A PRIMEIRA REPÚBLICA. No século XIX, o povo continuava a viver com muitas dificuldades. A cedência de Portugal ao ultimato inglês contribuiu para aumentar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Implantação da República
Advertisements

Crise económica em Portugal ( )
A República faz 100 anos.
A Revolução Liberal de 1820.
25 de Abril de 1974.
DO REGICÍDIO À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820.
Índice 1- Queda da Monarquia 2- Primeira República
Centenário da República
O 25 de Abril.
Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República
à Instauração da Ditadura Militar
O Fascismo na Península ibérica
5 de Outubro de Uma Data para Todos Recordarmos
Área de Integração Democracia e cidadania
Implantação da República Portuguesa
O fim da monarquia E A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
A Queda da 1ª República Instabilidade Política Instabilidade Económica Participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial Golpe Militar a 28 de Maio de 1926.
O ESTADO NOVO.
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
Implantação da República
O 5 de Outubro de 1910.
A Implantação da República
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
Razões da crise monárquica
Revolução Russa Rússia.
ABRIL 1974.
da 1.a República à ditadura militar
Elementos do grupo: Jamir Lopes Tânia de Pina Elimar Soares Maria Ondina Wagner do Rosário.
Crise da Monarquia Nos finais do século XIX, Portugal vivia uma crise económica, financeira, política e social.
PRIMEIRA REPÚBLICA (PARTE I) Natania Nogueira
PROGRAMA I ETAPA 8º ANO Capítulo 1 – O mundo moderno e a modernidade
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
Carina Ribeiro Oliveira Talissa Teixeira Coelho.  No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam.
História do Brasil No tempo dos Coronéis
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
O PRIMEIRO IMPÉRIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA.
História do Brasil – 5º ano
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
Constituições Portuguesas Elementos básicos (realizado com os contributos das alunas Beatriz Vitorino, Inês Cavaco e Tamára Cheles)
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO. A SITUAÇÃO ECONÓMICA CAUSAS DA CRISE ECONÓMICA Abandono das activi- dades produtivas e hábitos de luxo Naufrágios e ataques.
RESULTADOS DO 3.º TESTE. DICAS PERCEBER QUAIS SÃO AS MINHAS DIFICULDADES (MAPAS, CRONOLOGIAS, PERGUNTAS DE INTERPRETAÇÃO E PERGUNTAS DE DESENVOLVIMENTO);
O ANTIGO REGIME EM PORTUGAL L’ANCIEN RÉGIME AU PORTUGAL.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
A Era Vargas ( ). 1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
REVOLUÇÃO FRANCESA GEOHISTORIAENEM.BLOGSPOT.COM.BR FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA : AGRÁRIA, FEUDAL E ABSOLUTISTA EXTINÇÃO DA SERVIDÃO NÃO ALTERA QUADRO CLERO.
Ditadura Militar ( ).
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Farroupilha Roberto filho.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA 5 DE OUTUBRO DE 1910 Trabalho elaborado por Helena Mendes.
O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.
D. Henrique I Filho do rei D. Manuel e da segunda mulher deste, D. Maria, foi o quarto na ordem varonil dos filhos daquele rei. Filho do rei D. Manuel.
Portugal no século XIV A revolução de
MOVIMENTO PERONISTA ARGENTINA, Ditaduras Latino-Americanas Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina, Acervo pessoal.
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
PERÍODO DA CONVENÇÃO (continuação) - Introdução do Ensino básico, gratuito e obrigatório; - Os jacobinos dirigiam.
A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril.
Prof.: Eliandra Feitosa
 Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de Filha de.
O 25 DE ABRIL. Quando o Marcello Caetano substituiu Salazar, o povo de Portugal pensou que a situação em que se encontrava o pais iria melhorar, mas esse.
A Revolução Francesa. No ano de 1789, uma revolução pôs fim à monarquia absoluta em França, dando lugar a uma nova ordem política, social e económica.
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior. teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores.
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
Transcrição da apresentação:

A PRIMEIRA REPÚBLICA

No século XIX, o povo continuava a viver com muitas dificuldades. A cedência de Portugal ao ultimato inglês contribuiu para aumentar o descontentamento de muitos portugueses Perante um clima de crescente insatisfação popular, o rei D. Carlos e o príncipe foram mortos a tiro. No século XIX, o povo continuava a viver com muitas dificuldades. A cedência de Portugal ao ultimato inglês contribuiu para aumentar o descontentamento de muitos portugueses Perante um clima de crescente insatisfação popular, o rei D. Carlos e o príncipe foram mortos a tiro.

Até que, em 5 de Outubro de 1910, a Revolução Republica- na pôs fim à Monarquia. Até que, em 5 de Outubro de 1910, a Revolução Republica- na pôs fim à Monarquia. Mas, esta não tinha sido a primeira tentativa de implantação do regime re- publicano, pois já, em 31 de Janeiro de 1891, na cidade do Porto, se fizera uma tentativa falhada. Mas, esta não tinha sido a primeira tentativa de implantação do regime re- publicano, pois já, em 31 de Janeiro de 1891, na cidade do Porto, se fizera uma tentativa falhada.

Foi, de imediato constituído um go- verno provisório para resolver os problemas do país. Foi, de imediato constituído um go- verno provisório para resolver os problemas do país Portugal entra na 1ª Guerra Mundial ( ). Morreram muitos soldados e os produtos alimentares faltaram e e- ram muito caros. Crescia o desconten- tamento 1916 Portugal entra na 1ª Guerra Mundial ( ). Morreram muitos soldados e os produtos alimentares faltaram e e- ram muito caros. Crescia o desconten- tamento

A instabilidade política, o elevado número de greves, a subida dos preços e os atentados bombistas faziam com que cada vez mais os portugueses desejassem um governo autoritário que pusesse fim a esta situação. Em 28 de Maio de 1926, surge um golpe militar que derruba a 1ª Re- pública e faz surgir um período de ditadura militar. A instabilidade política, o elevado número de greves, a subida dos preços e os atentados bombistas faziam com que cada vez mais os portugueses desejassem um governo autoritário que pusesse fim a esta situação. Em 28 de Maio de 1926, surge um golpe militar que derruba a 1ª Re- pública e faz surgir um período de ditadura militar.

Prepara-se o país para conhecer um ditador que dominará o país por ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR 48 longos anos... ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR Prepara-se o país para conhecer um ditador que dominará o país por ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR 48 longos anos... ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR