Atividade racional que transforma o meio natural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
Advertisements

TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
MODOS DE PRODUÇÃO.
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
A Alta Idade Média e o início do Feudalismo
Relações de trabalho e capitalismo
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO
2 Unidade Trabalho e sociedade
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
A homossexualidade é um tema que envolve vários assuntos como os direitos humanos, direitos cívicos, politica, religião e outros mais.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
O «Estado» em Karl Marx. Segundo O’Connor, o estado é empurrado a assumir um compromisso crescente em termos de «despesas pelo capital social» (infraestruturas,
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
RESUMO Busco nesta pesquisa explorar os sentidos da palavra parrhesia, que aparece sete vezes no Evangelho de João, investigando se seus significados são.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
Somos todos seres sociais convivência com outras pessoas Homem dependência das outras pessoas Desenvolveu a capacidade de se Homem comunicar e interagir.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
Alta Idade Média.  A alta Idade Média representa o apogeu do feudalismo europeu.
CAPÍTULO 45 – SEGUNDO REINADO: O PROBLEMA DA MÃO DE OBRA 1888 – Abolição da escravatura => Final de um processo de substituição da mão de obra escrava.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Questão Trabalho na Antiguidade e Idade Média
3º Ano Politécnico Modo de Produção Capitalista e Formas de Organização do Trabalho.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Atividade racional que transforma o meio natural
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
“O Egito é uma dádiva do Nilo.” Heródoto -A vida cotidiana no antigo Egito girava em torno do Rio Nilo, e das terras férteis ao longo de suas margens.
Economia Fauzi T Jorge FOCO: ORIGEM, CONCEITOS FUNDAMENTAIS, PROBLEMAS E TEMAS RELEVANTES DA ECONOMIA – PARTE III.
Terra entre rios..
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
O QUE É FILOSOFIA?.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Marcos “Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” I Jo NVI.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio.
A República das Oligarquias
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
O cristão cidadão Romanos Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
SER, TEMPO, CRIAÇÃO SER, TEMPO, CRIAÇÃO Castoriadis Castoriadis Profª.Denise Simões.
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

Atividade racional que transforma o meio natural Aula 7 - Trabalho e produção Trabalho  Atividade racional que transforma o meio natural O trabalho modifica o meio apropriando-se dele e não simplesmente submetendo-se a ele Homem X Meio Atividade que permite o homem criar os mecanismos necessários para a reprodução de sua existência O trabalho é a atividade com a qual os homens suprem suas necessidades

O trabalho nas sociedades tribais As sociedades tribais diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mas pode-se dizer, em termos gerais, que não são estruturadas pela atividade que em nossa sociedade denominamos trabalho. Nelas todos fazem quase tudo, e as atividades relacionadas à obtenção do que as pessoas necessitam para se manter - caça, coleta, agricultura e criação - estão associadas aos ritos e mitos, ao sistema de parentesco, às festas e às artes, integrando-se, portanto, a todas as esferas da vida social. A organização dessas atividades caracteriza-se pela divisão das tarefas por sexo e por idade.

Trabalho, escravidão e servidão O termo trabalho pode ter nascido do vocábulo latino tripallium, que significa "instrumento de tortura", e por muito tempo esteve associado à ideia de atividade penosa e torturante. Antiguidade Clássica - Nas sociedades grega e romana era a mão de obra escrava que garantia a produção necessária para suprir as necessidades da população. Existiam outros trabalhadores além dos escravos, como os meeiros, os artesãos e os camponeses. No entanto, mesmo os trabalhadores livres eram explorados e oprimidos pelos senhores e proprietários. Trabalho X Atividades políticas

Sociedade Medieval - Nas sociedades feudais havia também aqueles que trabalhavam (os servos, os camponeses livres e os aldeãos). A terra era o principal meio de produção, e os trabalhadores tinham direito a seu usufruto e ocupação, mas nunca à propriedade. Muitos trabalhavam em regime de servidão, no qual não gozavam de plena liberdade, mas também não eram escravos. Prevalecia um sistema de deveres do servo para com o senhor e deste para com aquele. Conclusão - Nas sociedades da Antiguidade até o fim da Idade Média, as concepções do que denominamos trabalho apresentam variações, mas poucas alterações. Sempre muito desvalorizado, o trabalho não era o elemento central, o núcleo que orientava as relações sociais. Estas se definiam pela hereditariedade, pela religião, pela honra, pela lealdade e pela posição em relação às questões públicas. Eram esses os elementos que permitiam que alguns vivessem do trabalho dos outros.

As bases do trabalho na sociedade moderna A teoria do Valor-trabalho - Adam Smith O valor das “coisas” – O valor de qualquer mercadoria corresponde à quantidade de trabalho social médio nela contida. Exploração do trabalho – Trabalho assalariado Organização do trabalho Divisão do trabalho social