Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
GESTÃO E PLANEJAMENTO DO PROJETO ATES INCRA/CREATIO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
COOPERATIVISMO E AGRICULTURA FAMILIAR
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
Proposta dos Produtores de Cana-de-Açúcar
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Plano Nacional de Cultura
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do CEPA
COROL ALIMENTO, TECNOLOGIA
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Movimento Brasil Competitivo
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL - ATER
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
INTEGRAÇÃO Cooperativas.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Intercooperar para acesso a mercados
INTEGRAÇÃO CONTRATUAL
Cooperativas e Mercado Internacional
Cooperativismo Brasileiro:
INTEGRAÇÃO CONTRATUAL
Consórcio de Cooperativas: Intercooperar para acessar mercados
Julho de 2007.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Consórcio de Cooperativas:
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
30 de junho de PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  Instituído pelo Decreto nº 7.492, de 02/06/2011  Destaques: art. 1º - Fica instituído o Plano Brasil.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Brasília – 5 de dezembro de 2006
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
Os Valores Anti-Rurais da Sociedade Brasileira
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Projetos Inovadores para Educação Básica – PICEB Lançamento do Curso de Capacitação dos Profissionais que elaboram Merenda Escolar 15 de junho de 2012.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
“Indicações Geográficas como ferramenta para o desenvolvimento regional” Coordenação de Incentivo a Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários Departamento.
Transcrição da apresentação:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural 3º Painel: Interlocução Institucional para o Fortalecimento do Cooperativismo

População no mundo Rural Urbana Fonte: ONU, Elaboração: ICONE.

Mudança nos Padrões de Consumo

Exportações Brasileiras: Total x Agronegócio (US$ bilhões) PARTICIPAÇÃO DO AGRONEGÓCIO 41,8% 40,4% 36,8% 35,9% 36,4% 36,3% Fonte: MAPA

Exportações Brasileiras: Total x Cooperativas (US$ bilhões) PARTICIPAÇÃO DAS COOPERATIVAS 2,1% 2,4% 1,6% 2,1% 2,0% Fonte: MAPA

DENACOOP Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural – DENACOOP Ação DENACOOP DESENVOLVIMENTO DO ASSOCIATIVISMO RURAL E DO COOPERATIVISMO

AÇÕES DENACOOP 2003 / 2008 A- CAPACITAÇÃO TÉCNICA E GERENCIAL PARA ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS B – ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ASSOCIATIVISMO PARA PEQUENOS PRODUTORES C - FEIRAS E EXPOSIÇÕES

CooperGênero 2003 / 2008 Beneficiários Diretos – pessoas

JovenCoop 2003 / 2008 Beneficiários Diretos – jovens

DENACOOP OUTRAS ATIVIDADES EXECUTADAS Prêmio Técnico Empreendedor (2008) (MAPA/SEBRAE/MEC) 300 projetos urbanos e rurais: 900 alunos participantes; 364 estabelecimentos de ensino, inclusive na zona rural. Representação brasileira na RECM (RECM- Reunião Especializada de Cooperativas do MERCOSUL)

DENACOOP ATIVIDADES PLANEJADAS 1.COOPERATIVISMO PARA O FUTURO 2.INTERCOOPERAÇÃO PARA ACESSO A MERCADOS 3.INTERNACIONALIZAÇÃO DO COOPERATIVISMO

DENACOOP COOPERATIVISMO PARA O FUTURO a) JovenCoop – Capacitar jovens para o cooperativismo b) CooperGênero – Estimular a equidade entre homens e mulheres c) NorCoop - Fortalecer o Cooperativismo nas Regiões Norte e Nordeste d) CooperAcadêmico - Estimular a Produção Acadêmica

DENACOOP INTERCOOPERAÇÃO PARA ACESSO A MERCADOS a) InterAgro - Agroindustrialização de Cooperativas b) InovaCoop - Cooperação Técnica e Difusão Tecnológica c) ProfiCoop - Profissionalização da Gestão Cooperativa d) CapitalCoop - Capitalização e Financiamento de Cooperativas

DENACOOP INTERNACIONALIZAÇÃO DO COOPERATIVISMO a) Prosul - Integração Regional Cooperativa no Mercosul b) Procin - Cooperação Internacional e Internacionalização de Cooperativas

DENACOOP POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO Participar da formulação de Políticas para o Cooperativismo e Associativismo Rural Acompanhar os Projetos de Lei sobre o Cooperativismo e o Associativismo Rural

DENACOOP RESULTADOS ESPERADOS * Aumento da participação das cooperativas e associações rurais na produção do Agronegócio Brasileiro. * Aumento do percentual de cooperados e associados rurais na população brasileira. * Geração de emprego com equidade na distribuição da renda gerada.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural