Exposição Carmem Ribeiro Costa Vivências em Educação Musical Coletiva Inclusiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sobre toda a terra Tu és o Rei
Advertisements

EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Música : Holding Your Hand
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Ivoti.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Escola Classe 15 de Ceilândia.
PROJETO QUEM SOU EU? IDENTIDADE _____________________________
1.
Celebrating Teachers Day in 2023 Marcos Vono. Sobre mim... Eu não sou professor, mas, muitas vezes ajudo pessoas que querem aprender. Eu não sou pesquisador.
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PORTIFÓLIO VIRTUAL MÚSICA
Glória Queiroz - Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz -
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Sistemas de Educação inclusivos
APRESENTAÇÃO O Projeto Musical Vox Gaudium (A Voz da Alegria), é realizado na cidade de Gurinhém/PB, desde setembro de 2010, apoiado pela Secretaria de.
Professores homenageados, Patrona e Paraninfa agradecem
Pixinguinha.
U NIVERSIDADE F EDERAL DA B AHIA Escola de Dança PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Bolsistas: Caroline Soares Marins Isis.
Inclusão que bicho é esse?
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa...
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
8 Clicar.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
Educação Especial: Surdez
Minha experiência no PIBID e meu crescimento como docente Tinha muito receio de como seria minha atuação docente, já que por característica sou uma pessoa.
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA
A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral AUTORES: João.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
A BASE DA VIDA É O AMOR Texto de Angela Maria, coletado
Software Educativo Discente:Lucilaine de Fátima Ferreira Prof(a):Gilca Vilarinho dos Santos Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia.
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares
EU SEI QUE A TUA MÃO PODE ME ALCANÇAR (2X)
FILHO ADOTIVO SÉRGIO REIS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
LIBRAS I Professor de LIBRAS Anderson Luchese. Combinados - Horários Período a tarde 13h30 até 17h30 Período a noite 18hs até 21h30.
Os sentimentos de cada um
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Plano de AEE.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

Exposição Carmem Ribeiro Costa Vivências em Educação Musical Coletiva Inclusiva

Quantos de vocês já atuam como educadores?

Experiência... (...) e Dewey tinha aquela velha história que no final de uma palestra – ele que nos anos 1930 inventa o termo “professor reflexivo” – um professor virou-se para ele e disse “o senhor abordou várias teorias, mas eu sou professor há dez anos, sei muito mais sobre isso, tenho muito mais experiência nessas matérias”. Então, Dewey perguntou: “tem mesmo dez anos de experiência profissional ou apenas um ano de experiência repetida dez vezes?” Não é a prática que é formadora, mas a reflexão sobre a prática. É a capacidade de refletirmos e analisarmos. Nóvoa, Antonio in Desafios do Professor no Mundo Conteporâneo, publicação do Sindicato dos Professores de São Paulo, disponível em:, acesso em: 06/04/2014

Eu, professora? 2008 – 2009: Aluna do curso de Bacharelado em Canto e Arte Lírica (ECA USP RP) – Bolsista de “Ensinar com Pesquisa” com Profª Silvia Berg – Primeiro contato com Coro Infantil 2010 – 2012: Aulas Coletivas em Igreja – Musicalização, canto, canto coral Desde 2011: Educadora de canto coral e iniciação musical no Projeto GURI Desde 2012: Aluna de Pedagogia (UMESP)

Projeto Guri 49 mil alunos, 140 são meus! 370 polos, 58 fundação casa Funciona em parceria com prefeituras ou empresas privadas ACESSO UNIVERSAL Alguns Polos dos 8 aos 18 anos Alguns Polos dos 6 aos 18 anos

“a música não somente possui um papel na reprodução cultural e afirmação social, mas também tem potencial para promover o desenvolvimento individual, a renovação cultural, a evolução social, a mudança. Não reagimos simplesmente ao meio ambiente, seja físico ou cultural, mas também refletimos sobre a nossa experiência” Swanwick, 2003

Organização de Aula O que funciona para você? E para sua turma? Cada turma é uma turma... Planejar é preciso, mas o planejamento não deve te prender...

Características da Turma Idade Interesses Características pessoais dos alunos... Tem aluno com deficiência? O que preciso adaptar? Como adaptar? Como ME adaptar?

É Lei! Constituição de 1988 LDB 9394/1996 Resolução N. 17/2001, CNE/CEB Decreto de Acessibilidade 5296/2004 Decreto de Libras 5626/2005 Decreto 6571/2008 – AEE Decreto 7611/2011 – AEE e Educação Especial “Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola” (LDB, art. 3° inciso I)

Causos Síndrome de Down Autismo Transtorno de Hiperatividade Deficiência visual grave ou total Deficiência Intelectual Vulnerabilidade Social

Assistencialismo é inclusão?

Ab’Surdos Música Oficial da Banda Ab´Surdos / "Que absurdo" - composição: Levy Costa Ferreira, componente Surdo / Clipe de DVD / Ab'Surdos é uma banda de percussão e harmonia que toca vários estilos / 12 componentes Surdos e 3 componentes ouvintes na banda Ab´Surdos em Uberlândia-MG / Equipe de professores: Sarita Araújo, Flávio Humberto e Gislaine Sousa; Intérprete: Dorcelita Barbosa “(...) Que absurdo! Sou Surdo... Sinto a música tocando o meu ser. Meu coração não é surdo”

Que absurdo! Que absurdo - Banda Ab_Surdos OFICIAL.mp4

Percussão - Guri “Cai cai balão” com solo do João Pedro com acompanhamento do nosso aluno mais que especial Wesley – Educador Alexandre Oliveira Alexandre.mp4

Pra mim, o que é ser professora: Canções e Momentos, de Milton Nascimento Coro Juvenil Canções e momentos.mp4

“Nossa mania professoral e pedantesca é de sempre ensinar às crianças o que aprenderiam muito melhor por si mesmas (...)” ROUSSEAU, 1999, Emilio, livro II, p. 66

“Não existe uma criança pobre ou rica Não existe uma criança boa ou má Não existe uma criança suja ou limpa A criança é só criança! Não existe uma criança mal vestida O que existe está nos olhos do que vê Se o que ver souber que a vida é um brinquedo Vai ver só criança nua...” TAIGUARA, Aos filhos do Zé, Álbum Piano e Viola, de 1972

Muito obrigada!!!!!

Comentários? Contato: