BARROCO – “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barroco ou seiscentismo
Advertisements

BARROCO.
B A R R O C O ????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
BARROCO: características, influências, autores, obras e textos
Barroco Século XVII.
Barroco.
Barroco.
Idade Média X Renascimento (teocentrismo) (antropocentrismo)
Idade Media X Renascimento (teocentrismo) (antropocentrismo)
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
Você conhece essa imagem?
Barroco Século XVI-Xvii
Barroco A ARTE DA INDISCIPLINA.
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
A Literatura no Período Colonial Brasileiro
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
BARROCO NO BRASIL Prof.ª Jéssica Gravino.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
Expressão artística do homem seiscentista
Universidade Federal do Amapá
2ª série / Ensino Médio 2m1,2m2 e 2m3 Profª.: Maria Anna Gerk
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
Séc. XVII ao começo do séc. XVIII
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
BARROCO.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
DONS ESPIRITUAIS “DONS DO ESPIRITO SANTO BENÇÃOS QUE ALMEJO TANTO SÃO COMO PEDRAS PRECIOSAS COMO O PERFUMEDAS ROSAS”
BARROCO NO BRASIL.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
/:Eu confio em nosso Senhor *
Barroco ( , em Portugal) ( , no Brasil)
Barroco Literatura – Aula 4.
Carta de Paulo a Filemon
Quadro das Eras Era Medieval Era clássica 1ª época (séc. XII – XIV)
LITERATURA INFORMATIVA
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
Venha conhecer a felicidade
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
BARROCO.
Renascimento / Classicismo
“É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “É indigno de um homem não saber se defender pela palavra,
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO. Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
Prof. Teófilo Beviláqua
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
TRÊS SEGUNDOS Para mudar sua história “Jesus disse ao paralítico (...) Levante-se (...) Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos,
Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre.
A Paz do Senhor Jesus Esteja com você irmão e com toda a sua família!
Expositivo Tópico Tipos de sermão Textual O que a inveja causa em nós?– Sl Tipos de sermões - Tópico 1.A inveja apodrece os ossos. Pv A.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
A POÉTICA DO SÉCULO XVII. Allegro do Concerto de Brandemburgo nº 1 em F maior. J. S. Bach, BWV Regente: Karl Richter. Performance: Münchener Bach.
Literatura COVEST 1ª Fase Revisão.
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
Ciclo A Domingo da Sagrada Família Domingo da Sagrada Família Ano 2010 Música: “A glória do Natal” da Liturgia Maronita cantada por Sor Marie Keyrouz.
Marcos “Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” I Jo NVI.
“Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”. (João 9- 3)
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Ciclo A Domingo IV da PÁSCOA Domingo IV da PÁSCOA 15 de de de Maio de 2011 Música: Salmo 22- Sinagoga Hebraica.
Disciplina na Igreja.
BARROCO NO BRASIL 03/05/2016 ALPHA. CONTEXTO HISTÓRICO 1601 Prosopeia de Bento Teixeira Fundação da Academia Brasílica dos Esquecidos; Fundação.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
“Sermão de Santo António”
Transcrição da apresentação:

BARROCO – 1601 “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA CONTEXTO HISTÓRICO: Mito do Sebastianismo Reforma X Contra Reforma Teocentrismo X Antropocentrismo Apogeu da cana-de –açúcar no Nordeste Brasileiro. CARACTERÍSTICAS: Culto dos contrastes Transitoriedade da vida Intensidade Pessimismo Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole e metáfora Religiosidade medieval Cultismo Conceptismo

GREGÓRIO DE MATOS GUERRA – BOCA DO INFERNO Características Poesia lírica : Idealização do amor Busca dos prazeres da vida Carpe diem Associar a figura feminina à natureza Sensualidade Poesia religiosa : Brevidade da vida Sentimento de culpa e pecado Busca do perdão Inutilidade dos bens materiais Deus é a fortaleza / homem é a fragilidade

Poesia satírica : Crítico implacável da vida social Linguagem agressiva Sarcasmo Crítica ao Brasil Colônia Ridicularizava as autoridades, instituições... Destruía preconceitos, tabus OBRAS : 5 VOLUMES Volume I – Lírica Volume II – Sacra Volume III – Satírica Volume IV – Graciosa Volume V - Últimas

Goza , goza da flor da mocidade , POESIA LÍRICA Goza , goza da flor da mocidade , Que o tempo trata a toda a ligeireza, E imprime em toda a flor sua pisada. Ó não aguardes , que a madura idade, Te converta essa flor , essa beleza, Em terra, em cinza , em pó , em sombra , e nada. POESIA SATÍRICA Que falta nesta cidade? Verdade. Que mais por sua desonra? Honra. Falta mais que se lhe ponha? Vergonha O demo a viver se exponha. Por mais que a fama a exalta. Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha.

Da vossa piedade me despido, Porque quanto mais tenho delinqüido, POESIA RELIGIOSA Pequei , Senhor , mas não porque hei pecado, Da vossa piedade me despido, Porque quanto mais tenho delinqüido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido, Que a mesma culpa , que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado. Se uma ovelha perdida , e já cobrada Glória tal e prazer tão repentino Vos deu , como afirmais na Sacra História: Eu sou , Senhor, a ovelha desgarrada, Cobrai-a , e não queiras, Pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória.

PADRE ANTÔNIO VIEIRA 500 cartas , 200 sermões e profecias “ Sermão da Sexagésima” “ Sermão de Santo Antônio ao Peixes “ “ Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as da Holanda” “ Sermão pelo bom ladrão “ Características: O principal conceptista do barroco no Brasil. Características dos sermões de Vieira tinham tanto o “poder” de convencer quem ouvia tanto pela razão quanto pela emoção. 

• Na divisão em cinco partes de um sermão : 1. Tema: vieira sempre começa seus sermões, relembrando uma passagem da bíblia, que represente o tema que será pregado. 2. Intróito: o sermão é exposto de maneira geral para todos que irão ouvi-lo. 3. Invocação: quem vai pregar o sermão pede ajuda e inspiração Divina. 4. Argumentação: o pregador expõe a tese com exemplos bíblicos. Utiliza o método parenético que laça o argumento e pensa em todas as possibilidades de contestação do ouvinte-leitor. 5. Peroração ou Epílogo: o pregador então faz uma conclusão de tudo o que havia falado e ressalta os fatos mais importantes da pregação. 

No Sermão da Sexagésima, Padre Vieira conduz o ouvinte, através da associação da parábola do semeador, até a conclusão de que, se a pregação/ semeadura falha, isso é devido a alguma falha do pregador/semeador, nunca da palavra de Deus ("Sabeis cristãos, por que não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa dos pregadores"). Visto que, a palavra de Deus, mesmo que semeada em pedras, espinhos e má terra, ou seja, pregada para maus ouvintes, sempre acaba provocando algum efeito ("Os ouvintes ou são maus ou são bons, se são bons, faz neles grande fruto a palavra de Deus; se são maus, ainda que não faça neles fruto, faz efeito.").