1 AEA – Leitura e tratamento de dados estatísticos apoiado pela tecnologia da informação Prof. Elisabete Tomomi Kowata 08/10/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRÁFICOS A grande utilização de gráficos como forma de apresentação de dados pode ser justificada através de um ditado popular de que "uma imagem vale.
Advertisements

Apresentação Gráfica Prof. Gilson Dourado.
Apresentação Tabular e Gráfica
Estatística Descritiva Aula 01
SÉRIES ESTATÍSTICAS As tabelas servem para apresentar séries estatísticas. TABELA: É um quadro que resume um conjunto de dados dispostos segundo linhas.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Gráficos Estatísticos
ENERBIO - PLANEST ESTATÍSTICA Professor Carlos Efrain Stein.
Estatística Marco Antônio.
ESTATÍSTICA.
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
ESTATÍSTICA MATEMÁTICA - 5ºANO.
b)geográficas: varia o local; exemplo: produção de celulose em 1981:
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Professora Francisca Barros
Representação Gráfica
Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
Estatística Introdução.
Prof.° Helenton Carlos da Silva
Análise Descritiva de Dados
Matemática / Estatística
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Série Geográfica (espaço).
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Resumos, Títulos e Palavras-chave.
Representação gráfica dos dados estatísticos
2. A APRESENTAÇÃO DOS DADOS
Professor: Carlos Alberto de Albuquerque intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~carlos.albuquerque Estatística.
ESTATÍSTICA AULA 04.
Adaptado Pelo Professor: Wildson Cruz
Relatórios for Dummies
Definição de Estatística
SÉRIES ESTATÍSTICAS E SUA REPRESENTAÇÃO TABULAR E GRÁFICA
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Mtm 4B – Aula 10 Estatística.
SÉRIES ESTATÍSTICAS PROF. INGRID MILLÉO.
Noções de Estatística - I
Aula 6 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Transportar informações de tabelas.
Probabilidade Estatística
Introdução à Estatística
Análise Descritiva de Dados
TABELAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE
Profa. Dra. Andréia Nascimento
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Estatística Básica usando o
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
Consideremos a seguinte série:. Vamos tomar os anos como abscissas e as quantidades como ordenadas. Assim, um ano dado (x) e a respectiva quantidade (y)
A Importância dos Gráficos e Tabelas no Cotidiano
APRESENTAÇÃO DE DADOS: - TABELAS - GRÁFICOS
Figuras e Tabelas Normas ABNT
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
Noções de Estatística Professores: Elienai e Johny.
CEPZ1 – 2015 – AULA 09 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Profª Juliana Schivani TABELAS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Análise descritiva de dados (2) Apresentação de dados em gráficos.
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Colégio Juvenal de Carvalho
Transcrição da apresentação:

1 AEA – Leitura e tratamento de dados estatísticos apoiado pela tecnologia da informação Prof. Elisabete Tomomi Kowata 08/10/2011. Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis

Séries Estatísticas 2 AGENDA Séries Estatísticas Definição Gráfico de uma série estatística Tipos de séries

Séries Estatísticas 3 Definição É a representação de dados estatísticos sob a forma de uma tabela em que aparecem os seguintes fatores: A época a que ele se refere (o tempo); A região onde ocorre o fato (o local); O fenômeno que é descrito (a espécie).

Séries Estatísticas 4 Gráfico de uma Série Estatística Definição Gráfico é a apresentação de dados numéricos utilizando-se de figuras geométricas que ilustra, da melhor forma possível, o comportamento destes dados.

Séries Estatísticas 5 Gráfico de uma Série Estatística Os principais gráficos são: Gráfico por coluna Utiliza-se de retângulos, em que as quantias são apresentadas de forma vertical. Serve para qualquer tipo de séries.

Séries Estatísticas 6 Gráfico de uma Série Estatística Gráfico por barra Utiliza-se de retângulos, em que as quantias são apresentadas de forma horizontal. Serve para qualquer tipo de séries.

Séries Estatísticas 7 Gráfico de uma Série Estatística Gráfico por segmento de retas Marca-se pontos no plano cartesiano em que o eixo horizontal identifica cada característica observada e o vertical a quantia ocorrida, e ligados por segmentos e reta. Utilizada somente para o caso em que uma das variáveis é o tempo.

