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PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.

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1 PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto

2 Profª. Andréa Cleto Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino PRÁTICA SIMULADA II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA AULA:  Disciplina: CCJ0046 – Prática Simulada II (Trabalhista) – Currículo 110  Equivalente à Prática Simulada II (Trabalhista) DPR 0226 - Currículo 108  Disciplina: CCJ0046 – Prática Simulada II (Trabalhista) – Currículo 110  Equivalente à Prática Simulada II (Trabalhista) DPR 0226 - Currículo 108

3 Profª. Andréa Cleto Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino PRÁTICA SIMULADA II PLANO DE ENSINO Contextualização O início das disciplinas práticas promove no estudante a abertura dos diversos compartimentos nos quais arquivou, ao longo do curso, conteúdos de direito material e processual, sem efetuar a relação concreta entre eles. Tendo iniciado o estudo do processo de conhecimento no 5º período, o estudante de direito está apto a efetuar análise de casos concretos e elaborar diagnósticos quanto às peças processuais cabíveis. Contextualização O início das disciplinas práticas promove no estudante a abertura dos diversos compartimentos nos quais arquivou, ao longo do curso, conteúdos de direito material e processual, sem efetuar a relação concreta entre eles. Tendo iniciado o estudo do processo de conhecimento no 5º período, o estudante de direito está apto a efetuar análise de casos concretos e elaborar diagnósticos quanto às peças processuais cabíveis.

4 Profª. Andréa Cleto Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino PRÁTICA SIMULADA II A segunda disciplina de prática tem como conteúdo o direito do trabalho, tendo em vista que no 6º período o estudante concluiu a disciplina direito processual do trabalho, além de já ter esgotado as disciplinas de direito material do trabalho. A articulação teoria e prática visa consolidar de forma interdisciplinar os conteúdos assimilados conceitualmente. A análise dos casos concretos retirados da prática profissional e da segunda fase do exame da OAB da prova específica de direito do trabalho possibilita o exercício prático das mais diversas peças processuais na área. A segunda disciplina de prática tem como conteúdo o direito do trabalho, tendo em vista que no 6º período o estudante concluiu a disciplina direito processual do trabalho, além de já ter esgotado as disciplinas de direito material do trabalho. A articulação teoria e prática visa consolidar de forma interdisciplinar os conteúdos assimilados conceitualmente. A análise dos casos concretos retirados da prática profissional e da segunda fase do exame da OAB da prova específica de direito do trabalho possibilita o exercício prático das mais diversas peças processuais na área.

5 Profª. Andréa Cleto Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino PRÁTICA SIMULADA II Análise de Casos Concretos; Pesquisa doutrinária e jurisprudencial; Elaboração de Peças Processuais de Competência da Justiça do Trabalho; Rito Ordinário; Sumaríssimo; Sumário; Petição inicial; Contestação; Recursos; Fase Executória. EMENTA

6 Profª. Andréa Cleto Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino PRÁTICA SIMULADA II Ler e compreender os casos concretos; Analisar a relação fato/valor e norma contida na questão; Pesquisar doutrina e jurisprudência contextualizadas; Desenvolver o raciocínio lógico jurídico; Adquirir habilidade de argumentação; Adquirir o domínio do instrumento processual; Desenvolver as competências necessárias para a redação técnica das peças processuais. Ler e compreender os casos concretos; Analisar a relação fato/valor e norma contida na questão; Pesquisar doutrina e jurisprudência contextualizadas; Desenvolver o raciocínio lógico jurídico; Adquirir habilidade de argumentação; Adquirir o domínio do instrumento processual; Desenvolver as competências necessárias para a redação técnica das peças processuais. OBJETIVO GERAL

7 Profª. Andréa Cleto Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino PRÁTICA SIMULADA II Em preparação para aula o aluno deverá: identificar a competência da justiça do trabalho para o caso concreto; relacionar a questão fática ao direito material aplicável ao caso concreto; escolher dentre os procedimentos cabíveis no processo do trabalho qual será o adequado ao caso concreto; aprender a realizar pesquisa doutrinária e jurisprudencial adequada; compreender a inter-relação entre disciplinas jurídicas; desenvolver a capacidade de raciocínio jurídico e reflexão diante da situação problema. Em preparação para aula o aluno deverá: identificar a competência da justiça do trabalho para o caso concreto; relacionar a questão fática ao direito material aplicável ao caso concreto; escolher dentre os procedimentos cabíveis no processo do trabalho qual será o adequado ao caso concreto; aprender a realizar pesquisa doutrinária e jurisprudencial adequada; compreender a inter-relação entre disciplinas jurídicas; desenvolver a capacidade de raciocínio jurídico e reflexão diante da situação problema. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

