Trabalho Radioterapia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia vital. Como equilibrá-la?
Advertisements

Fundamentos e prática em Medicina Nuclear
CÂNCER DE PELE.
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
Higiene e problemas sociais
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Radioatividade.
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Dicas sobre alimentação para pacientes com Porfirias agudas
Aplicações da Radioatividade
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
Infecções do Trato Urinário
Diabetes.
HERPES.
E.E. Camilo Bonfim Tema:Câncer de Colo de Útero
Ciclo de Seminários Grupo PET
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
É PRISÃO DE VENTRE? E AGORA?.
Cancro :.
Radioatividade e Energia Nuclear.
A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS Luiz Henrique Nascimento Michels
PÉ DIABÉTICO E SEUS CUIDADOS
Radiologia em intervenções cardiovasculares
Radiações.
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
Eventos Fazemos todas as festas do calendário anual, como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal... Com isso buscamos divertir um pouco essas crianças.
O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve?
Rafaela Ferreira dos Santos
Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química.
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
Câncer de boca.
Química Pablo Felipe Profª. Carol
Noções de Física Nuclear
Química na Medicina O que a química influência na medicina ?
RADIOATIVIDADE.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Como a química interfere na medicina
Apendicite.
Câncer de Cabeça e Pescoço
Trauma no Esporte Ac. Márcio Custódio Borges.
Lixo Nuclear.
RADIOTERAPIA Como funciona?.
A descoberta dos Raios X
Radioterapia.
Faculdade de Odontologia
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Efeitos biológicos Heróis em quadrinhos
Câncer.
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
ESTERILIZAÇÃO.
70 Anos dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki
Higiene e Prevenção de Doenças
CÂNCER de MAMA e de PROSTATA
RADIAÇÃO INFRAVERMELHA
Calculo de dose para feixes externos: Teleterapia (24ª/25aaula)
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Transcrição da apresentação:

Trabalho Radioterapia Técnico em Radiologia Turma – 94 / Noturno Módulo I Trabalho Radioterapia Alunos : Alice Romana Aline Gouveia Leoni Gouveia Emely Dos Santos Gefferson Boutin

1)O que é os raios-x? São ondas eletromagnéticas que se propagam em linha reta 2) Como é produzido os raios-x? Quando os elétrons são aceleradas e colidem com o alvo de metal 3) quando veio para o Brasil? Veio para o Brasil em 1897

RADIOTERAPIA ANTONIE HENRI BECQUEREL, em 1896 descobriu a radioatividade após vários testes com elementos naturais de alto numero atômico (urânio, rádio, césio, tório, etc.) Ele comprovou que os mesmos tinham o poder de emitir radiações muito mais penetrantes do que os raios x. a primeira aplicação de radioterapia foi feita em 1896 em uma criança de quatro anos com um tumor de pele.

O QUE É RADIOTERAPIA? A radioterapia se baseia no emprego da radiação para tratamento, utilizando vários tipos de energia que podem atingir o local dos tumores ou áreas do corpo onde se alojam as enfermidades, com a finalidade de destruir suas células. A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), um tipo de energia direcionada, para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. essas radiações não são visível e durante a aplicação o paciente não sente nada.

A radioterapia pode ser considerada quanto a sua finalidade, como: Radical (ou curativa): Visa a cura total do tumor; Remissiva: Tem como objetivo a redução tumoral; Profilática: Quando trata a doença em fase subclínica, ou seja, não há volume tumoral presente, mas possíveis células neoplásicas dispersas; Paliativa: Visa a remissão de sintomas como dor intensa, sangramento e compressão de órgãos; Ablativa: Quando se administra a radiação para suprimir a função de um órgão.

