Evoluir e Formar 4. Autores: Paulo Roque e Márcio Castro.

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Transcrição da apresentação:

Evoluir e Formar 4

Autores: Paulo Roque e Márcio Castro

Objectivo do jogo: Obter quatro peças de nível 2 em linha (vertical, horizontal ou diagonal). 3

Material Necessário :  Tabuleiro 7x7

Material Necessário :  60 peças Jogadores 1º jogador2º jogador Peças de nível Um 15 azuis 15 verdes Dois 15 vermelhas 15 pretas

Evoluir e Formar 4 Regras do jogo

1º Passo No início de cada turno o jogador tem obrigatoriamente de colocar uma peça em qualquer casa do tabuleiro desde que não esteja ocupada por outra peça.

2º Passo Depois de colocar uma peça no tabuleiro poderá optar por 1. ou Mover uma peça anteriormente colocada, para uma casa vazia adjacente (se mover a peça para uma casa ocupada por uma peça do adversário (ver Regras do Confronto). 2. Evoluir uma peça anteriormente jogada de nível 1 para nível 2.

Regras do Confronto Se a peça que confronta tiver o mesmo nível desaparecem as duas. Se a peça que confronta for de nível superior à peça confrontada, a peça confrontada desaparece e a que confronta passa para nível inferior e ocupa a casa.

Exemplo de jogada

Supondo que quem joga primeiro é o jogador um e, em seguida o jogador dois.

O jogador um coloca uma peça na casa (B,4) e move a peça que estava na casa (B,5) para (C,5) confrontando a peça que ali se encontrava, como são ambas de nível um, desaparecem.

O jogador dois coloca uma peça na casa (C,5). Como não pode evoluir nenhuma peça (pois todas as peças anteriormente colocadas são de nível dois). O jogador podia mover uma peça de nível dois, mas opta por não o fazer.

Os jogadores não podem repetir estas jogadas infinitamente. Ao fim de três jogadas, ou seja, o jogador do turno 4 é obrigado a quebrar o ciclo, colocando uma peça Os jogadores não podem repetir estas jogadas infinitamente. Ao fim de três jogadas, ou seja, o jogador do turno 4 é obrigado a quebrar o ciclo, colocando uma peça

Exemplo de jogada Nesta situação o 2º jogador (o que joga a seguir) deve colocar uma peça na casa (B,4), caso contrário o primeiro jogador ganharia mais facilmente.