Mercado de Capitais e o Desenvolvimento Econômico e Social Câmara dos Deputados Brasília, 1º de julho de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESAFIOS DA PREVIDÊNCIA PRIVADA NO BRASIL
Advertisements

AS PERSPECTIVAS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO NO BRASIL
Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica Maio 2007 Ministério da Fazenda.
Regulação dos Investimentos
1 Programa Investidor Individual Paulo Maurício Campos.
Reforma da Previdência Social Brasileira Jorge Gerdau Johannpeter Comissão Especial da Câmara dos Deputados Brasília, 24 de abril de 2003.
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1

A Taxa Remuneratória do Capital Próprio e sua Importância para o Desenvolvimento do País São Paulo – 15 de outubro de 2003 SEMINÁRIO.
Ferramentas de Acesso ao Mercado de Capitais
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
MUTUOPREV – ENTIDADE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR 1.CONSTITUÍDA NOS TERMOS DA LEI COMPLEMENTAR 109 DE , SEM FINS LUCRATIVOS, COM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA.
Questões sobre SFN.
Private Equity/Venture Capital
BOVESPA MAIS um passo adiante
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
EFICIÊNCIA QUE MOVE O MERCADO..
SISTEMA TRIBUTÁRIO Diagnóstico e Elementos para Mudanças
5. Ações Ações: Definições SAs
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Outubro de 2009 A Indústria do Capital Empreendedor no Nordeste: Oportunidades e Desafios.
Gerente Departamento de Fundos
Evolução do Financiamento da Seguridade Social nos últimos 20 anos
Provisões 3- PROVISÃO PARA IR
Medidas Cambiais Recém-Adotadas pelo Governo 13/03/2008.
A PREVIDÊNCIA QUE QUEREMOS. CONTEXTO ATUAL Alterações do mercado de trabalho a partir dos anos 1990 impactaram negativamente a previdência complementar..
ANAPAR ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PARTICIPANTES DE FUNDOS DE PENSÃO
Sistema Tributário: Diagnóstico e Elementos para Mudanças
OS RUMOS DO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL Recife, 11 de agosto de Pedro Eugênio Deputado Federal PT/PE.
Qual a principal objetivo dos RPPS ?
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR : NOVOS DESAFIOS. SUMÁRIO EVOLUÇÃO DO SISTEMA CONTEXTO ATUAL DIRETRIZES.
1º Seminário de Política Tributária GLOBALIZAÇÃO E TRIBUTAÇÃO Brasília – Brasil Considerações sobre o Aproveitamento das Bases de Incidência – O Caso Brasileiro.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Ministério da Fazenda 1 1 Audiência Pública Comissão de Defesa do Consumidor Câmara dos Deputados Ministro Guido Mantega Brasília, 20 de junho de 2007.
Investimentos . Suzana Habitzreuter Muller
Mercado do Títulos Público
Unifmu – prof. fdsilva – sfn - 2 sem 08 1 estudo intermediário1 -depósitos compulsórios à vista, à prazo, poupança, outros. -direcionamento das aplicações.
Seminário: Financiamento do Desenvolvimento
Introdução à Macroeconomia
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Sistema Financeiro Nacional
28 de outubro de FATORES DETERMINANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NOS ÚLTIMOS ANOS.
Receita Federal 1 ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL PL 3.021, de certificação e isenção de entidade beneficente de assistência social.