INDICAÇÕES DA RADIOTERAPIA Como a radioterapia é um método de tratamento: local e/ou regional, pode ser indicada de forma exclusiva ou associada aos outros métodos terapêuticos. Em combinação com a cirurgia, pode ser pré-, per- ou pós-operatória e pode ser indicada antes, durante ou logo após a quimioterapia. A radioterapia pode ser radical, remissiva, profilática que se trata a doença em fase subclinica, paliativa e ablativa. A indicação do tratamento é feita pelo médico radioterapêutica e o tratamento será feito de acordo com o objetivo a ser alcançado.

CONTRA INDICAÇÃO A mulher não pode estar grávida. O homem pode vir a ficar estério e a chance de você não pode ter mais filho e quase certa.

COMO É FEITO O TRATAMENTO O tratamento pode ser tanto interno como externo. a aplicação de radiação via interna é chamada de braquiterapia, é a forma mais usada de radioterapia. seu planejamento é feito por imagens, e a área que vai receber a radiação é limitada. O posicionamento deve ser repetido durante todo o procedimento posterior. podem  também pode ser marcado a região do paciente onde vai si levar a radiação.

É realizada uma sessão por dia, durante cinco dias semanais É realizada uma sessão por dia, durante cinco dias semanais. cada sessão demora de 5 a 20 min, o operador fica do lado de fora da sala controlando o aparelho. A radioterapia depende do tipo do câncer e da profundidade onde si encontra o tumor. ( Braquiterapia - é a colocação da radiação diretamente no tumor .a palavra branqui vem do grego - perto ou curta distância. )

EFEITO COLATERAIS Muitas pessoas que fazem a radioterapia apresentam vários efeitos colaterais, por exemplos: Ressecamento de pele, Fadiga, Diarréia, Vômito, Boca seca,Dificuldade de engolir ,Inchaço e Feridas na boca. Após o tratamento esses efeitos colaterais desaparecem meses ou anos depois. Os efeitos colaterais variam de paciente para paciente, uns apresentam os efeitos e outros não. varia de cada organismo

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS Contato pessoal: não há necessidade de mudanças nos hábitos diários ou nos contatos pessoais. os pacientes em tratamento radioterápico não se tornam radioativos. Alimentação: não há necessidade de grandes modificações na alimentação. no entanto, o paciente deve incluir nas refeições diárias frutas, verduras, cereais, carnes, para que possa obter todos os nutrientes de que o organismo precisa.

Cuidados com a pele: a pele que recebe a radioterapia deve ser bem cuidada, pois fica mais sensível. Lavar a pele diariamente, com sabão neutro e água morna ou fria (nunca quente); Usar roupas leves, de tecidos naturais (como algodão), folgadas; Proteger a pele da exposição solar, de preferência cobrindo-a com roupas leves; Utilizar pomadas, loções, cremes, hidratantes, desodorantes somente sob orientação médica.

Atividades físicas: durante o período de tratamento não há contra-indicação à prática de exercícios físicos ou modalidades esportivas Trabalho : a maioria dos pacientes pode e deve continuar trabalhando durante o tratamento. não há indicação para que as atividades habituais sejam paralisadas, a menos que sejam bastante pesadas e exijam muita condição física. Relações sexuais: o tratamento contra o câncer, para muitos pacientes, provoca tensões físicas e emocionais que podem contribuir para que haja uma diminuição no interesse sexual. Uso de outros medicamentos: alguns medicamentos, mesmo os homeopáticos e "naturais", podem interferir no tratamento radioterápico.

SINTOMAS QUE MERECEM CUIDADO Febre (temperatura igual ou maior que 38 graus) Falta de ar ou dificuldade respiratória Dificuldade de controlar a urina Dificuldade na visão (dupla ou borrada) Dor de localização ou intensidade anormal Sangramento de qualquer região, que persista por tempo mais prolongado.

FIM ! Referências Bibliográficas: http://www.hcancerbarretos.com.br/radioterapia-2 http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=100 http://www.cccancer.net/o-que-e-radioterapia/ http://www.oncoguia.org.br/radioterapia/ http://andre.sasse.com/guiart.htm FIM !