América Anglo Saxônica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

Os Grandes Biomas Terrestres
Localização Geográfica Relevo Clima e Vegetacão Hidrografia
O Continente Americano
Climas do Continente Americano
Revisão para os alunos 2º E.M C
Climas brasileiros e domínios climáticos
América Latina : Quadro natural
Clima e Vegetação da América
C.1 AMÉRICA 3ª SÉRIE PÁGINA F1.
CLIMA NO BRASIL.
CLIMA DAS AMÉRICAS.
AMÉRICA Relevo.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
América Anglo-Saxônica: paisagens naturais e atividades econômicas
Divisão do continente americano
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
Monte Mckinley MONTES APALACHES PENÍNSULA DO LABRADOR MONTANHAS ROCHOSAS PLANÍCIE DO MISSISSIPI PLANÍCIE LACUSTRE.
AMÉRICA LATINA.
América – aspectos naturais
(c) Produção de laranja, plantação de arroz, tabaco e cana-de-açúcar.
ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO trilobita.org.br/arnaldo
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
E.U.A ECONOMIA NORTE-AMERICANA PIB: US$ 15 trilhões (dados: FMI para 2011) PIB per capita: US$ Os EUA tornaram-se a maior economia do mundo.
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.

AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
CANADÁ.
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
Hidrografia e Clima.
América Latina.
Professor Luiz Felipe Geografia
Professora Carol/Geografia
AS ÁGUAS CONTINENTAIS AMERICANAS
Trabalho de Geografia Canadá
ESTADOS UNIDOS.
EUA.
Relevo se divide basicamente em três grandes
CONTINENTE AMERICANO..
Fatores que influenciam nos Climas da América
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
América Anglo-Saxônica
O Continente Europeu.
O continente Europeu: Físico
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
MÉXICO.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
Agropecuária dos EUA.
1) Diferencie país deficitário de superavitário: 2) O que são as Ifi’s e qual a relação destas instituições com os países subdesenvolvidos? 3) Explique.
Japão : Aspectos Naturais
Conceitos: Geologia: ciência cujo objeto é o estudo da origem da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo.
CANADÁ.
Estados Unidos.
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
A distribuição da população mundial
América Aspectos gerais.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
FATORES CLIMÁTICOS.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Geo Geral – Prof. Bruno Rangel
Profª Vivian Pretti Geografia - Aspectos Físicos -
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Estados Unidos. As Treze Colônias Guerra de Secessão ( ) Estados do SulEstados do Norte -Clima Subtropical - Latifúndios - Mão-de-obra escrava.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
EUA 8º Ano.
Transcrição da apresentação:

América Anglo Saxônica 8º Ano

A colonização dessa parte do continente iniciou no século XVl, os grupos indígenas que habitavam a região sofreram constantes ataques. Ingleses: Instalaram-se no litoral do Atlântico. Fundaram cidades, entre elas Nova York e Boston. Franceses: Ocuparam a Foz do rio São Lourenço, chegaram a foz do rio Mississipi e fundaram as cidades de Quebec e Montreal. Espanhóis: Ocuparam a região do Golfo do México até o litoral do Pacífico (parte sul da América Anglo Saxônica). Russos: Ocuparam o extremo norte (região do atual Alasca).  

Os Estados Unidos deixaram de ser colônia e tornaram-se país independente (1776). Expandiram –se para o oeste, posteriormente várias partes foram compradas e outras conquistadas por meio de guerras. Quebec, Canadá é uma área de forte influência francesa (idioma, cultura e tradições), gerando a questão da emancipação dessa província.

Relevo O relevo está assentado em diferentes estruturas geológica: no oeste, dobramentos modernos deram origem as cadeias montanhosas; na parte central grandes planícies assentaram-se sobre as bacias sedimentares; a leste encontram-se antigos planaltos.

Montanhas rochosas Canadá https://www.youtube.com/watch?v=8-HTB756ok4

Hidrografia Apresenta densa rede hidrográfica, a área tracejada no mapa representa a bacia Mississipi-Missouri. Os importantes afluentes são: Ohio e ArKansas Os principais rios que correm para o Pacífico são: Colorado, Colúmbia e Yucon. Apresenta de grande número lagos, entre os Estados Unidos e Canadá, denominados Grandes Lagos, intensamente utilizados para navegação. O rio que faz ligação entre o conjunto dos grandes lagos e o oceano Atlântico, sendo uma importante hidrovia da América porção Norte é o rio São Lourenço.

