Dos novos meios às hipermediações Produção Editorial em Hipermídia Aula 2 Profa. Liliane Brignol.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Advertisements

Elementos do Jornalismo On-line
Sistemas Distribuídos
Hipermídia Aula 3.
Sistemas Distribuídos
Noção, Natureza E Regime Jurídico
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Estudos da comunicação midiática
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
Respostas das atividades da aula 4.
Respostas das atividades da aula 4.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Oficina de Pesquisa na Rede
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Engenharia de Software
Internet Principais conceitos.
Impacto das novas tecnologias
VÍDEOS NA WEB.
OSA - Operação de Software e Aplicativos
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Introdução à Multimídia
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
IFSul – Campus Venâncio Aires
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Professor Andre Moura Hipermídia Professor Andre Moura
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
__________________________________________
MULTIMÍDIA Mailson Kreidlow.
Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital.
Princípios de Sistemas de Informação
Redes de comunicação A Internet e a Web
INTERNET BÁSICA.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
O que é multimídia.
Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Sistemas Distribuídos
Redes e Manutenção de Computadores
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
Descrever as tendências principais na área de software.
A Revolução da Internet.
__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características.
Trabalho realizado por: Tiago Freitas Nº7
Aplicação - Plataforma de Autoria - Natan. Resumo - Entendimento Ferramenta para desenvolvimento de conteúdo para tv digital, baseada em componentes e.
Introdução ao Web Design Prof° Ms. Claudio Benossi
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Web e suas Ferramentas.
Profa. Ms. Leticia Sangaletti 2015/2.  Trocas sociais  Revolução tecnológica.
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
ALECSANDRO SALES F. DA SILVA GEAN CARLO DANTAS DE BRITO MARIA APARECIDA DA SILVA SIDNEY BARBOSA DA SILVA CURSO: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PERÍODO: 8º-LC.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Componentes do Jornalismo Online
Internet Service Providers Introdução Software para Internet Protocolos World Wide Web (WWW) Página Inicial A internet tem relacionado o mundo dos computadores.
Midias Sociais Digitais O que são (seriam)?. Midias Sociais Digitais Midias sociais Mundo Digital Midias sociais digitais Mundo real.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Alessandro D. R. Fazenda
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

Dos novos meios às hipermediações Produção Editorial em Hipermídia Aula 2 Profa. Liliane Brignol

Referências Carlos Scolari Livro Hipermediacio nes – Elementos para uma teoria de La comunicación digital interactiva Manovich Texto Novas mídias como tecnologia e idéia: Dez definições

Questionar a idéia de novos meios. O que são novos meios? Ideia trabalhada por Manovich e questionada por Scolari. Há diferentes termos e conceitos produzidos por Diferentes enunciadores: empresas, investigadores, jornalistas, etc. Mas não podemos seguir falando de novas mídias = conceito mais frágil de todos. Opta por comunicação digital interativa. Novas mídias/ meios interativos/ comunicação digital/ Cibermeios/ Metameios/ Cibercomunicação/ eComunicação

Ideia de que no contexto da comunicação digital o modelo um-para-muitos da comunicação de massas entra em crise, seja pelo desenvolvimento de ferramentas interpessoais de comunicação ( , fóruns, programas mensageiros, etc), seja pelo surgimento de formas pós-massivas de comunicação (weblogs, wikis, plataformas colaborativas).

Características da comunicação digital interativa – ou hipermídia As novas formas de comunicação se diferenciam das tradicionais devido à: Transformação tecnológica (digitalização) Configuração muitos-a-muitos (reticularidade) Estruturas textuais não seqüenciais (hipertextualidade) Convergência de meios e linguagens (multimidialidade) Participação ativa dos usuários (interatividade)

Comunicação de massa (velhos meios) Comunicação digital interativa (novos meios) Tecnologia analógicaTecnologia digital Difusão (um-para- muitos) Reticularidade (muitos- a-muitos) SequencialidadeHipertextualidade MonomidialidadeMultimidialidade “Passivo”Interatividade (Scolari, p. 79)

Digitalização Processo de passagem dos sinais elétricos de um domínio analógico para um binário Textos (documentos escritos, gráficos, audiovisuais) se digitalizam = se convertem em dados numéricos infinitamente modificáveis e reproduzíveis. Transmissão a larga escala sem perder informações. Sem digitalização não teríamos hipertexto nem interatividade. Toda a comunicação midiática é digital (independente do suporte, sua produção passa por processos digitais).

Digitalização O formato digital facilita não só a reprodução e distribuição sem perda de qualidade, mas também a fragmentação, manipulação, combinação e recomposição dos elementos. Cultura do remix, sampling e lógica do copiar e colar. Ver: RIP – Manifesto ao remix (Brett Gaylor, 2008)

Hipertextualidade Ideia inicial de Vannevar Bush (anos 1930, com publicação em 1945) = projeto Memex -> sistema eletro-ótico destinado ao arquivo privado (individual) mecanizado da memorização de livros, documentos e comunicações, consultado com rapidez e flexibilidade. Permitia enlaces por associação, que o usuário podia realizar unindo documentos entre si.