Ministério da Ciência e Tecnologia Brasília, 29 de maio de 2007 Augusto Gadelha Secretaria de Política de Informática Política Nacional de Tecnologia da.
Mercado Financeiro: noções
Mercado Financeiro e Investimentos
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
17 de fevereiro de 2016 Previdência: Aperfeiçoar para Fortalecer Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Ministro.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
Maria Lucia Fattorelli Câmara dos Deputados Brasília, 8 de junho de 2011 DÍVIDA PÚBLICA e TURISMO PL 1.375/07.
1 Internacionalização e Regulação do Mercado de Capitais no Brasil João Cesar Tourinho.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Classificação CVM – Fundos de Investimento Multimercado – devem possuir políticas de investimento que.
TRIBUTAÇÃO NAS OPERAÇÕES DO MERCADO FINANCEIRO
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
O FUTURO DO SETOR BRASILEIRO DE REFRIGERANTES Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Câmara dos Deputados AUDIÊNCIA PÚBLICA: Audiência.
Título da apresentação Formação de consenso e fortalecimento do mercado Gilberto Mifano Presidente do Conselho de Administração da BM&F BOVESPA.
POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social 02 de setembro de 2004 Jorge Gerdau Johannpeter.
Ministério da Fazenda 1 Julho 2008 O Mercado de Capitais e o Desenvolvimento Econômico e Social AUDIÊNCIA PÚBLICA – CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Ministério da Fazenda 1 BALANÇO DA POLÍTICA ECONÔMICA BRASILEIRA Ministro Guido Mantega Abril – 2006.
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Paulo Safady Simão – Presidente da CBIC Brasília 19/03/2008 CONSTRUÇÃO CIVIL E A CRISE NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

Mercado de Capitais e o Desenvolvimento Econômico e Social Câmara dos Deputados Brasília, 1º de julho de 2008.

Produtividade Base do Desenvolvimento Econômico Sustentável Mercado de Capitais Educação Poupança Previdenciária

1.Autorização para entrada de investidores estrangeiros 1991 – Anexo 4 2. Prioridade no combate a inflação – Plano Real 1994 – Política de Governo 3. Novo Mercado 2000 – Novos padrões de governança FATOS ANTECEDENTES DO PDMC 2002

4. Restabelecimento dos direitos dos acionistas minoritários e fortalecimento da CVM 2001 Lei 10303/ Eliminação da CPMF nas Negociações em Bolsa Apresentação do PMDC - Plano Diretor do Mercado de Capitais aos candidatos a Presidência. Documento de apoio do PT ao PDMC 17 de outubro de FIESP FATOS ANTECEDENTES DO PDMC 2002

Sociedade Civil mais de 80 entidades Executivo GT Mercado de Capitais e Poupança de longo prazo Congresso Novas Leis Plano Diretor do Mercado de Capitais 2002: exemplo bem sucedido de parceria público privada.

INDICADOR Capitalização do Mercado – R$ Bilhões Capitalização % PIB 32%97% Volume diário R$ Milhôes IPO s (quantidade) 164 Nº. de investidores individuais cadastrados na CBLC IBOVESPA (Pontos) INDICADORES DO MERCADO

1.75 % das ações propostas foram implementadas; 2.Principais destaques aprovados pelo Congresso Novo Modelo Previdenciário para o Funcionalismo Público – EC nº 41/03 Nova Tributação para a Previdência Complementar – Lei nº 11053/2004 Principais Propostas Implementadas do PDMC 2002

3.Novos títulos do Agro Negócio – Lei nº 10931/04 4.Lei de Falências – Lei nº / Patrimônio de Afetação – Lei nº 10931/04 6.Isenção de IR para os rendimentos recebidos por pessoas físicas provenientes de LH, CRI e LCI – Lei nº 11033/2004 Principais Propostas Implementadas do PDMC 2002

7.Redução de alíquota de IOF sobre prêmios de Seguro de Vida 8.Nova legislação sobre Demonstrações Contábeis – Lei nº 11638/07 9.Alterações na tributação das ações e títulos de renda fixa. Principais Propostas Implementadas do PDMC 2002

Novos Desafios do PDMC Educação Programa Nacional de Educação Financeira 2.Ampliação da participação dos trabalhadores Novo Modelo Previdenciário; FGTS PLR

3.Desenvolvimento do Mercado Imobiliário 4.Desenvolvimento do Agronegócio 5.Fortalecimento do Empreendedorismo Venture Capital e Private Equity Polos de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia 6. Mercado de Longo Prazo para Títulos de Dívida Privada Novos Desafios do PDMC

7. Financiamento dos Projetos de Infra-Estrutura 8. Legislação Reforma Tributária Cadastro Positivo Desconsideração da Personalidade Jurídica Aprovação da PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar. Novo Modelo Previdenciário. Novos Desafios do PDMC