EpDAH Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária EpDAH Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária Projecto HortUA Laboratório.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
   .     Comunidade Local / Opinião Pública Intervenção dirigida à: Comunidade Local / Opinião Pública.
Advertisements

PLANO DE ACTIVIDADES.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Por: Ana Paula Zeverino
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Projecto Montemor|o|Novo. O que é? É um centro de recursos que promove o acesso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Como surgiu?
D.O. ( Escola do Desenvolvimento Organizacional )
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
AS TICS E A ESCOLA.
Área do conhecimento: Biologia
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Informática na Educação
ESCUTISMO É educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
A Escola e as Mudanças Sociais
Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível
SNV Moçambique.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
APRESENTAÇÃO O Projecto Viver os Direitos Humanos» é uma parceria entre a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Secção Portuguesa.
BIOCOP Professora Lourdes Leitão
Curso de Docência Universitária
PROJECTO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO ENSINO SECUNDÁRIO EM ANGOLA
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Governância Colaborativa explorando a controvérsia
E OUTROS PROJECTOS PARA AS Eco-Escolas Margarida Gomes - ABAE.
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
A S TECNOLOGIAS FAZEM A DIFERENÇA ? As Tecnologias e a Aprendizagem 1.
CURRICULO +.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Censo da Educação Superior. 2 IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior DISCUSSÃO - GRUPO II.
Millennium Challenge Account – MOÇAMBIQUE
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
A Educação Ambiental face aos novos desafios
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Pesquisa de Clima e Cultura Organizacional
Internet2 Anabela Pinho Natália Gomes Anabela Pinho Natália Gomes.
BE Missão, Objectivos e Serviços Missão “A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual,
Relatório da 1ª Roda de Conversa dos Artesãos Encontro dos artesãos realizado no dia 21/05/2010 na Secretária de Educação e Cultura. Participaram 44 artesãos.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Gonçalves Abril, 2002 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Projecto.
XI ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA – ARARAQUARA 09/15 Cidades sustentáveis : em busca de alternativas.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
INFRAESTRUTURA.
Transcrição da apresentação:

EpDAH Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária EpDAH Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária Projecto HortUA Laboratório Vivo de Sustentabilidade

…Como surgiu a ideia? Qual a evolução viável da sociedade de consumo? Comunidades Sustentáveis serão a resposta? Como serão essas comunidades?

O Conceito de Permacultura

HortUA Este projecto visa a implementação, num local abandonado no campus universitário, de um laboratório vivo de sustentabilidade. Integrado no Campus Exemplar UA → Contribuição para a sustentabilidade no campus universitário Voluntariado Consciente → Participação na Comunidade UA Engenharia para → Soluções válidas de baixo Actividades Sócio-culturais e educativas → sustentabilidade económica

HortUA

HortUA – Objectivos Gerais Estudar alternativas ao paradigma de desenvolvimento actual Criar infraestruturas no espaço e capacitar voluntários Criar parcerias locais e regionais Criar contéudos curriculares sobre sustentabilidade e permacultura Criação e aplicação de tecnologias de baixo custo Espaço INTERDISCIPLINAR, INTERACTIVO, CRIATIVO E ABERTO → Constante evolução