8 Profª. Andréa Cleto Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino PRÁTICA SIMULADA II Durante a aula, o aluno deverá: redigir a petição inicial adequada ao caso concreto; consultar o professor durante a construção da peça processual; selecionar a vara competente para o caso; identificar e qualificar as partes processuais; indicar o rito processual; narrar os fatos em ordem lógica e cronológica; articular os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; elaborar da forma mais ampla o pedido; indicar os meios de prova; atribuir o valor da causa; concluir com a parte autenticativa da peça. Durante a aula, o aluno deverá: redigir a petição inicial adequada ao caso concreto; consultar o professor durante a construção da peça processual; selecionar a vara competente para o caso; identificar e qualificar as partes processuais; indicar o rito processual; narrar os fatos em ordem lógica e cronológica; articular os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; elaborar da forma mais ampla o pedido; indicar os meios de prova; atribuir o valor da causa; concluir com a parte autenticativa da peça.

9 Profª. Andréa Cleto Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino PRÁTICA SIMULADA II Ao final da aula, o aluno deverá: concluir a primeira versão da peça processual. Após a aula, o aluno deverá: inserir citações de doutrina e jurisprudência na peça processual; revisar a peça com base no gabarito sugerido; elaborar nova versão a partir da auto correção, para posteriormente postar a peça no ambiente webaula. Ao final da aula, o aluno deverá: concluir a primeira versão da peça processual. Após a aula, o aluno deverá: inserir citações de doutrina e jurisprudência na peça processual; revisar a peça com base no gabarito sugerido; elaborar nova versão a partir da auto correção, para posteriormente postar a peça no ambiente webaula.

10 Profª. Andréa Cleto Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino PRÁTICA SIMULADA II Na disciplina Prática Simulada, a avaliação se dá em todas as aulas. Durante a aula presencial o estudante deverá elaborar a primeira versão da peça cabível ao caso. Após a revisão e auto correção, o estudante deverá refazer a peça no ambiente webaula acrescentando citações doutrinárias e jurisprudenciais. O conjunto dos trabalhos práticos realizados ao longo do período valerá até 2,0 (dois) pontos na AV1 e AV2. As avaliações serão realizadas através de provas práticas constituindo-se em um caso concreto para análise e elaboração da peça processual, valendo até 8,0 (oito) pontos, com exceção da AV 3, que valerá até 10,0 (dez) pontos. Na disciplina Prática Simulada, a avaliação se dá em todas as aulas. Durante a aula presencial o estudante deverá elaborar a primeira versão da peça cabível ao caso. Após a revisão e auto correção, o estudante deverá refazer a peça no ambiente webaula acrescentando citações doutrinárias e jurisprudenciais. O conjunto dos trabalhos práticos realizados ao longo do período valerá até 2,0 (dois) pontos na AV1 e AV2. As avaliações serão realizadas através de provas práticas constituindo-se em um caso concreto para análise e elaboração da peça processual, valendo até 8,0 (oito) pontos, com exceção da AV 3, que valerá até 10,0 (dez) pontos. PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO

11 Profª. Andréa Cleto Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino PRÁTICA SIMULADA II CASSAR, Vólia Bonfim. Direito do Trabalho. 7ª edição, Revista, Atualizada e Ampliada. São Paulo: Ed. Método, 2012. CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa e JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito Processual do Trabalho. Tomo I e II, 3ª. Edição.Rio de Janeiro: Lumen Juris. SARAIVA, Renato. Direito Processual do Trabalho. 7ª Edição. Editora Método. 2009. CASSAR, Vólia Bonfim. Direito do Trabalho. 7ª edição, Revista, Atualizada e Ampliada. São Paulo: Ed. Método, 2012. CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa e JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito Processual do Trabalho. Tomo I e II, 3ª. Edição.Rio de Janeiro: Lumen Juris. SARAIVA, Renato. Direito Processual do Trabalho. 7ª Edição. Editora Método. 2009. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

12 Profª. Andréa Cleto Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino PRÁTICA SIMULADA II DOUGLAS, Willian. AQUINO Renato. Manual de Português e Redação Jurídica. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Impetus. 2010 CARDONE. Marly A. Advocacia Trabalhista. 19ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva. 2009. DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 9ª Ed., LTr, 2010. CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. 35ª ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2010. DOUGLAS, Willian. AQUINO Renato. Manual de Português e Redação Jurídica. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Impetus. 2010 CARDONE. Marly A. Advocacia Trabalhista. 19ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva. 2009. DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 9ª Ed., LTr, 2010. CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. 35ª ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


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