Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

A entrevista passo a passo
Sérgio Elias Vieira Cury
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Técnicas de Levantamento
Extração de Requisitos
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB Noções de Engenharia de Software.
3. Como identificar requisitos?
Introdução à avaliação. Os objetivos Discute como os desenvolvedores lidam com as restrições do mundo real Explica os conceitos e termos usados em uma.
CURRÍCULO E ENTREVISTA.
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
ROSAS VERMELHAS Por:
Atualidades Entrevista de emprego.
Analise fundamental de sistemas
O Início de um novo negócio
Aula 2- Elaboração de Questionários
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Eis aqui as regras do lado masculino.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Questionário Sociolinguístico
Extração de Requisitos
As origens dos problemas de comunicação
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
TÉCNICAS DE ELICITAÇÃO DE REQUISITOS
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
Processos de Engenharia de Requisitos
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Coletando informações
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Dicas para Apresentações
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Embedded Software Engineering: The State of the Practice Acadêmicos:
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS Sucursal Brasil
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Max Gehringer Max Gehringer
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Técnicas e Projeto de Sistemas
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Aplicativos Web – Web Design
Técnicas de Coleta de Dados
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Metodologia da Pesquisa
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Everton Saulo Silveira
Qualidade de Software O que é ‘Qualidade de Software’?
Formulários.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
Engenharia de Software
Oii, eu sou Antônio Lucas Coordenador nacional da Seleção Brasileira de Máster e se você está aqui...
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
Elicitação de Requisitos Análise Orientada a Objetos Prof. Wolley W. Silva.
Coleta de dados questionário.
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

Extração de REQUISITOS Parte II

Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “- Sei que você acredita que entendeu o que acha que eu disse, mas não estou certo de que percebeu que aquilo que ouviu não é o que eu pretendia dizer...”

Participantes na extração de Requisitos “Nenhuma pessoa sozinha consegue descobrir quais são os requisitos. Devem existir sempre vários participantes no processo para que a extração de requisitos seja bem-sucedida.” O número de Participante depende da complexidade do projeto a ser desenvolvido.

Técnicas para Extração de Requisitos Técnicas Informais: Técnicas baseadas em comunicação estruturada, interação com o usuário, análise de documentos, questionários, etc. Exemplo: JAD, PIECES, Brainstorming e a entrevista. Técnicas Formais: Construção de um modelo conceitual do problema ou de um protótipo de software. Exemplo: Modelo funcional, modelo de software, modelo de dados.

Extração e Análise de Requisitos Entrevista. É um conjunto de encontros com os usuários; No Primeiro encontro o usuário explica o seu trabalho, o ambiente no qual atuam, suas necessidades, etc. Nessa fase é muito mais importante uma habilidade social do que técnica.

Fases da Entrevista: Fase 1: Identificação dos candidatos para a entrevista A primeira pessoa a ser entrevistada, geralmente, é o próprio financiador do projeto. Nas entrevistas é importante descobrir quais são as outras pessoas a serem entrevistadas, perguntas dos tipo: “Quais as outras pessoas envolvidas no projeto?”; “Com quem mais eu deveria conversar?” É importante entrevistar as pessoas que não serão usuárias do produto, mas irão interagir com os usuários.

Fase 2: Preparação para Entrevista Agendar a entrevista com as pessoas envolvidas. As entrevistas devem ser marcadas com antecedência, deixando claro qual é o objetivo, o tempo de duração e uma previa para os entrevistados possam se preparar. Um ou dois dias antes deve ser confirmado a entrevista. Algumas entrevistas podem ser gravadas, porém deve evitar, pois isso pode inibir o entrevistado.

É impossível fazer uma entrevista com todas as perguntas já estabelecidas, pois novas questões podem ser levantadas no momento que ocorre a entrevista. CUIDADO: É muito comum passar o tempo estabelecido inicial, para isso é importante ao preparar as questões dividir em tópicos e definir o tempo destinado a cada tópico. Fase 2: Preparação para Entrevista

Fase 3: Condução da Entrevista Fazer uma rápida apresentação; Fazer uma breve revisão dos objetivos da entrevista; Durante a entrevista é importante descobrir se o entrevistado está preparado. Não tornar a entrevista algo mecânico, (somente responder os questionários). A cada explicação tentar fazer um resumo para confirmar que realmente entendeu. É importante em tempos em tempos fazer perguntas do tipo: “Estamos indo bem?”; esquecemos de alguma coisa?”; ou “Gastamos tempo suficiente nessa questão?”.

Na primeira entrevista se deve fazer perguntas mais abrangentes para ter um visão geral. Por que é importante o desenvolvimento desse produto para empresa? O que você espera desse produto? Quais as pessoas que estarão envolvidas diretamente com o sistema? E indiretamente? Fase 3: Condução da Entrevista

Já nas demais entrevistas fazer perguntas mais específicas? O que deve conter no relatório de vendas? Quais os dados necessários para o controle de compras? Fase 3: Condução da Entrevista

Erros de observação: Pessoas podem ter visões diferentes sobre o mesmo sistema. Erros de memória O entrevistado confia demais na memória para informações específicas. Erros de Interpretação; O entrevistador e o entrevistado estão interpretando palavras comuns de maneiras diferentes Fase 3:Condução da Entrevista Erros mais comuns

Erro de Foco: O entrevistador está pensando de uma maneira mais ampla enquanto o entrevistado está pensando de uma maneira mais restrita e vice-versa. Ambigüidade Conflitos: Opiniões diferentes entre entrevistado e entrevistador, o que resulta em predominar a opinião do entrevistador. Fatos que não são verdadeiros: O entrevistado pode fornecer informações que ele assume como fato verdadeiro, mas que, na verdade, são só a sua opinião. Fase 3:Condução da Entrevista Erros mais comuns

Fase 4: Finalização da Entrevista. A entrevista deve ser finalizada quando: Todas as questões tiverem sido feitas e respondidas; Estiver esgotado o tempo; Quando o entrevistador observar que o entrevistado estiver exausto; Deve reservar um tempo para fazer um resumo geral que foi coletado; Agradecer pela atenção.

Após a entrevista Agradecer por escrito; Fazer um resumo dos dados coletados a fim de ordenar os tópicos e consolidar as informações obtidas Tentar descobrir ambigüidade. Se houver dados estatísticos procurar fontes confiáveis.

Exercícios Você foi indicado a fazer uma entrevista, para o desenvolvimento de um sistema. A empresa fabrica óculos de sol, tal empresa já possui um sistema funcionando apenas na área administrativa e um site para divulgação dos seus produtos, porém não faz vendas on-line.

Brainstorming (Chuva de idéias) Seu José possui uma frota de ônibus, que faz transporte intermunicipais na região do sul de Santa Catarina. Possui um escritório central onde todo o controle é feito por uma funcionária em planilhas do Excel. Nas demais cidades possuem apenas um local de venda de passagem; e toda vez que necessita de uma informação o funcionário envia através do motorista.