Séries Estatísticas 8 Gráfico de uma Série Estatística Gráfico por setor circular (pizza) Utiliza-se de circunferências, em que as quantias são apresentadas dividindo proporcionalmente a sua área. Serve para qualquer tipo de séries desde que as quantias sejam porcentagem.

Séries Estatísticas 9 Tipos de Séries TipoCaracterísticas TemporalApresenta como variável o tempo, permanecendo fixos o local e a espécie. GeográficaApresenta como variável o local, permanecendo fixos, o tempo e a espécie. EspecíficaO fator variável é a espécie sob a forma de uma variável qualitativa, permanecendo fixos, o tempo e o local. ConjugadaApresenta mais de um fator variável.

Séries Estatísticas 10 Construção das tabelas Título- Local, assunto, data Cabeçalho- conteúdo da coluna Coluna indicadora Especifica o conteúdo das linhas Total Fonte: nota

Séries Estatísticas 11 Ex.: 1 AnoNúmero de matrículas Total2180 Goiás – Número de alunos matriculados na 1ª série do ensino médio na região geo-educacional de Jussara – Fonte: Macro Planejamento Educacional para o Ensino Médio

Séries Estatísticas 12 Ex.: 1 – Temporal AnoNúmero de matrículas Total2180 Goiás – Número de alunos matriculados na 1ª série do ensino médio na região geo-educacional de Jussara – Fonte: Macro Planejamento Educacional para o Ensino Médio

Séries Estatísticas 13 Ex.: 2 MunicípioNúmero de matrículas Luziânia755 Águas Lindas de Goiás- Cidade Ocidental342 Cristalina16 Novo Gama47 Sto. Antonio do Descoberto210 Valparaizo500 Total1870 Goiás – Número de matrículas no ensino médio na região geo-educacional de Luziânia Fonte: Macro Planejamento Educacional para o Ensino Médio

Séries Estatísticas 14 Ex.: 2 – Geográfica MunicípioNúmero de matrículas Luziânia755 Águas Lindas de Goiás- Cidade Ocidental342 Cristalina16 Novo Gama47 Sto. Antonio do Descoberto210 Valparaizo500 Total1870 Goiás – Número de matrículas no ensino médio na região geo-educacional de Luziânia Fonte: Macro Planejamento Educacional para o Ensino Médio

Séries Estatísticas 15 Ex.: 3 RedeNúmero de professores Federal367 Estadual10514 Municipal204 Particular2657 Total13742 Goiás – Número de professores atuantes no ensino médio Fonte: MEC/ INEP/ SEE/ SUPP

Séries Estatísticas 16 Ex.: 3 – Específica RedeNúmero de professores Federal367 Estadual10514 Municipal204 Particular2657 Total13742 Goiás – Número de professores atuantes no ensino médio Fonte: MEC/ INEP/ SEE/ SUPP

Séries Estatísticas 17 Ex.: 4 Goiás* – Porcentagem de estudantes na prática de esporte por religião Fonte: CIEPE *Participaram alunos de cinco colégios goianos. Religião Nº de alunos (%) FutebolVôleiNataçãoOutro Católica50,732,86,79,7 Evangélica33,942,46,816,9 Outra60,020,06,713,3

Séries Estatísticas 18 Ex.: 4 – Conjugada Goiás* – Porcentagem de estudantes na prática de esporte por religião Fonte: CIEPE *Participaram alunos de cinco colégios goianos. Religião Nº de alunos (%) FutebolVôleiNataçãoOutro Católica50,732,86,79,7 Evangélica33,942,46,816,9 Outra60,020,06,713,3

Séries Estatísticas 19 Atividade: Exemplifique 4 tipos de séries estatísticas e dessa série: a)Identifique a espécie, o local e a época; b)Classifique-a quanto ao seu tipo; c)Construa um gráfico para representá-la.

Referências 20 LAPPONI, Juan Carlos. Estatística usando Excel. São Paulo: Lapponi Treinamento e Editora, MONTEIRO FILHO, Gercino. Estatística prática para pedagogia e ciências da educação. 1. ed., Goiânia: Gráfica e Editora Vieira Ltda, 2002.

21 Dúvidas?