Aula 8: Capital social e cultural.  Retomar aula anterior  Desenvolvimento no século XXI  Sociedade do conhecimento e novas qualificações  Indicadores.

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Transcrição da apresentação:

Aula 8: Capital social e cultural

 Retomar aula anterior  Desenvolvimento no século XXI  Sociedade do conhecimento e novas qualificações  Indicadores Sociais  IDH – atividade prática

Dúvidas?

Marcas do séc. XXI  Desenvolvimento tecnológico  Aldeia “global”  desigualdades

Novas dimensões para a definição de DESENVOLVIMENTO – para além de critérios econômicos Desenvolvimento econômico: desenvolvimento social equidade democracia equilíbrio ambiental

O que é Globalização?

Uma princesa inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas; a princesa foi tratada por um médico americano, que usou medicamentos brasileiros. E isto foi enviado para você por um Português, usando tecnologia americana (Bill Gates), e, provavelmente, está lendo isto num computador genérico que usa chips feitos em Taiwan, e num monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em camiões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você por judeus, através de uma conexão paraguaia. Isto é, caros amigos, GLOBALIZAÇÃO!

Economia Política Países com maior participação política menores indicadores de pobreza Ditaduras e países colonizados maiores carências sociais Correlação entre o bom funcionamento das instituições e um maior desenvolvimento social EDUCAÇÃO COMO IMPORTÂNCIA CENTRAL

Ressignificação da teoria do capital humano Sociedade do conhecimento – qualificação (escolarização) como determinante do desenvolvimento Porém: outros enfoques do desenvolvimento:  Ordenamento político  Organização social  Desenvolvimento cultural

Relações entre desenvolvimento econômico e social são complexas: Desigualdades de renda desigualdades sociais instabilidade política Alguns números: 358 pessoas concentram 45% da riqueza da população total do mundo nas 26 nações mais ricas do mundo (são 191segundo a ONU) a expectativa de vida é de 78 anos (brasil 74) nas 46 nações mais pobres é de 53 anos

Riquezas passam a ser medidas por outros indicadores além do PIB – Índice de Desenvolvimento Humano – IDH (atividade prática) Desigualdade e Equidade: Ações diferentes Políticas públicas diferentes

“O desenvolvimento social não é viável sem o crescimento econômico, mas este por seu lado, não será sustentável sem apoiar-se em um intenso crescimento social”. (p. 19) Amplia-se o conceito de capital

4 formas de Capital:  Natural – oriundo do meio ambiente e nem sempre reaproveitáveis.  Construído – infraestrutura, bens de capital, financeiro  Humano – graus de nutrição, indicadores de educação e bem estar social  Social (o mais recente) – definição de Putman (1994): “Grau de confiança existente entre os atores sociais de um determinado grupo, pelas normas de comportamento cívico praticada, ligada aos níveis de associativismo (p. 21)

Capital social desenvolve-se no plano individual (redes de contato) e que repercute no plano coletivo. Capital Social associado ao capital cultural Qual o conceito de Cultura? Senso comum UNESCO

UNESCO: “Cultura engloba valores, percepções, imagens, formas de expressão e de comunicação e inúmeros outros aspectos que definem a identidade das pessoas e das nações (p.28) Exemplos de Capital Social- experiências na A. Latina (p.30)  Peru – Villa El Salvador – cultura e tradição indígena em um movimento de cooperação social  Venezuela – feiras de consumo. Venda direta produtor – consumidor. Barateamento dos custo e gestão participativa  Porto Alegre – Orçamento Participativo (1989) a partir das prioridades de cada bairro. Construído de baixo para cima

O que há de comum nas três propostas?

 Mobilização social na busca de soluções  Conduta cívica  Atenção ao bem estar geral PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA (NO LUGAR) ESTRUTURA HIERARQUICA

Cultura como potencial de mobilização identidade coletiva e auto estima Cultura popular valorizada Diminui a exclusão social

Índice de desenvolvimento humano – IDH (2014)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita). O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total). Países com IDH até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo, os países com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano e países com IDH superior a 0,800 têm desenvolvimento humano considerado alto.

Atividade prática – IDH ATLAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Avaliação de indicadores por cidade

Próxima aula – Economia da informação, conhecimento e aprendizagem