Máquina para navegar em uma rede de textos interconectados Ver :

Hipertextualidade Sistema Xanadu (1960) objetivo de criar uma rede de computadores de interface simples. Ted Nelson – uso pela primeira vez dos termos hipertexto e hipermídia Suas idéias visionárias podem ser relacionadas com o desenvolvimento do protocolo WWW, criado por Tim Berners-Lee.

Reticularidade = Lógica das redes História da internet como a rede das redes - Arpanet ( 1972), protocolo TCP/IP (1974 a 1981) transmissão de dados de uma rede a outra, WWW (anos1990), HTTP (protocolo de transferência de hipertexto), 1º navegador (Mosaic, 1993).

Reticularidade Desenvolvimento da Comunicação Mediada por Computador. Com os blogs, wikis e web 2.0 a internet começa a aproximar-se às ideias iniciais da rede. Hipertexto entendido como estrutura de documentos interconectados, mas também uma rede de usuários interatuando a partir de documentos e dispositivos de comunicação.

Interatividade Diferentes processos de interação: pessoa- pessoa, pessoa-computador, computador- computador. O usuário pode se limitar a seguir ações programadas pelo computador até participar ativamente no processo de construção da comunicação.

Interatividade Interatividade reativa (previsibilidade e automatização nas trocas)

Interatividade Interatividade mútua (negociação relacional durante o processo, recursividade)

Multimidialidade, convergência e remediação Multimídia – Conceito mais difundido nos anos 90 Convergência – Conceito mais usado no contexto atual Remediação – Ideia de que um meio remete e referencia outro

Convergência Todo tipo de informação em diferentes linguagens em um único suporte. Mesmo conteúdo em diferentes suportes Outras aportações

Dimensões da convergência midiática Organização empresarial (redações integradas, várias mídias sob mesma rede de comunicação, fusão de empresas complementares) Tecnológica (digitalização dos procesos de edição, produção e difusão e mudança nas rotinas produtivas e processos de produção cultural; transformação das tarefas dentro dos meios; adoção de sistemas de gestão de conteúdo multimídia, novos dispositivos receptores)

Dimensões da convergência midiática Profissional (novas atividades profissionais e desaparecimento de velhas, novos perfis, comunicador asume mais responsabilidade e protagonismo no proceso de produção de informação) Comunicativa (expansão de algunas linguagens e meios; convergência de serviços) Mais do que some de meios em uma mesma janela: as linguagens começam a interagir e emergem espaços híbridos que podem dar origem a novas formas de comunicação

Remediação A introdução de um novo meio raramente causou a eliminação dos meios existentes. Causou um processo de remediação = contaminação das interfaces (Bolter e Grusin) = representação de um meio dentro de outro

Dupla lógica da remediação Transparência (immediacy) = capacidade dos meios de desaparecer, de representar diretamente uma realidade, ocultando o dispositivo. Ex.: pintura realista, fotografía, sistemas imersivos da realidade virtual. Desejo de experiencia sem mediações.

Dupla lógica da remediação Opacidade (hypermediacy) = capacidade de levar a atenção para o meio, que se torna evidente, é opaco e se impõe a seu conteúdo. Ex: desenho gráfico vanguardista do século XX, hip hop, www. Fascínio pelo midiático.

Dupla lógica da remediação Remediação = relação entre meios, imbricamentos, hibridações (mais do que repetições) (ver p.108)

HIPERMEDIAÇÕES Além da ideia inicial ( elementos de áudio, vídeo, texto escrito e conexões não lineares) Produto, meio e processos de intercâmbio, produção e consumo simbólico

HIPERMEDIAÇÕES Do consumo ativo, contra-hegemônico das mediações à dimensão em que o usuário colabora na produção textual das hipermediações. Confluência de linguagens, reconfiguração dos gêneros e aparecimento denovos sistemas caracterizados pela interatividade e por estruturas reticulares.

Ideia central - Manovich Definição de novas mídias e contraposição com o conceito de cibercultura; novas mídias como tecnologia computacional usada para distribuição; novas mídias como dados digitais controlados por softwares; novas mídias como software; novas mídias como um mix entre convenções culturais existentes e convenções de software; novas mídias como a estética que acompanha todos os primeiros estágios das tecnologias da comunicação;

novas mídias como uma forma de execução mais rápida de algoritmos que eram executados previamente com outras tecnologias; novas mídias como metamídia; novas mídias como desenvolvimento de práticas artísticas radicais da década de 60; e finalmente, novas mídias como arte. Na última definição, Manovich propõe que o software é a vanguarda.