FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL. Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lição nº /2008 Sumário: Músicas no Mundo.
Advertisements

Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
ARTE – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ARTE NO BRASIL Secretaria Municipal de Educação de Toledo. Disciplina: Arte Organização: Professora Maria Salete Queiroz.
Cultura de Massa e Indústria cultural
Principais Características
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.
Afinal, o que é PASTORAL da COMUNICAÇÃO?
Humanismo e individualismo
O Conceito de deus e o estilo de música sacra
EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
SIMBOLISMO.
Professora: Aíla Rodrigues
CULTURA MEDIEVAL.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
MÚSICA BARROCA 1600 a 1750.
MÚSICA BARROCA.
Cultura – conceitos e definições
Aluno: André Luiz da Silva Mecânica I
Teatro Linha do tempo.
Ritmos Afro-brasileiros
Romantismo Teatro, música e dança.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
HISTÓRIA DA SEXUALIDADE HUMANA
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Música Medieval.
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
RENASCIMENTO x BARROCO
MÚSICA ROMÁNTICA 1810 à 1900.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Planejada e perceptível
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
CAESP - Artes - Aula /02/2015 IDADE MÉDIA E RENASCENÇA:
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
RENASCIMENTO CULTURAL
Períodos Literários e estilos de época
CULTURA MEDIEVAL.
Música – Textos, instrumentos e estilos ao serviço de Deus
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Neoclassicismo e Romantismo
CULTURA.
O que é filosofia?.
 Analisei as práticas musicais dos cristãos, na pesquisa de campo verifiquei o que há nas proximidades do templo, existem outras igrejas cristãs bem.
Mayara T. Santos - Sociologia
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Segundo Wiora, é aquela que se situa no contexto das antigas civilizações (Mesopotâmia, Egito, Grécia, Oriente, Antiguidade Greco-Romana) Escrita começa.
3.2 Segunda Idade da Música Julia B. Balieiro
Por Josiane da Conceição Paulo. Tudo deu certo, meu velho Heráclito, Porque eu sempre consigo Atravessar o teu outro rio Com o meu eu eternamente outro...
Pág De Tramas e Fios Um ensaio sobre música e educação Marisa Fonterrada.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Metodologia em Educação Musical II Musica e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música - Vanda Lima Bellard.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Tramas e Fios Marisa Fonterrada Pág Estéticas da Renascença Humanismo, descoberta do mundo e do homem. Rompimento de fronteiras. Busca de unidade:
Por Josiane da Conceição Paulo
História da Música V CMU 244 Módulo I a Ópera Um campo de batalha ideológica e estética Prof. Diósnio Machado Neto.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
De Tramas e Fios Um ensaio sobre música e educação Marisa Trench de Oliveira Fonterrada.
Pág Música e Sociedade Vanda Bellard Freire.
Transcrição da apresentação:

FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL

Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da musica com a religião (importância da música nos cultos) Sensação para sentimento – rítmica grega para melodia do Cristianismo Idade média - Cantochão – elemento de purificação Renascença – Reforma e Contra Reforma (música - expressão da fé) Ideias e ensinamentos através da música Barroco – Bach e Haendel Séculos XVIII e XIX – sistema tonal – teoria dos afetos – musica como linguagem (Schurman 1989) Romantismo – expressão de emoções individuais

PRAZER ESTÉTICO

Separação entre criador e contemplador Separação da música das funções cotidianas – sala de concerto Suíte instrumental barroca – extraída de danças – contempladores não dançam Idade média – execução de motetes no interior das igrejas, fora do ambiente litúrgico Renascença – Estilo Poli coral explorando a acústica dos templo (não eram ensinamentos) Barroco – Ópera (associando diversos artes)

DIVERTIMENTO

Música de dança – durante todo o período, inclusive na Idade média Música nas cortes Beethoven – edições simplificadas das sinfonias para a prática amadora Óperas Trovadores – Juca Chaves

COMUNICAÇÃO

Sistema tonal – predomínio nos últimos tempos, caracterizando-se de uma linguagem musical Dramatizações religiosas Música protestante (conforme Lutero) (LEUCHTER, 1946, p.99) Música trovadoresca – feitos históricos ou de amor Canção francesa e o madrigal italiano – busca expressar musicalmente o conteúdo do texto Barroco – texto vs encenação e cantatas e horatórios Lied romântico

REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA

“Cantus firmus” – dogma religioso – instrumento de dominação cultural, Schurmann (1989) Segundo M. de Andrade “ representa musicalmente a essência ideal” O “cone gótico” como símbolo da organização social em classes estritamente separadas, vigentes na época, Lauchter (1946) Classe média ascendente reivindicaram música que acrescentasse glória simbólicas e concretas a seus feitos Raynor (1981)

REAÇÃO FÍSICA

A dança impulsiona o corpo pelo ritmo métrico Cantochão tranquilidade física contemplativa Musica de concerto – apreciação individual

IMPOR CONFORMIDADES A NORMAS SOCIAIS

Música religiosa – mais o texto do que a música – ensinamentos, etc. Sátira – crítica a costumes – Ópera cômica

VALIDAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS E DOS RITUAIS RELIGIOSOS

Música na igreja – validação dos rituais Classicismo – concerto, validação das instituições sociais – canções que enfatizam o que é conveniente e o que não é na sociedade “Chansons de geste” medievais Spruch alemã – cunho político ou moral Motetes do sec. XIV – funções políticas e cerimoniais Óperas, cantatas, serenatas, hinos das festas, hinos nacionais, etc

CONTRIBUIÇÃO PARA A CONTINUIDADE E ESTABILIDADE DA CULTURA

Música cristã – cantochão garante a sobrevivência da música greco-romana, uniformidade litúrgica – estabilidade e continuidade cultural O cantochão está por traz de todas a musica culta medieval Presença da música “popular” e “folclórica” na música “erudita” até o sec. XIX Lendas e mitos tomados como temas de óperas, canções populares e lied A própria validação das instituições e rituais religiosos também contribuem para a continuidade da cultura

CONTRIBUIÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE

A expressão emocional, o prazer estético e ou o divertimento contribuem para a integração da sociedade A função de comunicação idem A função de representação simbólica uni os indivíduos em torno da mesma simbologia A reação física através da dança ou da integração coletiva do canto gregoriano A função de conformidade a normas sociais e a validação das instituições sociais e rituais religiosos A contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura