lazer, a educação e o Programa Segundo Tempo
Escola Superior de Guerra
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO 150. Prevê o aumento dos recursos destinados da união para a cultura Orçamento Federal - Passará de 0,6% para 2%; Percentual.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Início às grandes tendências da arte do século XX
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Destacar o novo papel dos sindicatos nas reividicações salariais e sua luta por espaços mais democráticos. Objetivo da aula 1/12.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Do Diagnóstico para o Prognóstico Hans Michael van Bellen 27/07/2012
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
O QUE É ARTE?.
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
CULTURA NOSSO ESPAÇO EM COMUM
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
Colégio Estadual Augusto Meyer
A seleção pública de projetos e iniciativas culturais é uma prática cada vez mais adotada pelo Ministério da Cultura, por empresas públicas e privadas,
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
Aula de Sociologia – Karl Marx
Edunia. Histórico Eduardo Kac formou-se em Comunicação Social pela Pontíficia universidade católica do Rio de Janeiro. No início da década de 1980, começou.
Nome: Carolina, Jaine Turma: 2A
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PROJETO.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
…um pintor que se chamava…
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
CUBISMO Profª Patricia.
GINÁSTICA PARA TODOS: “PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO LAZER” Nara Rejane Cruz de Oliveira CLÉLIA FERREIRA JÉSSICA TEODORO MARILENE ALMEIDA LUCAS NICOLAS.
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Disciplina de Arte.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
Componente Curricular Arte
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
DIÁLOGOS ENTRE A FILOSOFIA E O CINEMA: O CINEMA COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leila Rosa Disciplina: Filosofia_ Conteúdo: Filosofia da arte (Estética)
Transcrição da apresentação:

Performance Marilde Ferreira Nara Odaya Renata Ribeiro

Histórico Seu conceito ultrapassa a afirmação de que “...se trata de uma arte feita ao vivo pelos artistas.” A performance é uma “arte multidisciplinar” ou uma “arte híbrida” por causa da relação com outras linguagens artísticas.

Expressões artísticas que utiliza Performer Exposição da obra Espaços e tempos

Componente de alguns movimentos vanguardistas do início do sec. XX Considerada expressão artística a partir da década de Nova York se tornava o centro especializado em apresentações de performance. Grupo Fluxus

Anos 60 - a arte passa a ser questionada Anos 70 - questões sociológicas Anos 80 - popularização da performance Anos 90 – exploração das raízes culturais

Performance no Brasil Difundida na primeira metade do século XX. Artistas que influenciaram. Condicionada pelos conflitos políticos, durante período militar. Em 1990 inicia uma abertura do cenário artístico. I Encontro de Performance e Política das Américas.

Pancake (2001) Artista: Marcia X. Pinheiro Duração: 2 horas Materiais:10 a 12 latas de Leite Moça, embalagem de 2,5 kg. 7 a 10 pacotes de confeito miçanga, embalagem 1kg.

Mulheres devem embelezar o mundo. Podem ser musas. E também histéricas. Maquiagem e culinária junto com ferramentas pesadas como uma marreta e um ponteiro. Ação que a torna cada vez mais doce, pesa e sufoca. Maquiagem que acaba por deformar.

O deslizamento do familiar ao estranhamento. Perseguição desenfreada pelo supérfluo. Busca por prazer que acaba por levar ao seu oposto. “ Excessos Necessários.”

Márcia X. Pinheiro( ) Artista Brasileira, iniciou sua carreira em Destacou-se nos últimos 20 anos como uma grande batalhadora pela arte contemporânea experimental no país, utilizando-se com freqüência da performance como meio de expressão. A partir de 2000 Márcia X. viu reconhecido seu trabalho por parte da crítica especializada.

Em abril de 2006, sua obra "Desenhando com terços" (apresentada pela primeira vez em 2000) foi retirada da exposição "Erótica - Os sentidos da arte", promovida pelo Centro Cultural Banco do BrasilCentro Cultural Banco do Brasil

“ O problema é a incompreensão que existe dentro do meio das artes plásticas, o enorme descrédito que existe no Brasil em relação à performance e também à arte política, das minorias, etc.(...) Nos anos 80 havia muitas performances sendo feitas, é preciso lembrar que a Geração 80 não produziu apenas pintores.È que junto com os pintores o mercado da arte se fortaleceu, e fez surgir essa versão oficial da década.(...)” Márcia X(Entrevista concedida em 2001.)

Plano de aula: Conteúdo Apresentação e exploração do tema “Performance”. Objetivos Informar às crianças sobre a ginástica e suas manifestações e seu caráter lúdico, prazeroso e criativo. Criar um ambiente propício para que as crianças explorem modalidades ligadas ao tema e permiti-las compreender que podem criar performances próprias, valorizando a fruição.

Material necessário Bola, bambolê, cordas, colchonetes, músicas estimulantes, instrumentos musicais (podem ser feitos de sucatas), fantasias.

Desenvolvimento A atividade é dividida em duas partes: 1) Oficina sobre Performance, ministrada pelo professor (a) para apresentação do tema às crianças.

2) As crianças serão levadas a um espaço maior do que o da sala de aula para a realização de várias modalidades, utilizando diferentes materiais, como: bola, bambolê, corda, colchonetes, músicas estimulantes, instrumentos musicais, fantasias. Neste momento, as crianças devem ter liberdade para escolher quais materiais utilizar, que movimentos realizar.

Avaliação Valorizar a observação. Observar a exploração das crianças, quais as curiosidades que têm em relação à performance, instigá-las a realizar as modalidades apresentadas e a explorar as sensações causadas pelas mesmas. Incentivá-las a utilizar os diversos materiais disponibilizados para realização da atividade.

Referências Bibliográficas: _Mario_Ohun_4.pdf