A RECONQUISTA CRISTÃ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A reconquista cristã e a formação de Portugal
Advertisements

Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
A RECONQUISTA CRISTÃ DA PENÍNSULA IBÉRICA
A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO
Aula de História e Geografia de Portugal
Formação do Reino de Portugal
As Cruzadas – B aixa Idade Média (1096 – 1270) X Ricardo Coração de Leão Ricardo Coração de Leão Saladino Saladino.
Os Muçulmanos na Península Ibérica
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Lobo Ibérico Animais em vias de extinção em Portugal.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente.
Fenícios /Hebreus / Persas
DO APARECIMENTO DA AGRICULTURA AO CONTACTO COM OS POVOS MEDITERRÂNICOS
Professor: Rodrigo Neves Disciplina: Geografia..
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. George – 8º ano EF.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
BAIXA IDADE MÉDIA “MUDANÇAS NA EUROPA”. TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO Sociedade reclusa ∟ Expansão árabe ∟ Vikings ∟ Hunos ∟ Epidemias ∟ Fome.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA SUCESSÓRIO PORTUGUÊS DE
Distribuição da Vegetação Brasileira
CONFLITOS NA ÁSIA E.E. BRAZ SINIGÁGLIA ALUNO: FLÁVIO DE MELO MENDES PROFª: MARIA DE LOURDES SÉRIE: 9ºB TURNO: VESPERTINO.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO. A SITUAÇÃO ECONÓMICA CAUSAS DA CRISE ECONÓMICA Abandono das activi- dades produtivas e hábitos de luxo Naufrágios e ataques.
Morre D. João III Sucede-lhe o seu neto, D. Sebastião, o Desejado.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
DO CONDADO PORTUCALENSE À FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL
Plantas Aromáticas. Ervas aromáticas As ervas aromáticas dão-se bem em qualquer tipo de recipiente. Comece por escolher o(s) vaso(s) que, esteticamente,
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Porque é Feriado em 5 de Outubro? A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA 5 DE OUTUBRO DE 1910 Trabalho elaborado por Helena Mendes.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Diagnóstico e Projeto Executivo Concluído em Extensão da intervenção 2,7 km lineares (20 trechos de rua) Estimativa de custo da obra R$ 10 milhões.
RUMOS DA EXPANSÃO: DA CONQUISTA DE CEUTA À SERRA LEOA
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Como organizar melhor os estudos. DICAS DE COMO ESTUDAR!
Portugal no século XIV A revolução de
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
BAIXA IDADE MÉDIA Características desse período: Fim da autonomia dos sr feudal (poder local) Fim do poder universal da Igreja ( hegemonia) ***************************************
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Declínio do modelo feudal
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS.
Reconquista cristã É a designação historiográfica para o movimento cristão com início no século VIII que visava a recuperação cristã das terras.
3.1 DISTINÇÃO SOCIAL E MECENATO. O renascimento desenvolve-se, no início do século XV, apoiado numa casta de homens surgidos nas ricas cidades mercantis.
Diagramas de Sequência e Comunicação
CAPÍTULO 3: AS PRIMIERAS SOCIEDADES Professora Arluce Dantas Bezerra.
Motivos da ocupação de maiores porções de territórios:
A Revolução Francesa. No ano de 1789, uma revolução pôs fim à monarquia absoluta em França, dando lugar a uma nova ordem política, social e económica.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Afonso Henriques e as etapas da governação Portugal e a rivalidade Braga / Toledo 11/05/
“ uma peregrinação de cunho militar decidida pelo papa (Urbano II) que concede a seus participantes privilégios temporais e espirituais e lhes determina.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
OS PRIMEIROS POVOS DA PENÍNSULA IBÉRICA E FORMAÇÃO DE PORTUGAL
A construção territorial do reino de meados do século XII a Finais do XIII Ritmos e conjunturas 19/04/2017.
Questões motivadoras:
A PENÍNSULA IBÉRICA APÓS A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE
séculos XII / XIII –um país emergente – aspectos estruturais
Expansão Marítima Espanhola
O Império Árabe Localização
A RECONQUISTA CRISTÃ DA PENÍNSULA IBÉRICA
séculos XII / XIII –um país emergente – aspectos estruturais
A EUROPA DO SÉCULO VI AO SÉCULO XII
Transcrição da apresentação:

