Os metadados para a produção de revistas eletrônicas do Portal PEPSIC usando XML e bases de dados Cisis com metodologia SciELO Teresa Cristina Peres

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Publicações Eletrônicas
XML - Extensible Markup Language
Revistas Eletrônicas disponíveis no Portal de Serviços do SIBiUSP.
Livros Eletrônicos disponíveis no Portal de Serviços do SIBi/USP.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Título do Trabalho Título do Trabalho Título do Trabalho.
Uma metodologia para publicação eletrônica
Criando páginas para o WWW Liane Tarouco. Páginas WWW São armazenadas num servidor WWW ou no disco local Tem um endereço URL - Universal Resource Locator.
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 10 1º Semestre UNIJUÍ.
Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Computação e Estatística Servidor de Documentos XML Usando.
SciELO. A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
BVS - Psicologia.
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
HTML Programação Web.
Elaboração de trabalhos em ambientes educacionais Natália Pacheco.
COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
Profº Cláudio Barbosa XHTML – Introdução  XHTML (eXtensible HyperText Markup Language) – linguagem baseada na XML para.
Professor: Márcio Amador
Fluxos de produção de periódicos Francine Curivil SciELO Brasil
Metodologia para textos completos
Título do Projeto Área do projeto
Artigo Científico Funções Básicas:
BVS Saúde Pública Projeto: Publicação Eletrônica de Textos Completos Teses e Dissertações da Escola Nacional de Saúde Pública
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
RESUMO.
TÍTULO DO TRABALHO Nome dos autores Instituição de Origem INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Introdução,
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
Título do Artigo Científico
Produção de Sites Unidade 9 – XML Prof.: Henrique Santos.
Introdução a Engenharia Elétrica
The Petri Net Markup Language (PNML) Wellington João da Silva Mestrado Ciência da Computação.
XML Prof. Dr. Fernando Gauthier INE/UFSC. XML XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem para marcar documentos que contêm informações estruturadas.
TÍTULO COMPLETO DO TRABALHO Inserir nomes dos autores e . Pode ser inserida imagem aqui INTRODUÇÃO Substituir por seu texto Substituir por seu texto.
Laboratório de Física e Informática/Robótica
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Karine Alessandra Córdova
Profº Cláudio Barbosa HTML - Introdução  HTML – Hypertext Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto;  Linguagem.
HTML - HyperText Markup Language Professora: Fabrícia F. de Souza.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON.
Prof. Wolley Profa. Érika
Curitiba Atenção!! Este tutorial tem a finalidade de passar orientações objetivas e diretas sobre o uso das ferramentas básicas disponíveis nesta.
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
Título do Trabalho com letras grandes para ser lido a até 3 metros de distância (Sugestão: Fonte Arial, tamanho 90). Texto centralizado. Nomes completos.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Interface da Base de Dados PubMed (Curso Básico: Módulo 4)
TÍTULO DO ARTIGO AUTORIA.
Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.
PROF. DR. DIVINO IGNÁCIO RIBEIRO JR DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - FAED EndNote X5 – Gerenciador de Referências Bibliográficas.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
GUIA PARA CONSULTA NO REPOSITÓRIO DA UTFPR2013 INTRODUÇÃO PARTE I - CONSULTA AOS TCCS/TCCES PARTE II - CONSULTA ÀS DISSERTAÇÕES/ TESES/PRODUÇÃO DE SERVIDORES.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Design para Web 3 XHTML.
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto.
Transcrição da apresentação:

Os metadados para a produção de revistas eletrônicas do Portal PEPSIC usando XML e bases de dados Cisis com metodologia SciELO Teresa Cristina Peres Antonio Marcos Amorim Biblioteca Dante Moreira Leite, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – São Paulo – SP e Biblioteca Virtual de Psicologia – BVS-Psi Brasil / /

Resumo Este trabalho explora o processo de produção de artigos científicos de revistas existentes no PEPSIC – Periódicos Eletrônicos em Psicologia, envolvendo a linguagem de marcação XML e a metodologia SciELO. Foram investigados o fluxo do processo de trabalho dos módulos desta metodologia, com o intuito de explorar aspectos técnicos àqueles que realizam o trabalho de criação e marcação de textos para tornarem-se um periódico científico em formato eletrônico e de acesso universal. Entre as conclusões verificamos que este trabalho complexo e deve envolver profissionais com conhecimentos técnicos avançados seja de XHTML como de bases de dados Isis e as linguagens de marcação. Assim poderão fazer uso amplo da ferramenta, sobretudo de seu módulo bibliométrico. Metodologia Para este estudo, buscamos explicar didaticamente elementos essenciais do processo de produto de uma revista eletrônica do portal PEPSIC - Periódicos Eletrônicos de Psicologia ( Inicialmente, o PEPSIC segue o modelo de publicação da metodologia SciELO. Esta foi objeto de diversos trabalhos anteriores, e em sua essência seu funcionamento obedece atualmente ao trabalho no prelo da BIREME (2007):

Procedimentos após o Converter a) É necessário após a detecção de erros, abrir cada arquivo (artigo) no Dreamweaver e efetuar as correções necessárias; b) Apagar o diretório denominado ‘base’, que está no diretório serial (que é formado por: \ \, exemplo: serial\epc\v24n2) e fazer a conversão outra vez. Este processo pode se repetir diversas vezes, dependendo do tipo de erro o Converter só os identifica após a limpeza de tags no formato HTML, que estão dentro das tags de marcação. Um modo de evitar todos estes problemas durante a geração de uma revista, é necessário uma atenção maior do responsável pela marcação tanto na execução da tarefa de marcar como no preenchimento da TITLE do fascículo. Checagem de fascículos Verificação Telas do Módulo Converter mostrando, após processamento, o resultado com fascículos da revista com erros. Diretórios confrontados: markup / body / Title Módulo Converter Apresenta as inconsistências

S ) DTD Serial - Identifica um fascículo de periódico no todo; 2) DTD Article – Identifica os elementos bibliográficos de um texto dividindo sua estrutura em 3 grandes blocos (FRONT, BODY e BACK). Ao lado mostramos a DTD Front. Esta engloba as áreas de títulos (titlegroup); autores (autgroup); resumos e palavras-chave (bibcom). A tag, definida aqui como a parte mínima descrevendo um elemento e seus atributos - aqui no formato XML – nomeada titlegroup, descreve os títulos de um artigo científico em todas as línguas que o mesmo tenha sido escrita. A tag autgroup descreve os autores do artigo primeiro em grupo depois individualmente com as tags surname e fname além disso a tag também permite identificar a instituição a qual o autor está afiliado. Recomendações É recomendável que os editores passem a ter um maior cuidado no uso de normas para referências bibliográficas, pois o não respeito a norma determinada na revista dificulta a identificação dos dados durante a marcação (XHTML), causando a impossibilidade das mesmas não serem sequer recuperadas em sites de busca na WEB, além de não poderem ser lidas pelo módulo de Bibliometria. Considerações finais Atualmente os clientes têm como principal meta atingir seus objetivos na pesquisa com um maior ganho de tempo possível, fechando assim uma cadeia de trabalho da pesquisa científica que não se encerra nela mesma, mas sim deve produzir soluções aos problemas da sociedade contemporânea.