 TEXTO ÉPICO  NÃO HÁ NENHUM COMPROMISSO COM AFIRMAÇÃO NACIONAL  NACIONALISMO INDIANISTA E UFANISTA  ARGUMENTO HISTÓRICO: COLONIZAÇÃO DO CEARÁ.

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A lenda da noite Um dia uma indiazinha que se chamava Arutana pediu ao seu pai que contasse a lenda da noite. Ela escutava os pedaços da história e imaginava.
ALENDA DA NOITE Em uma tribo vivia um indiozinho chamado Arutana, mas esta tribo era diferente das outras, nesta não existia a noite.
A lenda da noite Certo dia índio pequeno estava querendo dormir, mas o sol não deixava. O pai dele contava uma história que um espírito do mal aprisionou.
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Transcrição da apresentação:

 TEXTO ÉPICO  NÃO HÁ NENHUM COMPROMISSO COM AFIRMAÇÃO NACIONAL  NACIONALISMO INDIANISTA E UFANISTA  ARGUMENTO HISTÓRICO: COLONIZAÇÃO DO CEARÁ

 ALENCAR ROMANTIZOU A COLONIZAÇÃO DO CEARÁ – MARTIM E IRACEMA  APRESENTA UMA ESPÉCIE DE COLONIZAÇÃO ENTRE O BRANCO E O ÍNDIO  ESPAÇO: CEARÁ  TEMPO: INÍCIO DO SÉCULO XVII  “INÍCIO COMEÇA NO FIM”  CONSTRUÇÃO DE IRACEMA  NATUREZA  FAUNA E FLORA  CEARÁ

 Atala, de Chateaubriand  o tema da felicidade primitiva dos selvagens, que começa a se corromper diante da primeira aproximação do civilizado;  a idéia do bom selvagem;  o amor de uma índia por um estrangeiro;  Velha civilização européia e o Novo Mundo da América.

 O amor de Iracema por Martim: Iracema é a heroína típica do romantismo, que padece de saudades do amante, que partiu, e da pátria que deixou. TODA A FORÇA POÉTICA DO LIVRO ADVÉM DESSA RELAÇÃO AMOROSA.

 3ª PESSOA  narrador-observador  O narrador conta a história do ponto de vista de Iracema, isto é, do índio, privilegiando os seus sentimentos e não os de Martim, que representa o branco colonizador.

 Nasce Iracema  Martim se perdeu dos seus companheiros pitiguaras e caminhou durante três dias  Encontra-se com Iracema (tabajaras – “os senhores das montanhas), filha do pajé Araquém  Assustada, o fere com uma flechada e ele não reage  Arrependida, ofereceu-lhe hospitalidade, quebrando com ele a flecha da paz.

 Araquém o trata com muita hospitalidade, oferecendo-lhe tudo...mas não quer, e revela seu amor  Ela não pode, pois guarda o compromisso de virgem vestal, portadora do segredo da Jurema (fertilidade - alucinógena).  Irapuã e os índios, Tabajaras, lutam contra os Pitiguaras

 Martim bebe o segredo da jurema, aparece Irapuã, e ela o defende com armas  Martim e Iracema decidem que ele deve ir embora.  Caubi o leva aos Pitiguaras. Na despedida, Iracema escuta o ruído de Irapuã e seus homens para atacar Martim.

 Irapuã quer matar Martim. Araquém, a fim de defender seu hóspede, faz a terra se abrir e escutam um grito: O GRITO DE TUPÃ  Preparam um plano de fuga, em função de Irapuã

 Sem conseguir dormir, pede o segredo da jurema para que possa passar uma noite com ela, mas não fora um sonho  Iracema já era sua esposa, e vivem novos momentos.  Partem, pois os Tabajaras estavam em busca dos três  Encontram-se Pitiguaras e Tabajaras – batalha

 Os Pitiguaras vencem e o casal se encontra com Jacaúna, chefe dos pitiguaras  Iracema planeja fugir, pois não aguenta viver com os inimigos.  Martim vai também e Poti os acompanha

 Iracema engravida e passado algum tempo, ele sente saudades da terra  Poti vai enfrentar os Tapuias e Martim vai junto. Vencem e voltam.  O português passa a não se interessar mais por ela, deixando-a sozinha  Iracema dá a luz a Moacir e só Caubi a visita

 Poti e Martim retornam e com as últimas forças, entrega-lhe o filho  Iracema morre e Martim a enterra junto com um coqueiro.  O português, em uma jangada, parte com o filho e o cão Japi.  Quatro anos depois ele volta e funda a primeira cidade e Poti converte-se ao cristianismo (Antônio Camarão – Calabar) - Ceará