Aula 2 Liberdades individuais e coerção social Os primeiros estudos sociológicos A escola sociológica francesa Émile Durkheim (1858 – 1917) Considerado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

Sociologia Émile Durkheim ( ).
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
David Émille Dhurkheim.
Liberdades Individuais
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Émile Durkheim Os fatos sociais.
Sociologia Émile Durkheim
Profª: Gabrielle Bertolli
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
Alguns teóricos e seus conceitos.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Prof. Everton da Silva Correa
Estrutura e Dinâmica Social
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
DURKHEIM Fundador da sociologia, Durkheim foi quem primeiro teorizou sobre a nova ciência, tanto sobre o objeto de estudo como sobre o método de pesquisa.
Segundo Émile Durkheim
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A sociologia de Emile Durkheim.
Fato social.
Clássicos da Sociologia:
Emile Durkheim e o fato social
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
09/04/2017
Sociologia geral Introdução.
Que sociologia política é essa?
Fundamentos das Ciências Sociais
Durkheim.
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Musica Technologic... Música :10
Émile Durkheim (1858 – 1917).
Os Clássicos da Sociologia
MAX WEBER
Émile Durkheim
John Locke.
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
Sociologia A Sociologia no quadro das Ciências Humanas
A divisão do trabalho social parte 2
Émile Durkheim.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Émile Durkheim Prof. Edson Fernando Meirelles
Texto 1: pontos principais
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
Weber | «Individualismo metodológico»
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Atividade 2 Liberdades individuais e coerção social Os primeiros estudos sociológicos A escola sociológica francesa Émile Durkheim (1858 – 1917) Considerado.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Os primeiros estudos sociológicos
Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Padrões de controle.
Introdução ao pensamento sociológico
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

Aula 2 Liberdades individuais e coerção social Os primeiros estudos sociológicos A escola sociológica francesa Émile Durkheim (1858 – 1917) Considerado o fundador da sociologia moderna Desenvolveu um método sociológico de análise Entendia a sociologia como uma ciência racional e objetiva O estudo da sociedade serve de orientação numa possível intervenção na ordem social

A teoria de Émile Durkheim Durkheim considerava que a sociedade precisa de um consenso, que só pode ser estabelecido por crenças absolutas Fato social Tentativa de especificar o objeto de estudo da. sociologia. Tentativa de especificar o objeto de estudo da. sociologia. A apreensão de um fato social passa pela observação. da realidade ( sociedade). A apreensão de um fato social passa pela observação. da realidade ( sociedade). Os fatos sociais devem ser considerados como “coisa”. Os fatos sociais devem ser considerados como “coisa”. Exterioridade – em relação às consciências. individuais. Coerção Social – pressão exercida pela sociedade. frente as consciências individuais.

forças coercitivas dos fatos sociais Essa linha de raciocínio leva-nos a pensar que os indivíduos estão sempre obrigados a respeitar um padrão de comportamento imposto pelas forças coercitivas dos fatos sociais. Consciência Individual X Consciência Coletiva A consciência coletiva só existe em virtude dos sentimentos e crenças presentes nas consciências individuais, mas se distingue desta última, pois evolui segundo suas próprias leis e não é apenas a expressão ou o efeito das consciências individuais. Esta consciência coletiva comporta, de acordo com as características das sociedades, maior ou menor extensão ou força.

(UEL-PR- 2° fase/10) Leia o texto a seguir: A aluna Geisy Villa Nova Arruda, 20, não poderá mais freqüentar o prédio em que estudava antes do dia 22 de outubro, quando foi perseguida, encurralada, xingada e ameaçada por cerca de 700 alunos, no campus de São Bernardo (de uma Universidade particular), alegadamente por causa do microvestido que trajava. (Adaptado de: Folha de São Paulo. (Universidade particular) decide “exilar” Geisy em outro prédio. Caderno cotidiano, C1, 11 nov ) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Durkheim, é correto afirmar que o acontecimento citado revelou a) a consolidação de uma nova consciência coletiva, de bases amplas, representada pelos alunos da referida instituição. b) o desprezo da consciência coletiva dominante na sociedade em relação aos destinos individuais, no caso, à aluna que foi alvo dos ataques dos estudantes. c) a força da consciência coletiva da sociedade que se impôs aos comportamentos morais desviantes com a finalidade de resgatar a harmonia social, preservando as instituições. d) a presença de um quadro de profunda anomia social e o quanto os valores sociais de decência foram perdidos pela consciência coletiva que se posicionou favoravelmente à estudante. e) o perigo representado pela presença de uma consciência coletiva forte e majoritária atuando como obstáculo para o desenvolvimento da vida social sadia ao impedir que alguns indivíduos defendessem os melhores valores morais.