Como e quais tecnologias impactam a democracia? Lucio Rennó UnB/Codeplan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
Alguns Conceitos “Governo Eletrônico é um conceito emergente que objetiva fornecer ou tornar disponível informações, serviços ou produtos, através de meio.
CONTEXTO Atendimento ao Cidadão é prioridade estratégica da SEGEP Carta (de serviço) ao Cidadão: “ponta-de-lança” do GesPública Tecnologias de gestão.
O relato do acompanhamento feito pelo PMSS Artur Felipe Wendling Brasília, 22 de novembro de 2007.
Projetos de Aprendizagem
E-Democracia II Conegov Florianópolis/2005. Contexto Anos 90 – governo eletrônico Anos 90 – governo eletrônico Conceitos mais abrangentes Conceitos mais.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Gestão Estratégica da Inovação
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
O IBICT e a Open Archives Initiative
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
AVALIAÇÃO PNAFE 116ª Reunião Ordinária CONFAZ Foz do Iguaçu, dezembro de 2004.
Ana Cristina Ghisleni
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Movimento Brasil Competitivo
Prefeitura de Santo André
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Governante On-line: os benefícios da utilização do GRP
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Fabiano André Vergani
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
SISTEMA DE PRONTUARIO SOCIAL INTEGRADO (SPSI)
Resultados na Nuvem: Gestão e Comunicação Política com a Polis Tecnologia Carlos A. K. Hoffmann Líder Executivo
A ThinNetworks é a única empresa brasileira que trabalha com foco no desenvolvimento de soluções de qualidade voltadas para a redução de custos com tecnologia.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Sistema Integrado de Gestão ITCP/COPPE/UFRJ
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Informação para a Gestão em Saúde: Rede Gaúcha de Informações em Saúde
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
Fernando Borg Rodolfo Pantojo. Como a internet pode contribuir com o Estado?
Oferta de cargas online Rápido e fácil. Cadastro gratuito.
Data Warehouse para a Saúde Pública: Estudo de Caso SES-SP
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Marcel Fernando de Oliveira
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
Descentralização: impactos e desafios na sociedade civil organizada 3 Seminário da Série Aprimorando o Debate II Descentralização das Políticas e Ações.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
Lycia Lima – Banco Mundial. 2 3  Os artigos que compõe este livro foram apresentados na Quinta Conferência Anual da Rede realizada em Bogotá, Colômbia,
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Aperfeiçoamento e Desenvolvimento de um Simulador em Mercados Futuros Henderson Amparado de Oliveira Silva Lavras Minas Gerais –
Melhorando vidas por meio de um melhor governo: marco conceitual para atuação do BID no Brasil V Congresso Nacional de Gestão Pública CONAGESP Brasília.
MESTRADO PROFISSIONAL
A EDUCAÇÃO COM FOCO EM RESULTADOS CONSELHEIRO ANTONIO JOAQUIM TCE/MT MARÇO / 2007.
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO PEDRO FARIAS BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SEMANA DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 2015 BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2015.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
Atenção básica e ouvidorias: alianças para o fortalecimento mútuo ELTON VIEIRA Analista Técnico de Políticas Sociais CGSNO/DOGES/SGEP/MS Referência Técnica.
Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P.
Garantir a segurança da informação Otimizar os processos de prestação de serviços públicos Prestar apoio técnico aos projetos e processos.
Abrangência TIC Alinhamento com a Gestão Estratégica Corporativa Diretrizes Estratégicas Sintonia Transparência Interação Cidadania Gestão.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Departamento de Governo Eletrônico Indicadores e Métricas.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I.C. Proposta em Implantação Maria Margareth Mainhardt Carpes Gerente de Integração de Projetos e Sistemas de Informação.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo legislativo Guilherme Brügger D’Amato Centro de Informática – Câmara dos Deputados
Gerência da Informação - Apresentação da Disciplina1 Temas para Seminários Fluxo de Trabalho - Workflow Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) Sistemas.
Transcrição da apresentação:

Como e quais tecnologias impactam a democracia? Lucio Rennó UnB/Codeplan

Roteiro Quais dimensões da democracia são afetadas? Exemplos: aumentar a capacidade computacional e de processamento do Estado. Ferramentas: inovação no uso da tecnologia.

Dimensões do Estado Afetadas Responsividade/Representação (identificando as demandas) – Formas diretas de participação e deliberação – Consultas científicas à população Governança (aumentando capacidade de resposta) – Tornar processos mais eficientes – Aumentar a capacidade de gestão da informação – Ampliar a capacidade de monitoramento e avaliação de programas de políticas públicas Transparência (ativamente abrindo o Estado) – Disseminação de informações

Exemplos Democracia Digital em suas diversas formas: e- voting, open access polling (enquetes). – Problema de auto-seleção. Consultas qualificadas à população com técnicas científicas de amostragem. – Avaliação de serviços e opiniões sobre propostas legislativas. Big Data e data warehouse aplicados à avaliação de políticas públicas. – Qualidade do Gasto, monitoramento de redes sociais. Sistemas de acompanhamento de indicadores de resultado e de processo. Smart Cities e Public Innovation Labs. Sites interativos de transparência: transparência ativa.

Ferramentas Internet Assinaturas digitais para identificação de eleitores cadastrados Software de gestão da informação e análise estatística Termometros e aplicativos: soluções inovadoras para serviços públicos. Uso de Call Centers para pesquisas

Conclusões O propósito da inovação tecnológica na setor público é a melhoria da qualidade de vida da população, através do aumento de eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas e dos serviços públicos. Melhorar responsividade, governança e transparência.