A RECONQUISTA CRISTÃ

METAS CURRICULARES Conhecer e compreender o longo processo de Reconquista Cristã 1.1. Referir o Reino das Astúrias como último reduto dos visigodos após a conquista muçulmana. 1.2. Localizar no tempo e no espaço o longo processo de “reconquista”, salientando os seus constantes avanços e recuos. 1.3. Reconhecer a permanência de Muçulmanos nos reinos cristãos e de Cristãos na zona muçulmana. 1.4. Referir as dificuldades de convivência entre Cristãos e Muçulmanos em épocas de conflito (perseguições, conversões forçadas e escravatura). 1.5. Localizar os principais vestígios de arquitetura militar ligados à “reconquista” no atual território nacional.

A RECONQUISTA CRISTÃ Quando a Península Ibérica foi invadida pelos Árabes, no século VIII, os Cristãos refugiaram-se a norte, nas Astúrias. Foi daí que lançaram, a partir de 718, a contraofensiva para recuperar o território perdido. Esta contraofensiva ficou conhecida como Reconquista Cristã. Região das Astúrias.

A RECONQUISTA CRISTÃ O chefe militar Pelágio destacou-se no início da Reconquista Cristã ao vencer os Muçulmanos na Batalha de Covadonga, em 722. Após a batalha, Pelágio foi aclamado rei das Astúrias, que viria então a ser o primeiro reino cristão da Península Ibérica.

A RECONQUISTA CRISTÃ A Reconquista Cristã foi um longo processo, repleto de avanços e recuos… Terminou em Portugal em 1249. Na atual Espanha o processo ficou concluído em 1492.

O CONVÍVIO ENTRE CRISTÃOS E MUÇULMANOS Cristãos e Muçulmanos coabitavam nas mesmas regiões. Mas a prolongada luta pelo domínio do território originou momentos muito difíceis… - destruições de habitações e campos agrícolas; pilhagens; fugas dos territórios atacados. Reconstituição de uma batalha entre Cristãos e Muçulmanos.

VESTÍGIOS DA ARQUITETURA MILITAR DA RECONQUISTA EM PORTUGAL Castelo de Penedono, em Viseu. Castelo de Guimarães. Pormenor do Castelo de Tomar. Castelo dos Mouros, em Sintra.

PROVA QUE SABES!

GRANDE CONCURSO PERGUNTA/RESPOSTA REGULAMENTO O(A) Professor(a) indica quem vai responder. Tens 15 segundos para começar a responder. Se não conseguires, passa a vez a um colega que tem de responder imediatamente. Para cada pergunta apresentam-se 4 alternativas de resposta, identificadas por alíneas. Escolhe a alínea da única alternativa certa. Por cada resposta certa, ganhas 1 ponto (anota os pontos, porque vamos fazer mais concursos).

1. Em que região os Cristãos organizaram a sua defesa perante o avanço muçulmano? a) Córdova b) Astúrias c) Toledo d) Portucale

2. Em que ano se deu a Batalha de Covadonga? a) 719 b) 720 c) 721 d) 722

3. A Reconquista Cristã foi: a) um longo processo de avanços e recuos. b) um processo rápido. c) um processo difícil, mas rápido. d) um processo fácil.

4. Quais são as principais características dos edifícios construídos durante a Reconquista? a) Paredes finas e altas. b) Paredes finas e altas, com rendilhados. c) Paredes grossas, com poucas aberturas. d) Paredes grossas, com muitas aberturas e vitrais.

Prepara-te para novos concursos!

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! b) Astúrias

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! d) 722

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! a) um longo processo de avanços e recuos.

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! c) Paredes grossas, com poucas aberturas.

A RECONQUISTA CRISTÃ