 Holanda no final de 1917  Theo van Doesburg e Mondrian.

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Transcrição da apresentação:

 Holanda no final de 1917  Theo van Doesburg e Mondrian

 Trabalhava com estilo geométrico abstrato  Buscava leis universais de equilíbrio e harmonia  A arte, pautada nestas categorias, levaria a uma nova ordem social

 Foi a fonte a partir da qual se desenvolveu tanto a filosofia quanto as formas visuais do De Stijl  A partir de 1911, Mondrian deixa a pintura tradicional de paisagens e passa para um estilo mais simbólico, influenciado por Van Gogh

 Neste sentido, ele avança o cubismo rumo a uma abstração cada vez mais pura e geométrica.  Para ele, o cubismo não havia percebido a importância das consequências lógicas de suas descobertas – a expressão da realidade pura

 Horizontal = feminino  Vertical = masculino

 Dentro da concepção da filosofia que ele seguia, as direções horizontal e vertical definiam os opostos fundamentais de formação de nosso mundo

 Chamava o vermelho, o amarelo e o azul de “cores essenciais”

 Van Doesburg

 Reduziram seus repertórios visuais a cores primárias (vermelho, amarelo e azul), cores neutras e linhas retras (horizontais e verticais), além de planos chapados limitados a retângulos e quadrados

 Tais características expressam a busca por uma expressão da estrutura matemática do universo e da harmonia universal da natureza

 Seria possível expressar por essas imagens a “consciência geral de sua época” – leis que governam a realidade visível, mas que estão ocultas pela aparência externa das coisas

 Beleza brota da pureza absoluta da obra e, por isso, procuravam purificar da arte da representação naturalista e mesmo subjetiva

 Peter Behens

 O grupo defendia a absorção da arte pura pela arte aplicada

 O espírito da arte poderia permear toda a sociedade  Neste sistema, a arte não seria reduzida ao nível do objeto cotidiano; o objeto cotidiano sera elevando ao nível da arte