História.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 - Observa a figura. Coloca um X na resposta correcta.
Advertisements

A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO.
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Estado, Nação e Política
Passagem da Antiguidade para o Feudalismo
Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
A História me precede e antecipa-se a minha reflexão
Professor Edley
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
No século XVI, Portugal conquista a cidade de Ceuta.
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
Quais são as principais teorias sobre o fim do mundo?
Agrupamento de Escolas
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
Conceituação de História
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA
Centro de Apoio. Informação Pesquisa Divulgação Aplicação de conhecimentos Contacto com os outros Enriquecimento pessoal Trabalho em equipa TIC Interacção.
EDUCAÇÃO ROMANA.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Trabalho de história: 1º. Bimestre/2012
História de Portugal 1.º Semestre do ano lectivo 2012/2013 Aula n.º 1 Professora: Teresa Lacerda
“Ágora” Atividade - STC.
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Introdução à História Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012.
Plano B • O Reino de Portugal
APRESENTAÇÕES EM POWERPOINT
Profa. Dra. Suzana L. S. Ribeiro
Fora da aula tudo é História
Escolha o fundo e a cor das letras
Afonso E. V. Lopes; Mauricio Bologna; Márcia Ernesto Metodologia, Figuras e Legendas: Elementos Importantes Abril de 2011.
Conceito de TEMPO SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
Introdução ao estudo da História
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Orientações para o Trabalho
Formação do Reino de Portugal
Orientações para o Trabalho
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
(nome do curso) (Título do Trabalho de Conclusão de Curso)
COMPREENDER O CONCEITO DE COLEÇÃO/MUSEU
ESTATÍSTICA Generalidades Outubro 2009.
História As escritas da História O trabalho do historiador
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Aula inaugural – sexto ano
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”
Generalidades Outubro População e Amostra Actividade 1. Procedimento para o controlo da qualidade O gestor de qualidade de uma empresa produtora.
Aula 1 Grupo 1 Capítulo 1/2 A origem do universo e a evolução do homem/Introdução aos estudos históricos.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
Metodologia Científica
As bases da ciência moderna
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
Do Mito à Filosofia.
Pressupostos histórico-filosóficos para o paradigma evolucionista
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Representações Cartográficas
Introdução a Arquitetura e Urbanismo
PRIMÓRDIOS Arqueano (ausência de vida) Paleozóico (vida pela 1ª vez) Mesozóico (répteis) Terciário (1 a 10 milhões de anos) Quaternário ( a 1 milhão.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL Maria João Escudeiro 2013/2014.
TECNOLOGIAS & MÍDIAS PROFESSOR CASÉ AULA 1.
TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a.
Transcrição da apresentação:

História

História Para ti… … o que é História?

História Escolhe a opção mais correcta: a História é uma ciência que estuda… a) Os feitos dos grandes heróis, como D. Afonso Henriques b) As Datas c) A vida do Homem num determinado momento do passado d) A evolução da acção do Homem influenciada pelo local, pelo tempo e pelas acções de outros indivíduos.

História “Uma das formas mais importantes de compreender o mundo em que vivemos é a História. É bom conhecê-la para que os homens de amanhã escolham o seu destino com algum conhecimento de causa e, se possível, consigam evitar os erros que no passado fizeram sofrer tantos milhões de homens.” José Mattoso

História E para ti… … para que serve a História?

História Escolhe a opção mais correcta: a História é importante porque ajuda-nos a… a) Responder certo nos concursos da TV b) Aumentar a nossa cultura geral c) Compreender alguns filmes e livros d) Compreender o presente através do estudo do passado

História Comenta as frases seguintes: a História é importante porque… Ajuda-nos a lidar com a diversidade Ajuda-nos a dar sentido ao presente Ajuda-nos a lidar com pontos de vista diferentes Ajuda-nos a lidar com informação variada

História Será que os historiadores inventam a História? Em que se baseiam os historiadores para escreverem a História?

Fontes

História – fonte histórica … ou documento histórico?

História – fonte histórica = Fonte histórica documento histórico

História – fonte histórica Fonte primária Fonte secundária

História – fonte histórica Dos seguintes, qual (ou quais) podem ser considerados documentos históricos? Porquê? F A C B E G D

? História – fonte histórica Local «Depois de longas investigações, convenci-me, enfim, de que: O Sol [Hélio] é uma estrela fixa, rodeada de planetas que giram à sua volta e dos quais ele é o centro; Além dos planetas principais, há ainda outros, de segunda ordem, que giram primeiro como satélites à volta dos seus principais, e com estes à volta do Sol; A Terra [Geo] é um planeta principal.»   N. Copérnico, De Revolutionibus Orbium Caelestium, 1543 (adaptado). Título ? Data Autor Local

Tempo

História – cronologia A Formação de Portugal

História – friso cronológico

b) Antiguidade pré-clássica d) Antiguidade clássica História – Épocas históricas Coloca por ordem cronológica, da mais antiga para a mais recente, as épocas que vamos estudar este ano: a) Idade Média b) Antiguidade pré-clássica c) Pré-História d) Antiguidade clássica

História – Converter datas A que século corresponde o ano 719 a. C.? a) Século VII a. C. b) Século VI a. C. c) Século VIII a. C. d) Século XVIII a. C

História – Converter datas A que século corresponde o ano 711? a) Século VII b) Século XVII c) Século XVIII d) Século VIII

História – Converter datas A que século corresponde o ano 1243? a) Século XVI b) Século XIV c) Século XIII d) Século XVIII

História – Converter datas A que século corresponde o ano 1500? a) Século VII b) Século XVI c) Século XV d) Século VIII

Espaço

Legenda (explicação dos símbolos usados no mapa) História – mapa histórico Título (assunto e tempo) Rota do Cabo (século XVI) Orientação Legenda (explicação dos símbolos usados no mapa) Escala