A posição geográfica e fatores como a disposição do relevo, as correntes marítimas, a latitude e a continentalidade determinam a ocorrência de vários climas.

O território recebe influência direta de frentes frias polares vindas do Ártico, as amplitudes térmicas variam muito (temperaturas noturnas mais baixas que as diurnas), a latitude que se estende desde áreas subtropicais até polares caracterizando locais muito quentes ou extremamente frios. Na porção oeste a corrente marítima da Califórnia tira a umidade do ar, enquanto que as cadeias montanhosas funcionam como barreiras à baixa umidade vinda do Pacífico, criando desertos. Na costa oeste, a passagem de corrente quente do golfo e as baixas altitudes permitem a penetração dos ventos úmidos (ocorrências de climas chuvosos).

A inter-relação entre os fatores climáticos dá origem não somente às características climáticas, mas também a umas séries de fenômenos meteorológicos, entre eles os tornados. Tornados: Coluna de ar giratória desde as nuvens até o chão (ar quente e úmido próximo do solo, ar frio numa altitude mais elevada e tesouras de vento que mudam de direção e velocidade conforme a altitude. Ocorre EUA nas regiões de grandes planícies.

Tornado nos EUA https://www.youtube.com/watch?v=4i0DkPGboLs

Parte da vegetação que recobria o território foi devastada, originando áreas com atividades agropecuárias e industriais. Os governos estadunidense e canadense criaram leis rígidas de controle e preservação de áreas de vegetação nativa, com o objetivo de proteger o meio ambiental e os parques nacionais diminuindo o desmatamento sem manejo.

O território apresenta grande variedade de recursos minerais e energéticos, fator importante para o processo de industrialização. Nos Estados Unidos, a região dos Montes Apalaches tem grande produção de carvão mineral. Na região dos Grandes Lagos existe a produção de ferro, cobre e níquel.  A produção de petróleo dos Estados Unidos não é satisfatória ao país, a produção interna é fraca, logo importa o produto. Com o avanço da tecnologia passaram a explorar o gás xisto para a produção de energia.  

Gás de xisto faz EUA sonhar com autossuficiência energética https://www.youtube.com/watch?v=kHYB5uwW9mQ

A América Anglo-Saxônica apresenta produção agrícola variada, devido ao uso de moderna tecnologia e eficiente mecanização.

Nos Estados Unidos a produção agrícola é realizada em regiões especializadas que recebem o nome de belts (cinturões). São eles:   Cotton belt (Cinturão do algodão) Wheat belt (Cinturão do trigo) Corn belt (Cinturão do milho) Dairy belt (Cinturão do leite)  No Canadá mais de 50% das terras são consideradas improdutivas, permanece coberto de gelo a maior parte do ano impedindo o aproveitamento agrícola. Porém, está entre os dez maiores produtores mundiais de trigo e soja. A classificação do Canadá em relação à produção de trigo e soja pode ser explicada pela produção moderna com o uso de máquinas.

Parque industrial dos Estados Unidos representa 25% da produção mundial, com indústrias tradicionais e atualmente indústrias de ponta que exigem integração entre ciência, tecnologia empresa, universidade e Estado.   Existem nos EUA os tecnopolos, locais onde se reúnem empresas de alta tecnologia (informática, microeletrônicos) e centros de pesquisa e formação de técnicos especializados (grandes universidades).   A maioria dos centros industriais tem acesso as hidrovias facilitando o transporte de produtos aos portos e os mesmos serem escoados para outros países.

Vale do Silício, o maior polo mundial de tecnologia http://olhardigital.uol.com.br/video/conheca-o-vale-do-silicio-o-maior-polo-mundial-de-tecnologia/46546

O Canadá é um país populoso e pouco povoado, isto porque existem espaços vazios devido ao clima polar, solos gelados, terras improdutivas e áreas de montanhas rochosas. O território foi ocupado pelo desenvolvimento de atividades econômicas: agropecuárias, área de pesca, área de extração de madeira (floresta boreal situada no norte do país), destacando a indústria de papel, possui alto nível tecnológico e científico (Tecnopolo) e a indústria mecânica.

Apesar de todos recursos, o Canadá enfrenta a dependência do capital dos Estados Unidos. As áreas mais industrializadas do Canadá estão localizadas próximas aos Estados Unidos, tal proximidade favoreceu a transferência de empresas estadunidense para o Canadá e se tornaram peças chave no processo industrialização devido aos investimentos que tornaram a economia canadense dependente e subordinada.